Notícias

Como converter-se num chefe de produto?

      
O chefe de produto deve ser um bom gestor capaz de manter os objetivos traçados e atingir as metas estabelecidas
O chefe de produto deve ser um bom gestor capaz de manter os objetivos traçados e atingir as metas estabelecidas
  • O chefe de produto supervisiona todo o desenvolvimento para a criação de um produto.
  • A competência para gerir projetos de forma adequada é muito procurada no mercado laboral.
  • O papel deste profissional é muito importante para que os projetos sejam suficientemente competitivos.

Chefe de produto. À primeira vista esta designação remete para uma posição de relevo na empresa e esta ideia corresponde à verdade. Mas afinal que funções desempenha este profissional? O chefe de produto é responsável por planificar, executar e controlar todos os passos do processo de criação de um produto ou serviço.

É um lugar de responsabilidade em qualquer empresa porque este profissional tem como missão tomar decisões importantes sobre o desenvolvimento de produtos, verificando se estão a ser cumpridos os objetivos e respeitado o plano inicial de acordo com as exigências do cliente.

Apesar de se tratar de uma posição de destaque não significa que deva exercer um poder despótico. O chefe de produto deve preocupar-se com a sua equipa e conseguir atingir as metas projetadas.

Procuras emprego?

Pesquisa na Universia

A capacidade de adaptação é uma competência muito valorizada num chefe de produto, de modo a que seja capaz de gerir as mais diferentes situações ao mesmo tempo. Por exemplo, mostrar-se preocupado com a equipa, mas tomar em simultâneo decisões firmes no que respeita ao projeto.

Mas estas não são as únicas funções do chefe de produto. Podemos resumi-las nos seguintes pontos:

  • Colaboração com o cliente para definir e atingir os objetivos.
  • Planeamento de todos os aspetos relacionados com a criação do produto.
  • Direção e coordenação dos recursos utilizados para a criação produto.
  • Manter o relacionamento com colaboradores externos.
  • Tomada de decisões no que respeita ao produto.
  • Identificação das falhas e proposta de soluções.
  • Ter em atenção as expetativas dos clientes.

O trabalho do chefe de produto engloba várias vertentes e por isso é bastante exigente.

O que é necessário para ser um chefe de produto?

A maioria dos chefes de produto forma-se através de uma especialização nesta área por exemplo concluindo uma pós-graduação. Nesta profissão é difícil traçar um perfil muito linear, porque a formação académica destes profissionais pode ser bastante variada tal como o caminho que percorreram até chegar à posição de chefe de produto.

No entanto, é possível referir vários aspetos que estes profissionais têm em comum: é imprescindível que sejam efetivos nas decisões que tomam e que conheçam os meios e os recursos que vão ser utilizados.

Com esta base é muito mais fácil planear estratégias para o desenvolvimento de um produto de qualidade. Este profissional deve ser um bom gestor capaz de manter os objetivos traçados e atingir as metas estabelecidas.

Agora que já sabes quais as suas funções e caraterísticas… Acreditas que poderias converter-te num chefe de produto?

6 formatos originais para fazer o CV e conseguir o trabalhado desejado

Ebook: 6 formatos originais para fazer o CV

Muitas vezes pode ser complicado descobrir a melhor forma de criar um CV criativo e por isso criámos este e-book que pretende ser um guia para quem quer apostar tudo na procura de trabalho.

Inscreva-se e baixe este eBook gratuitamente



Tags:

Aviso de cookies: Nós usamos cookies próprios e de terceiros para melhorar os nossos serviços , para análise estatística e para mostrar publicidade. Se você continuar a navegar considerar a aceitação de seu uso nos termos estabelecidos nos Política de Cookies.