O empreendimento social, chave para uma economia sustentável
Criar o seu próprio negócio implica esforço, perseverança e paixão pelo que faz. A grande questão é se vai conseguir mudar o mundo para melhor

Pode pesquisar por: universidades, curso, áreas de interesse, localização...
Criar o seu próprio negócio implica esforço, perseverança e paixão pelo que faz. A grande questão é se vai conseguir mudar o mundo para melhor
O empreendedorismo social refere-se aos novos modelos de negócios que usam a inovação para apaziguar os estragos da pobreza, reduzir as mudanças climáticas e, em geral, fazer a economia prosperar enquanto melhora o meio ambiente.
Uma vez definido de forma ampla o que é o empreendedorismo social, devemos refletir sobre quais são as qualidades de um empreendedor social.
De acordo com a Fundação Schwab, os empreendedores sociais dedicam-se à inovação social e à transformação em várias áreas, incluindo educação, saúde, meio ambiente e desenvolvimento. Em resumo, um bom empreendedor social:
Presentemente, o investimento do Estado português no setor social é de 1,4 mil milhões de euros ao abrigo dos acordos de cooperação com instituições de solidariedade.
A Gulbenkian é um exemplo em termos de inovação social e investimento de impacto, tendo criado o Laboratório de Investimento Social, uma startup que financia ideias de inovação social e que tem impulsionado alguns dos mais importantes casos de sucesso como a Academia de Código e a Speak.
Fique a conhecer 4 empresas portuguesas de empreendedorismo social:
É uma academia que pretende responder à grande oferta de emprego na área das tecnologias e que tem como missão ensinar a programar. A startup apresenta-se na página da Internet: “Somos código até ao osso e não olhamos a meios para erradicar os fins. O nosso motto?! Código Ergo Sum: Ajudar Portugal a surfar o tsunami digital, ensinando pequenos e graúdos o programar um presente com futuro”.
O SPEAK é um programa linguístico e cultural criado para aproximar pessoas - uma partilha de línguas e culturas entre migrantes e locais que tem como objetivo quebrar barreiras, promove o multilinguismo, a igualdade e democratiza a aprendizagem das línguas. Qualquer pessoa pode inscrever-se para aprender ou ensinar uma língua ou cultura, incluindo a do país onde reside.
É uma empresa que criou um código universal de identificação de cores para daltónicos que lhes permite a utilização e acesso a inúmeros serviços e produtos.
É um operador turístico que promove experiências de Turismo Responsável em Portugal, podem ser dados como exemplos a seguir na inovação social e investimento de impacto que ocorre hoje em dia em Portugal.
Para além destes exemplos, existem muitos outros. Não só em Portugal, mas em todo o mundo os principais setores de ação nas empresas sociais são:
Os demais setores minoritários são direcionados para o desenvolvimento, para a cultura e para a sustentabilidade.
Neste ebook apresentamos os elementos chave para quem quer obter financiamento público ou privado.