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Palavras em inglês que ouvimos com frequência no trabalho

      
Se não entendermos algumas palavras em inglês podemos ficar numa situação embaraçosa no trabalho
Se não entendermos algumas palavras em inglês podemos ficar numa situação embaraçosa no trabalho
  • Os estrangeirismos em inglês são comuns no mundo do trabalho e muito utilizados entre informáticos e empreendedores.
  • Muitas siglas correspondem a termos em inglês como o CEO (Chief Executive Officer).
  • FYI (For Your Information) ou ASAP (As Soon As Possible) são utilizados em todas os campos profissionais.

Em muitas áreas, em especial nas tecnológicas ou relacionadas com o mundo digital, as palavras em inglês são muito utilizadas no local de trabalho. Por vezes as expressões em inglês nem sequer se encontram nos dicionários e é neste momento que o problema pode começar. Não fiques bloqueado na hora H.

Podemos nem notar, mas no dia a dia acabamos por recorrer com frequência a termos em inglês. Quantas vezes cumprimentamos um amigo com “hello” em vez de “olá”? Este é um exemplo simples, mas no mundo profissional podemos ficar numa situação embaraçosa, por exemplo numa reunião, se forem utilizadas palavras técnicas em inglês que desconhecemos.

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Designer para quem trabalha na área visual, do desenho, é um exemplo de uma palavra em inglês que já entrou no nosso vocabulário. Top Model ou Fitness são outros para quem se move no mundo da moda ou do desporto.

Na área digital ou dos computadores o notebook, download, username, password, login ou e-mail também já são conhecidos de todos. As palavras de outro idioma que utilizamos com frequência na nossa língua original são os denominados estrangeirismos. Até aqui parece simples, mas e quando começarem a falar em termos como plug in, showroom ou benckmarking? Já de seguida apresentamos um mini dicionário com estas palavras.

Mini dicionário 

Na informática, o plug in é um módulo de extensão, ou seja, um programa de computador usado para adicionar funções a outros programas maiores de modo a implementar uma funcionalidade especial ou muito específica.  

No marketing, o showroom refere-se a um espaço usado para exibir produtos para venda, tais como automóveis, móveis, eletrodomésticos, roupas, entre outros.

Já o benckmarking pode ser traduzido como “ponte de referência” e diz respeito a um minucioso processo de estudo e comparação de produtos, serviços ou práticas similares para adaptar ou melhor algo numa empresa.

Inglês: a língua dos negócios

No mundo dos negócios para além do inglês ser a língua de excelência existem também muitas expressões que os empreendedores ou empresários usam com frequência. Por exemplo, On Business refere-se “a fazer uma viagem de negócios”, já que para uma viagem de lazer deveremos falar em On  Vacation. Uma outra expressão It’s not my business significa que um determinado assunto não é da tua conta. Em contextos empresariais é também muito comum a sigla FYI (For Your Information) que significa para sua informação ou conhecimento. Outra muito frequente é o ASAP (As Soon As Possible) que significa “o quanto antes” ou “logo que seja possível” e que remete para alguma urgência por exemplo numa tarefa solicitada pelo chefe.

CEO e CFO

Outras duas siglas que são muito ouvidas na área dos negócios, um pouco por todo o mundo, são o CEO e o CFO. Ambas referem-se a altos cargos de empresas.

CEO – Chief Executive Officer

É o presidente ou diretor executivo da empresa. Quando há um President e um CEO o primeiro prevalece sobre o segundo em termos de poder e influência.

CFO – Chief Financial Officer

É o diretor-executivo financeiro, ou seja, o responsável por todo o setor financeiro da empresa.

Be multitasking and stay on top of

Uma expressão muito útil para os jovens que querem seguir uma carreira no empreendedorismo é Stay on top of o que significa que o trabalho está controlado, sem atrasos nem problemas. O Think outside da box é outro exemplo e refere-se àqueles que são capazes de “pensar fora da caixa”, ou seja, fora do convencional e de modo inovador.

Já o Brainstorming é literalmente uma tempestade de ideias e refere-se a reuniões em que são jogadas em cima da mesa todas as ideias dos elementos da equipa, por mais absurdas que pareçam, com o objetivo de estimular a criatividade e encontrar a ideia certa. E o que significa ser uma pessoa multitasking? É alguém proativo e capaz de realizar várias tarefas ao mesmo tempo.

Portanto, se no local de trabalho o chefe afirmar que és multitasking já sabes que se refere a um elogio. Fica atento às palavras em inglês porque podem ser muito úteis na hora de comunicar no mundo profissional. Good luck.



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