Notícias

Como um blog profissional pode ajudar a encontrar trabalho

      
Um blog permite visibilidade a todo o momento, em qualquer lugar e de qualquer dispositivo
Um blog permite visibilidade a todo o momento, em qualquer lugar e de qualquer dispositivo
  • Ter um blog aumenta as possibilidades de conseguir um emprego porque permitir mostrar as suas capacidades e valores pessoais.
  • O blog também ajuda a criar uma marca pessoal forte e positiva.
  • O networking torna-se mais dinâmico com os temas de conversa suscitados pelo blog.

Hoje em dia são muito poucos os profissionais que criam um blog com o intuito de procurar trabalho, mas quando bem gerido pode trazer competitividade no mercado de trabalho e é uma vantagem sobre os que ainda não o têm.

1 – Aumentar as oportunidades de conseguir emprego

Vamos imaginar que tem de escolher entre dois candidatos. Um trabalhou durante 10 anos com várias versões do Autocad e o outro tem um blog onde não só tem postado planos de estruturas por ele desenhadas como também publica um artigo semanal onde explica e ajuda a resolver as várias perguntas técnicas deixadas pelos utilizadores. Qual deles escolheria?

2 – Mostrar o seu lado pessoal, valores e preocupações

Para além do blog ter conteúdo profissional, também deverá ter um cunho pessoal que defina o seu estilo. Não exagere nem seja muito radical nas suas posições, expresse os seus valores, personalidade e marque pela diferença em relação a outros blogues. Mostrar o seu lado pessoal gera afinidade e empatia.

3 - Seja visível 24 horas por dia, todos os dias

Um blog permite-lhe estar visível a todo o momento, em qualquer lugar e de qualquer dispositivo. Todos podem ter acesso a si e esta possibilidade é importante quando se procura trabalho.

Procuras novas oportunidades de trabalho?

Encontra na Universia

4 – Fazer networking com outros colegas

Muitos empregos que ainda não foram preenchidos já não estão online, por isso, 70% das oportunidades de trabalho são feitas através de networking e bons contatos. Um blog é uma forma dos profissionais do seu ramo virem até si e estarem sempre em contato. Interagir e comunicar através de um blog cimenta relações de confiança e colaboração.

5 - Evoluir e melhorar como profissional

Um blog permite o envolvimento com a comunidade e desta forma criar conteúdos cada vez mais úteis que o ajudam a melhorar como profissional.

A sua experiência e conhecimentos são transpostos para o blog, o que o obriga a ser cada vez mais capaz de se atualizar e trazer mais valor para o seu público.

6 - Crescer como pessoa e ter maior realização

Criar algo nosso é motivo de satisfação, ainda mais quando pelo caminho aprendemos coisas novas que de outra maneira nunca as saberíamos. O enfrentar novas dificuldades e desafios vai também fortalecer a sua personalidade.

Terá de tomar decisões e desenhar estratégias, mas sem dúvida nenhuma que ajudar os outros será o mais gratificante.

7 - Ter algo seu

Para o bem ou para o mal, a responsabilidade de todas as decisões que tomar no seu blog serão exclusivamente suas e por isso não podem despedir do seu blog.

8 – Marca pessoal

marca pessoal é um termo que está muito na moda, é a percepção que os outros têm de si. Até há pouco tempo era algo que os profissionais não controlavam, mas agora todos têm de se preocupar com a maneira como são percecionados e um blog ajuda a controlar e projetar a imagem que desejamos que os outros tenham de nós.



Tags:

Aviso de cookies: Nós usamos cookies próprios e de terceiros para melhorar os nossos serviços , para análise estatística e para mostrar publicidade. Se você continuar a navegar considerar a aceitação de seu uso nos termos estabelecidos nos Política de Cookies.