Notícias

10 dicas para ter um blog de êxito e vantagens laborais

      
À medida que pões conteúdo, carregas imagens e expressas opiniões, crias no blog um reflexo de ti mesmo
À medida que pões conteúdo, carregas imagens e expressas opiniões, crias no blog um reflexo de ti mesmo
  • O teu blog deve funcionar como um espaço pessoal onde te sentes livre para te expressares de acordo com as tuas ideias e sentimentos.
  • À medida que pões conteúdo, carregas imagens e expressas opiniões, crias um reflexo de ti mesmo.
  • O teu blog deve ter uma marca pessoal própria que é a forma como os teus seguidores te conhecerão.

Na hora de embarcar no projeto de criar um blog, a primeira coisa que deves ter em consideração é a necessidade de manter a tua essência, seres tu mesmo, sem estares condicionado pelas opiniões dos outros.

Este ponto é muito importante porque quando o teu blog começa a ter leitores fixos e a ganhar popularidade, também aumenta a tua exposição pública e, portanto, as possibilidades de receberes comentários desfavoráveis.

Um blog é uma vantagem competitiva na hora de procurar emprego e permite uma diferenciação positiva face às outras pessoas que também procuram emprego. 

Mas o que caracteriza um blog de qualidade?

1- O nome

Para começar bem, deves conseguir um nome apelativo e forte para colocar no blog. Este espaço deve resumir a essência do autor de cada entrada e os temas que vão ser abordados devem igualmente ser cuidadosamente pensados.

2- Um design atraente

Uma imagem vale mais que mil palavras; Por isso é fundamental que o design do blog corresponda à qualidade do conteúdo que publicas. Parece lógico pensar que, se o que vais iniciar é um blog de moda, escolher a imagem de um carro de corrida como imagem central será pouco coerente e tirará pontos à tua credibilidade.

3- Títulos apelativos

Depois de criares o contexto certo para o que queres difundir, é hora de começares a publicar no teu blog.

Lembra-te sempre desta máxima, o conteúdo pode ser o mais interessante, mas se não for acompanhado por um título capaz de chamar a atenção do leitor, provavelmente nunca abrirá o artigo. É necessário escolher com cuidado uma frase que concentre o tema da entrada e que desperte o interesse.

Procuras um novo emprego?

Regista o CV

4- Boa redação

No final, o sucesso de um blog depende de muitas coisas. Uma delas é o valor e o modo como a informação que vamos difundir é expressa. Não podemos publicar qualquer coisa, o nosso prestígio e a imagem que damos aos outros estão em jogo.

Portanto, antes de publicares, certifica-te de que cada parte do texto seja entendida corretamente e que não tenhas cometido nenhum erro de ortografia.

5- Extensão Adequada

A realidade é que na Internet os textos que excedem os 4 parágrafos são muito longos e acabam por entediar os leitores. Se não queres cansar os teus utilizadores, converte a síntese num recurso do teu blog.

6- Assiduidade

Ser um blogger é como ter um emprego, requer dedicação e esforço por parte do autor.

A melhor coisa para conseguires uma certa periodicidade é marcares datas de publicação. É verdade que, se combinares esta atividade com outra, talvez não tenhas tempo de escrever todos os dias, mas pelo menos lança uma entrada nova algumas vezes por semana. Com o tempo, serás capaz de criar expectativas nos teus seguidores.

7- Redes Sociais

Os princípios são simples e não podes pretender ganhar popularidade do nada. Para dares a conhecer o teu espaço há vários truques, mas graças às novas tecnologias e ao avanço da Internet, talvez o mais eficaz seja divulgá-lo através das tuas redes sociais.

Pede aos teus contatos para o partilharem nos seus perfis e registarem-se como seguidores; assim o nome do teu blog chegará a mais pessoas.

8- Consegue assinantes

Os assinantes serão os teus aliados mais fiéis, ficam registados no teu boletim de notícias voluntariamente e assim já sabes que gostam do que escreves. Dá-lhes um formulário pequeno na qual só precisam digitar o seu nome e e-mail, uma coisa que vais apreciar muito no futuro.

No final do artigo, no meio dele, com um pop up antes que fechem a página, na tua home page, na barra lateral... Pensa numa estratégia, mas consegue captar registos o mais rápido possível. Este deveria ser um dos teus principais objetivos. Os utilizadores que estão felizes contigo são os mais propensos a comprar-te coisas. 

9- Interage com os leitores

O melhor é habilitar uma caixa de comentários dentro do blog. Desta forma, os leitores podem deixar as suas impressões e ajudar-te a melhorar. Não te esqueças de responder àqueles que considerares oportuno.

Saber que existe uma "linha direta" com o autor é muito valorizada entre os utilizadores da Internet.

10- Teres downloads

Aqui é procurada a fidelização do leitor. Se ofereceres conteúdos para download que sejam de altíssima qualidade, não duvides que voltam para mais. Checklists, dicas, truques, ideias, etc. 

6 formatos originais para fazer o CV e conseguir o trabalhado desejado

Ebook: 6 formatos originais para fazer o CV

Muitas vezes pode ser complicado descobrir a melhor forma de criar um CV criativo e por isso criámos este e-book que pretende ser um guia para quem quer apostar tudo na procura de trabalho.

Inscreva-se e baixe este eBook gratuitamente



Tags:

Aviso de cookies: Nós usamos cookies próprios e de terceiros para melhorar os nossos serviços , para análise estatística e para mostrar publicidade. Se você continuar a navegar considerar a aceitação de seu uso nos termos estabelecidos nos Política de Cookies.