Notícias

Que habilidades te garantem o êxito profissional?

      
A curiosidade é um trunfo no mundo profissional
A curiosidade é um trunfo no mundo profissional
  • Trabalhar em equipa e ter espírito de líder são habilidades que garantem êxito profissional.
  • A gestão eficiente do tempo e a capacidade de priorizar as tarefas são também trunfos para quem deseja vencer.
  • A inteligência emocional e a curiosidade são caraterísticas que te podem fazer evoluir na carreira profissional.

Para alcançar o êxito a nível profissional é necessário contar com algumas competências que podem ajudar ao desenvolvimento pessoal e também da carreira, como um ótimo relacionamento com os colegas e a capacidade de ser inovador na área em que se trabalha.

Apesar de cada setor ter necessidade de competências específicas existem algumas que são necessárias para todos os profissionais, independentemente do ramo em que trabalhem.

Tanto as empresas como os próprios profissionais devem ter consciência da importância de ter um perfil que se adapte às necessidades do mercado. Apesar as últimas gerações de profissionais se destacarem por terem uma maior formação, nem sempre os estudos são garantia de que estaremos perante alguém competente e que seja capaz de acompanhar de forma flexível as mudanças de uma sociedade em constante mudança.

Se queres converter num profissional de êxito anota algumas caraterísticas muito valorizadas pelos empregadores:

1) Curiosidade

O rendimento laboral, a capacidade de trabalho e a relação com os outros são fatores influenciados pela curiosidade. A inquietude por saber sempre mais pode ajudar a encontrar trabalho porque está ligada a uma série de caraterísticas que os empregadores procuram ativamente.

O Fórum Económico Mundial considera mesmo que esta é uma das qualidades de caráter necessárias para entrar e manter-se no mercado de trabalho neste século. Os curiosos tendem a aprender mais rápido e são pessoas com uma maior abertura às mudanças. A curiosidade é muito valorizada especialmente em profissões criativas e com limites pouco definidos, como os diretores ou os técnicos e profissionais qualificados.

Procuras um novo emprego?

Regista o CV

2) Liderança

É uma capacidade fundamental para qualquer profissional que tenha como ambição alcançar o sucesso. Ser líder é ter a capacidade de inspirar e guiar a equipa no caminho certo, obtendo o melhor de cada pessoa e tornando-se uma referência para o grupo.

3) Trabalho em equipa

A capacidade de ser líder está intimamente relacionada com a capacidade de trabalhar em equipa. Esta competência é essencial para trabalhar mais e melhor, gerando um intercâmbio enriquecedor entre as partes com o objetivo de alcançar metas. As empresas valorizam muito as pessoas com esta habilidade.

4) Produtividade

Não se trata da quantidade de tempo que se dedica ao trabalho, mas o que se faz com o tempo que se gasta com a atividade profissional. O segredo para ser produtivo relaciona-se com a gestão eficiente do tempo e dos recursos disponíveis. A organização é muito importante para a produtividade, na medida em que permite organizar e priorizar tarefas, tornando o profissional mais eficiente.

5) Inteligência Emocional

Não basta ser bom nas tarefas profissionais, é também muito importante o relacionamento com os outros. A inteligência emocional é uma habilidade muito útil que permite uma conexão enriquecedora com os colegas e chefe.

6) Habilidades tecnológicas

Na atualidade é importante que todos os profissionais tenham conhecimentos e habilidades que lhes permitam aproveitar as novas tecnologias nas suas atividades diárias. Os profissionais que sabem tirar proveito destas ferramentas têm mais facilidade em progredir na carreira.

Todas estas caraterísticas fazem com que um profissional seja encarado com nota positiva pelas empresas. Por isso é boa ideia integrares estas competências no Curriculum Vitae ou mencioná-las numa entrevista de trabalho.

5 conselhos para uma maior concentração no trabalho

Infografia: 5 conselhos para uma maior concentração no trabalho

Estas são algumas das estratégias que podem ajudar a minimizar distrações, reduzir o stress e melhorar a concentração no escritório.

Inscreva-se e aprenda a melhorar sua produtividade



Tags:

Aviso de cookies: Nós usamos cookies próprios e de terceiros para melhorar os nossos serviços , para análise estatística e para mostrar publicidade. Se você continuar a navegar considerar a aceitação de seu uso nos termos estabelecidos nos Política de Cookies.