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O que são e para que servem as soft skills

      
As competências sociais como a capacidade de trabalhar em equipa são muito importantes no mundo laboral
As competências sociais como a capacidade de trabalhar em equipa são muito importantes no mundo laboral
  • Para ter sucesso profissional é muito importante desenvolver não apenas competências técnicas mas também as denominadas soft skills.
  • A motivação, a escuta ativa e a capacidade de trabalho em equipa são soft skills muito valorizadas.
  • Compreender que método de aprendizagem funciona melhor para si é a chave para progredir nas soft skills.

No mundo laboral as soft skills são cada vez mais faladas. Mas ao que se estão a referir os empregadores em concreto? Este conceito diz respeito às competências sociais que só se adquirem com a experiência quotidiana e permitem às pessoas ter sucesso no mundo laboral. Cada vez mais as empresas solicitam estas habilidades, mas como potenciá-las?

A motivação, a escuta ativa, a responsabilidade social e pessoal, a autonomia e a capacidade de trabalho em equipa são muito valorizadas pelos empregadores. As soft skills são úteis para enfrentar os desafios da competitividade. Por isso é útil perder algum tempo a pensar onde deve integrar estas competências no currículo e como poderá falar delas numa entrevista de emprego.

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Quais as soft skills valorizadas pelos empregadores?

Comunicação

Fortes capacidades de comunicação escrita e verbal ajudam a transmitir melhor os projetos, nomeadamente os de tecnologias, facilitando uma melhor compreensão dos produtos por quem não tem conhecimento técnico. Esta é uma soft skill a que os empregadores dão muita importância.

Capacidade de ouvir os outros

Ao se envolver e ouvir ativamente parceiros de negócios ou colegas pode entender melhor as suas motivações, criando um ambiente de confiança. Ao ter capacidade para ouvir os outros vai desenvolver melhores relacionamentos que o apoiarão no futuro.

Aprendizagem contínua

Desenvolver a capacidade de aprender continuamente é essencial para que possa estar atualizado com as competências necessárias para, no longo prazo, estar melhor posicionado para a progressão na carreira. Todos nós aprendemos de diferentes maneiras e conseguir entender o método de aprendizagem que mais se adequa à nossa personalidade é muito importante para conseguir desenvolver as soft skills.

Colaboração

A capacidade efetiva de trabalhar em equipa é de extrema importância, seja dentro da empresa ou ao articular projetos no exterior com clientes é essencial assegurar que o trabalho é realizado de forma eficiente. A falta de colaboração pode significar que a concretização das tarefas demora mais do que o necessário ou não são concluídas com um nível satisfatório.

Gestão do Tempo

Saber como gerir o tempo é a chave para trabalhar de forma produtiva. Ser capaz de priorizar e agendar as tarefas irá garantir o cumprimento dos prazos, o que irá elevar a confiança no seu negócio ou trabalho.

Flexibilidade

Com o rápido ritmo de mudança que acontece tanto na tecnologia como nos ambientes empresariais, estar preparado para se adaptar irá ajudá-lo a estar melhor equipado para enfrentar os desafios, lidar com transições ou adaptar-se a novas circunstâncias e requisitos de negócios. Esta é uma soft skill que vai revelar-se muito útil. 

Com estas soft skills qualquer profissional desempenhará um papel importante no sucesso de uma equipa e organização, bem como no seu próprio sucesso profissional. Por isso é muito importante que para continuar a progredir na carreira desenvolva estas competências tanto como as habilidades técnicas.



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