Notícias

10 palavras chave para vencer numa entrevista de trabalho

      
As palavras podem ser decisivas numa entrevista de trabalho e por isso é preciso cuidado a escolhe-las
As palavras podem ser decisivas numa entrevista de trabalho e por isso é preciso cuidado a escolhe-las
  • Se usar a palavra estratégia vai transmitir a ideia de que é uma pessoa com o pensamento adequado ao lugar a que está a candidatar-se.
  • Os entrevistadores também gostam de pessoas que afirmam ser capazes de “delinear um plano.
  • Usar a palavra resultados mostra eficácia e capacidade de concretização de tarefas com sucesso.

O primeiro objetivo numa entrevista de trabalho é conseguir destacar-se da concorrência. Algumas palavras chave podem ajudar, afiança Barry Drexler um coach que já realizou mais de 100 mil entrevistas.

Com mais de 30 anos de experiência em empresas como Lehman Brothers e Lloyds Bank Group, Drexler afirma que existem 12 palavras “poderosas” que devem ser utilizadas numa entrevista de trabalho.

Liderança

Mesmo que a vaga não seja de coordenação ou chefia, os empregadores gostam de ouvir que o candidato tem alguma experiência de liderança e que pode comandar uma equipa se for necessário. Se o lugar for para liderar, esta palavra é mesmo incontornável.

A palavra liderança vai surtir mais efeito do que outras como supervisor. Então o melhor é mesmo afirmar: “Eu liderei uma equipa ou geri uma equipa”.

Estratégia e Plano

Os empregadores também gostam de candidatos com pensamento estratégico. Para provar que tem capacidades nesta área traga para a entrevista todos os planos estratégicos que liderou ou qualquer trabalho que tenham englobado este tipo de competência.

Procuras um novo emprego?

Regista o teu CV

Os entrevistadores também apreciam quando as pessoas afirmam que delinearam um plano porque mostra capacidade para analisar detalhes e intenção de realizar as tarefas da melhor forma e no melhor tempo possível.

Ter um plano também mostra que o candidato é uma pessoa visionária, afirma Dexler, e tem capacidade para desenvolver um projeto que apresentará resultados.

Criar

A palavra criar é poderosa. Por exemplo, “eu criei esta estratégia” soa mais forte do que “eu escrevi esta estratégia”.

Resultados

Os ouvidos dos empregadores animam-se quando ouvem que o candidato consegue obter resultados e que tem habilidade para atingir objetivos específicos. A palavra resultados também permite imprimir credibilidade ao discurso.

Drexler sugere que em vez do candidato afirmar “Eu fiz isso” deve substituir por “Os meus resultados foram”.

Influenciar ou Persuadir

A palavra persuadir ou influenciar mostra que o candidato é capaz de ter poder sobre os outros o que para muitas funções, em especial na área do marketing, é fundamental. Muitas vezes as pessoas cometem o erro de afirmar “Eu apresentei este plano e os gestores concordaram”. Para conseguir mais poder com as palavras Drexler aconselha que se afirme: “Eu persuadi os gestores a aprovarem o meu plano” ou “Eu influenciei a aprovação do plano”.

Recomendar ou Sugerir

Em vez de dizer “Eu pedi ao meu chefe para aprovar o plano”, o candidato deve escolher outras palavras como “Eu recomendei a aprovação deste plano” ou “Eu sugeri que abordássemos o plano no sentido de…”

Estas últimas frases mostram capacidade para desenvolver planos próprios e argumentar a favor deles, sem dar ideia de que se está apenas a pedir uma simples permissão.

Colaborar

Raramente trabalhamos isolados nos dias de hoje. Ter experiência a colaborar com os outros mostra flexibilidade e capacidade de adaptação a novas tarefas. “Eu colaborei com outro departamento” é muito mais poderoso do que “Eu trabalhei com outro departamento”.



Tags:

Aviso de cookies: Nós usamos cookies próprios e de terceiros para melhorar os nossos serviços , para análise estatística e para mostrar publicidade. Se você continuar a navegar considerar a aceitação de seu uso nos termos estabelecidos nos Política de Cookies.