Notícias

Criador de memes: a criatividade feita profissão

      
O criador de memes é uma nova profissão relacionada com as redes sociais em que é possível ganhar muito dinheiro
O criador de memes é uma nova profissão relacionada com as redes sociais em que é possível ganhar muito dinheiro
  • Os perfis com muitos seguidores são uma referência para empresas que procuram desenvolver estratégias de marketing criativo.
  • As profissões vinculadas com as redes sociais seguem em pleno crescimento, entre elas, ser criador de memes.
  • Analisamos o impacto social deste recurso e como pode ser utilizado desde uma estratégia digital ou a uma ação de marketing. 

Os memes, essas imagens que fazem parte do dia a dia de quem navega nas redes sociais, converteram-se num elemento imprescindível da cultura atual.

O estudo dos memes e o seu impacto converteram-se numa área legítima da investigação para algumas instituições de educação superior. Por exemplo, a Northwestern University, nos Estados Unidos, oferece uma especialização em Estudos sobre Memes depois de vários estudantes solicitarem à universidade um programa completo próprio desta disciplina do século XXI.

Gostava de fazer um curso de design?

Procure na Universia

Grant Richard, professor de sociologia desta universidade, considera que os memes são um importante elemento social atual e não se pode negar a sua relevância.

A adaptação à mudança e o interesse dos estudantes levaram algumas universidades a integrar os memes nas suas ofertas educacionais, seja através de cursos especializados onde se debate o seu impato social ou económico, ou em workshops ou palestras com profissionais que dissertam sobre esta estratégia digital eficaz.

Além do seu estudo como um fenómeno social e viral, há também um interesse na profissão de criador de memes. Se alguém viveu o boom dos memes foi o ilustrador Matt Furie, criador do personagem Pepe The Frog que se tornou um ícone político durante a campanha eleitoral de Trump.

A publicidade aproveita o poder dos memes

Os memes começaram como criações espontâneas ligadas ao novo conteúdo publicado nas redes sociais, mas em poucos anos, estas ilustrações começaram também a ser produzidas por empresas e agências da web com base nas ideias das equipas de marketing ou dos responsáveis pela estratégia digital.

A simplicidade e o lado divertido do meme tornam este conteúdo ideal para publicidade, tendo grande aceitação junto das gerações mais jovens e fazendo parte da forma de interagir da geração do milénio.

Sebastian Tribbie é um exemplo desta profissão e transformou um hobbie numa carreira lucrativa. Tudo começou quando um executivo de marketing entrou em contato com ele para criar memes e a campanha foi um sucesso. Hoje o preço que Sebastian cobra por um pacote de memes não fica abaixo de 2.000 dólares.

Os perfis de @beigecardigan, @williamcult e @youvegotnomale também são uma referência na área dos memes e demonstram potencial criativo para fazer humor com o que está a acontecer no mundo.

Estes perfis, agora profissionais, caracterizam-se por acumular milhares de seguidores nas suas redes sociais, o que os ajudou a entrar em contato com marcas e aproveitar sua criatividade e seu poder de influência.

As carreiras mais bem pagas em Portugal

EBook: As carreiras mais bem pagas em Portugal

A cosultora Michael Page apresenta as perspetivas salariais para 2018. Saiba quais são as carreiras com o salário anual mais elevado para este ano.

Inscreva-se e conheça as melhores carreiras universitárias



Tags:

Aviso de cookies: Nós usamos cookies próprios e de terceiros para melhorar os nossos serviços , para análise estatística e para mostrar publicidade. Se você continuar a navegar considerar a aceitação de seu uso nos termos estabelecidos nos Política de Cookies.