Notícias

Quais são as funções de um especialista em e-commerce?

      
O especialista em e-commerce é responsável por gerir de forma transversal as ações para criar tráfego e vendas na web
O especialista em e-commerce é responsável por gerir de forma transversal as ações para criar tráfego e vendas na web
  • O trabalho e as funções do especialista em e-commerce está a evoluir e a ganhar importância nas empresas nos últimos anos.
  • Espera-se que estes profissionais sejam cada vez mais procurados no mercado com a evolução das compras online.
  • A fidelização dos clientes no mundo digital é uma das principais funções do especialista em e-commerce.

Os indicadores relativos ao desenvolvimento da economia digital em Portugal indicam que 73% da população portuguesa usa a Internet e que este número irá crescer para os 91% em 2025. Um total de 36% dos consumidores faz compras online, mas prevê-se que o valor aumente para os 59% em oito anos. Os números foram lançados num estudo da ACEPI – Associação da Economia Digital em parceria com a International Data Corporation (IDC).

As tendências de futuro indicam que os especialistas em e-commerce vão ser cada vez mais procurados no mercado laboral. Mas quais são as funções destes profissionais?

Conhecer os passos dos utilizadores online

Entender o ciclo de compra nos meios online é um processo complexo que requer o trabalho de uma equipa multidisciplinar de profissionais da web. O especialista em comércio eletrónico é responsável por analisar o caminho que o utilizador seguirá a partir do momento em que entra numa página da web até adquirir o produto e, além disso, deverá desenvolver a estratégia que otimizará a visita e que assegurará que a compra se concretiza.

Procuras emprego?

Pesquisa na Universia

3 funções chave deste cargo:

  • Gerir adequadamente o catálogo e supervisionar os conteúdos relativos aos produtos para venda no site
  • Captação de clientes. Para que as vendas online sejam um sucesso é necessário criar tráfico e convencer os visitantes que o produto é interessante
  • Supervisionar e controlar todos os processos que têm lugar desde que o cliente realiza o pedido até que o produto seja a sua casa

Uma visão global do processo de compras online

Ao contrário do que possa parecer à primeira vista, o especialista em e-commerce não está apenas preocupado em aumentar o número de vendas. Um dos principais indicadores pelo qual se guia é a taxa de conversão (daqueles que visitam a página, quantos acabam a comprar).

Para Jordi Rosell, consultor de comércio eletrónico e analista da web, esta é a oportunidade para "satisfazer 100% dos utilizadores" e ser capaz de criar lealdade para que possam voltar e comprar novamente. Para atingir o objetivo de fidelização é muito importante conhecer os hábitos de consumo do utilizador e o seu perfil sociodemográfico para oferecer um produto que atenda às suas necessidades de forma personalizada.

Para Ricardo Tayar, CEO e co-fundador do Flat 101, empresa especializada no desenvolvimento e otimização de negócios digitais, o especialista em e-commerce é responsável por gerir de forma transversal as ações cujo objetivo é criar tráfego na web, obter mais visitantes ou interagir nas redes sociais para alcançar "o grau máximo de eficiência e rentabilidade".



Tags:

Aviso de cookies: Nós usamos cookies próprios e de terceiros para melhorar os nossos serviços , para análise estatística e para mostrar publicidade. Se você continuar a navegar considerar a aceitação de seu uso nos termos estabelecidos nos Política de Cookies.