Notícias

Livros de Comunicação para download grátis

      
Foto: Labcom/Universia
Foto: Labcom/Universia

O Labcom é um projecto editorial que disponibiliza em PDF todos os livros publicados pelo LabCom: Laboratório de Comunicação On-line (www.labcom.ubi.pt), um espaço física e virtualmente afecto ao Departamento de Comunicação e Artes da Universidade da Beira Interior.


Ao mesmo tempo que se empenha em explorar esta nova via do on-line como território de publicação e divulgação de obras de carácter científico, este projeto não descura os amantes do papel, mantendo a possibilidade de aquisição das versões impressas, que serão de agora em diante produzidas on demand.

Os livros, pertencentes à coleção “Estudos em Comunicação”, foram lançados entre 2010 e 2011 e são distribuídos livremente mediante autorização dos autores e editoras.

Vê aqui alguns dos livros disponibilizados pela LABCOM:


Filosofias da Comunicação
Autores: José Manuel Santos, Pedro M.S. Alves, Joaquim Paulo Serra (Orgs.)

Download: http://www.livroslabcom.ubi.pt/pdfs/20111220-santos_filosofias_da_comunicacao.pdf

Esta obra apresenta os textos resultantes do trabalho efectuado no âmbito do projecto interdisciplinar “Filosofia e Comunicação”, financiado pela FCT e que envolveu investigadores do Instituto de Filosofia Prática (IFP) e do Laboratório de Comunicação Online (LABCOM), ambos da Universidade da Beira Interior, e do Centro de Filosofia da Faculdade de Letras de Lisboa.

O Paradigma do Documentário: António Campos, Cineasta
Autora: Manual Penafria

Download: http://www.livroslabcom.ubi.pt/pdfs/20110819-penafria_manuela_paradigma_doc.pdf
O percurso do cineasta António Campos é aqui estudado tendo como objectivo principal contribuir para o conhecimento do património cinematográfico português.

Campos da Comunicação
Autores: António Fidalgo e Paulo Serra
Download:  http://www.livroslabcom.ubi.pt/pdfs/20110829-actas_vol_4.pdf
Livro que resulta das conclusões de encontros das comunidades académicas lusófona e ibérica, no âmbito dos Congressos de Ciências da Comunicação na Covilhã.


Semiótica: A Lógica da Comunicação
Autor: António Fidalgo
Download: http://www.livroslabcom.ubi.pt/pdfs/20110826-fidalgo_antonio_logica_comunicacao.pdf
A semiótica estabeleceu-se definitivamente como disciplina curricular de diversos cursos superiores. Esta é a imagem mais visível da sistematização da semiótica e que, last but not least, a justifica como ciência do século XX, apesar da sua tradição milenar.

Ensaios de Comunicação Estratégica
Autor: Eduardo J. M. Camilo
Download: http://www.livroslabcom.ubi.pt/pdfs/20101104-camilo_ensaios_2010.pdf

Por altura da comemoração do 18º aniversário da sua carreira docente na Universidade da Beira Interior, o autor, homenageia alguns amigos e aproveita para coligir uma amostra representativa de ensaios que é ilustrativa de diversos rumos e preocupações de investigação.


Pragmática: Comunicação Publicitária e Marketing
Autor: Annamaria Jatobá Palacios e Paulo Serra
Download: http://www.livroslabcom.ubi.pt/pdfs/20110701-annamaria_serra_pragmatica.pdf

A obra divulga textos de pesquisadores portugueses, espanhóis e brasileiros com produção académica voltada para a investigação de mecanismos linguístico-discursivos desenvolvidos por diferentes práticas sócio-discursivas, a exemplo da publicidade, comunicação organizacional e marketing.

 
Ensaios de Comunicação Estratégica
Autor: Eduardo J. M. Camilo
Download: http://www.livroslabcom.ubi.pt/pdfs/20101104-camilo_ensaios_2010.pdf
No livro, o autor homenageia alguns amigos e aproveita para dar uma amostra representativa de textos que falam de comunicação estratégica, discursos políticos, teorias de comunicação publicitária e a análise do discurso publicitário (comercial).

 Cidadania Digital
Autor: Isabel Salema Morgado e António Rosas
Download: http://www.livroslabcom.ubi.pt/pdfs/20101103-morgado_rosas_cidadania_2010.pdf

Neste livro, os autores vão procurar encontrar respostas para a questão da cidadania digital, apresentando análises de realidades diversas cujo enquadramento comum são os usos que os cidadãos fazem das redes digitais.

 

Homo Consumptor: Dimensões Teóricas da Comunicação Publicitária
Autor: Eduardo José Marcos Camilo
Dowload: http://www.livroslabcom.ubi.pt/pdfs/20120105-camilo_consumptor_2010.pdf

O objetivo do autor é responder a uma única questão central: o que é a publicidade enquanto fenómeno de comunicação de massa? Na resposta, o autor reúne uma série de paradigmas teóricos que pretende que sejam alternativos aos que habitualmente estão integrados no domínio das ciências empresariais, com especial destaque para o do marketing.

 
Conceitos de Comunicação Política
Autor: João Carlos Correia, Gil Baptista Ferreira e Paula do Espírito Santo
Download: http://www.livroslabcom.ubi.pt/pdfs/20110817-correia_conceitos_2010.pdf

Vislumbra-se com este livro um aprofundamento dos estudos nesta área visível da imprensa universitária e especializada e na formação de Grupos de Trabalho nas Sociedades Científicas nacionais e internacionais.

 
Redefinindo os gêneros jornalísticos: Proposta de novos critérios de classificação
Autor: Lia Seixas
Download: http://www.livroslabcom.ubi.pt/pdfs/20110818-seixas_classificacao_2009.pdf

Este livro faz uma abordagem aos novos géneros jornalísticos que surgem com os novos meios de comunicação, como se misturam com os géneros mais tradicionais; como uns desaparecem, como surgem novos.
 
Informação e Persuasão na web: Relatório de um projecto
Autor: Paulo Serra e João Canavilhas
Download: http://www.livroslabcom.ubi.pt/pdfs/20110819-serra_canavilhas_relatorio_ipw.pdf

O projeto procura estudar os princípios a que terá de obedecer a construção das páginas Web das instituições de ensino superior públicas portuguesas.

 
Webnoticia: Proposta de Modelo Jornalístico Para a Internet
Autor: João Canavilhas
Download: http://www.livroslabcom.ubi.pt/pdfs/20110823-canavilhas_webnoticia_final.pdf

O livro é parte da tese de doutorado "Webnoticia: Proposta de Modelo Jornalístico Para a Internet" e pretende ser uma pequena contribuição para a identificação de uma linguagem convergente para o webjornalismo.

 
Manual da Teoria da Comunicação
Autor: Joaquim Paulo Serra
Download: http://www.livroslabcom.ubi.pt/pdfs/20110824-serra_paulo_manual_teoria_comunicacao.pdf

A obra mostra como a comunicação assumiu um lugar tão central na nossa sociedade.



Tags:

Aviso de cookies: Nós usamos cookies próprios e de terceiros para melhorar os nossos serviços , para análise estatística e para mostrar publicidade. Se você continuar a navegar considerar a aceitação de seu uso nos termos estabelecidos nos Política de Cookies.