Igualdade de género: as 5 medidas que as empresas devem tomar
Ainda existem telhados de vidro nas empresas? Será que está a ser feito o suficiente para tornar real a igualdade entre homens e mulheres nas empresas?

Pode pesquisar por: universidades, curso, áreas de interesse, localização...
Ainda existem telhados de vidro nas empresas? Será que está a ser feito o suficiente para tornar real a igualdade entre homens e mulheres nas empresas?
A igualdade de género nas empresas consiste em garantir as mesmas oportunidades e condições para mulheres e homens ao nível profissional. Para que seja possível, é necessário implementar novas políticas, mudar as já existentes e introduzir critérios de equidade que equilibram as desigualdades nas empresas.
A igualdade entre mulheres e homens também requer mudanças nas nossas consciências e comportamentos, inovar nas formas de trabalhar em empresas privadas ou instituições públicas, incorporando nas normas e nos processos, o que é conhecido como "a perspetiva de género”. Adotando na vida profissional e pessoal, novos valores, princípios e práticas que ajudarão a construir, não só um núcleo empresarial mais justo, mas também uma sociedade solidária e livre, na qual direitos e oportunidades sejam partilhados igualmente.
De acordo com o relatório Women in Business produzido anualmente pela Grant Thornton, a percentagem de empresas sem mulheres em cargos de gestão sénior foi reduzida consideravelmente, de 34% para 25%, enquanto a proporção de cargos de gestão preenchidos por mulheres desceram ligeiramente.
Na edição de 2018, intitulada "Cumprir ou liderar?", o estudo analisa as políticas empresariais implantadas por empresas e companhias de 35 países diferentes e, por outro lado, avanços na legislação por parte dos governos. Mas será suficiente? O que as empresas podem e devem fazer em termos de igualdade e diversidade de género?