Notícias

Que competências devo ter para ser diretor de marketing numa empresa?

      
Para alcançar sucesso como diretor de marketing é importante ter capacidade de adaptação
Para alcançar sucesso como diretor de marketing é importante ter capacidade de adaptação
  • O diretor de marketing deve ser capaz de ter “os pés assentes no chão” mas também muita criatividade.
  • Um bom líder na área do marketing deverá também ter capacidade de integrar o seu departamento com os restantes setores da empresa.
  • A paixão por aprender e uma boa capacidade de trabalhar em equipa também são fundamentais.

Nos últimos anos, o papel do diretor de marketing mudou radicalmente e o mercado exige profissionais com capacidades muito precisas.

Na hora de ser capaz de governar o navio que permite que uma empresa se destaque no setor do marketing e ocupe uma posição preferencial na mente do seu público-alvo, um profissional com responsabilidades nesta área deve ter capacidades diversificadas como um pensamento lógico, criatividade e capacidade de adaptação.   

1) Possuir um cérebro analítico e ao mesmo tempo criativo

Um bom líder da equipa de Marketing de uma empresa deve ter a capacidade de valorizar as novas propostas, sonhar com ideias revolucionárias e não se contentar em seguir o caminho traçado. Da mesma forma, deve ter os pés no chão para avaliar a idoneidade das ações e avaliar o seu impacto. Este espírito inquieto e ao mesmo tempo racional será a combinação perfeita para protagonizar grandes feitos.

2) Integrar-se no resto dos departamentos

O departamento de Marketing não é mais uma área isolada da empresa, com a qual apenas se conta em última instância. Este setor deve fazer parte do desenvolvimento do produto, estando presente desde a sua concepção inicial. Portanto, o Diretor de Marketing deve ganhar a confiança dos seus pares no resto das áreas da empresa, de tal forma que as suas contribuições sejam levadas em conta de modo a serem integradas em diferentes estratégias.

Gostava de estudar marketing?

Encontra cursos na Universia

3) Agilidade para adaptar-se rapidamente às mudanças

O mundo do Marketing sofre um constante processo de evolução, o que nos obriga a permanecer em alerta e antecipar tendências. Por isso, o diretor de marketing deve erguer a bandeira da inovação, saber identificar antecipadamente a procura no mercado e gerar novas ações que mantenham a empresa na linha da frente do fogo.

4) Capacidade de lidar com estatística

O marketing não está apenas relacionado com conceitos e ideias engenhosas, também é baseado em pura análise, estratégia e planeamento. O cérebro analítico deve servir para tirar conclusões de grandes quantidades de dados que são continuamente produzidos em torno da marca. A informação é poder e tens que saber como fazer bom uso disso.

5) Sentir-se identificado com o cliente

Hoje, mais do que nunca, o cliente deve ser o eixo central de toda a estratégia. O diretor de marketing deve estar totalmente comprometido com ele, desenvolver um caráter empático de modo a que se possa identificar com as suas expetativas. Só assim será possível projetar uma estratégia eficaz, alinhada às necessidades e ao comportamento do seu público-alvo.

6) Ter uma visão clara e caráter de líder

Um bom diretor de marketing deve atuar como um verdadeiro líder de equipa, motivar o seu departamento e criar um grupo coeso, com um objetivo comum: é essa visão que o guiará ao longo da sua carreira na empresa. Graças a essa postura, ganhará a confiança dos membros da sua equipa e poderá contagiar com o seu mesmo entusiasmo e visão.

7) Trabalhar em equipa

Além de liderar o departamento para alcançar a plena integração, deve ser capaz de unir esforços e ser um exemplo claro de espírito colaborativo, fazendo parte de uma equipa bem estruturada e unida, que avança em uníssono na mesma direção.

8) Paixão por aprender

O máximo responsável do departamento de Marketing não pode ser obsoleto ou perder a curiosidade de saber tudo o que o rodeia. A preocupação em estar atualizado e aprender coisas novas não pode faltar. É o incentivo que fomenta a inovação, o que leva a empresa a melhorar e a aproximar-se cada vez mais do cliente.

A área do marketing digital é uma das que mais se encontra em expansão atualmente. Portanto, se gostavas de ter um cargo de liderança este é um setor em que poderás apostar. Existem vários cursos online que podem ajudar-te na especialização.

5 conselhos para uma maior concentração no trabalho

Infografia: 5 conselhos para uma maior concentração no trabalho

Estas são algumas das estratégias que podem ajudar a minimizar distrações, reduzir o stress e melhorar a concentração no escritório.

Inscreva-se e aprenda a melhorar sua produtividade



Tags:

Aviso de cookies: Nós usamos cookies próprios e de terceiros para melhorar os nossos serviços , para análise estatística e para mostrar publicidade. Se você continuar a navegar considerar a aceitação de seu uso nos termos estabelecidos nos Política de Cookies.