Thursday :: 02 / 10 / 2014

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15 Dicas para uma melhor saúde mental

Mente sã em corpo sãoCom tanto que se fala da crise, ela chega mesmo e instala-se no nosso dia a dia turvando-nos, por vezes, os pensamentos. Aqui ficam algums dicas que surgiram do IV Congresso Nacional de Psiquiatria, para nos ajudar a manter a saúde mental nestes dias... de crise!


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Como podemos, ou melhor, conseguimos, manter a nossa mente saudável se a sociedade em que vivemos nos imputa cada vez mais stress, pressão e expectativas?

Reunidos no IV Congresso Nacional de Psiquiatria, que decorreu no Luso, de 25 a 28 de Novembro, alguns psiquiatras deixaram dicas para que os portugueses tenham uma melhor saúde mental...

1. Potencie o auto-conhecimento - é importante conhecer-se enquanto pessoa, percebendo as suas limitações e aceitando-as como parte do que é;

2. Viva uma vida afectiva satisfatória, privilegiando momentos de convívio com amigos e familiares;

3. Fomente a auto-estima;

4. Promova pensamentos positivos, deixe de lado o Velho do Restelo que há em si e encare a vida com um sorriso;

5. Mime-se e mime os que estão próximos de si;

6. Dê atenção ao essencial, para quê chatear-se desnecessariamente?;

7. Não crie expectativas irrealistas;

8. Potencie hábitos de vida saudável;

9. Evite o consumo de substâncias que possam causar dependência (nicotina, drogas, álcool);

10. Aprenda a relativizar situações difíceis;

11. Sempre que possível e quando se sinta em grande tensão, faça uma pausa, procurando locais tranquilos, actividades que lhe dêem prazer, estando com pessoas que lhe façam bem;

12. Não alimente comportamentos/sentimentos destrutivos. Há pessoas que tendem a ruminar continuadamente sobre factos passados que estiveram ligados a emoções negativas. Essas pessoas deveriam construir dentro de si um gavetão imaginário onde colassem esses cismas negativos e os fechassem à chave de uma vez por todas;

13. Não sofra por antecipação. Os indivíduos hiper-preocupáveis vivem amargurados com o que lhes pode vir a acontecer no futuro próximo. Muitas vezes, depois dos acontecimentos passarem, não tiveram a importância nem as consequências que receavam;

14. Pratique exercício físico com regularidade. Cerca 30 minutos, 5 vezes por semana. As caminhadas são excelentes opções;

15. Repense a sua atitude face às doenças mentais - procure informação fundamentada, desta forma prepara-se com consciência para a possibilidade de você ou alguém próximo vir a sofrer de uma doença mental. Aí já vai saber como reagir à situação.







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