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ESAD.CR conquista três prémios no Concurso Educacional Sqédio 2014

      
Fonte: Ipleiria
Fonte: Ipleiria

A Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR), do Instituto Politécnico de Leiria, conquistou três prémios no Concurso Educacional Sqédio 2014: o Prémio Criatividade, o Prémio Professor e o Prémio Instituição. Esta competição, dirigida a estudantes de escolas secundárias e superiores, universidades e centros de formação do território nacional, visa distinguir anualmente os melhores projetos digitais, em ambiente 3D, criados com o programa SolidWorks.



“Bicicleta Woodcore” é o nome do projeto de Fábio Carrasqueiras, diplomado em Design Industrial da ESAD.CR, vencedor do Prémio Criatividade. O trabalho foi desenvolvido no âmbito da disciplina de Património Tecnológico, durante a sua formação na ESAD.CR, em que o desafio consistiu em realizar uma bicicleta com a estrutura de madeira. O protótipo virtual, levado a concurso, foi realizado em SolidWorks, e tinha como objetivo misturar a estética vintage com um look avant-garde. O aspecto artesanal contrasta com as bicicletas atuais produzidas em massa, e a dinâmica da sua estrutura curvilínea, em forma de “s”, que lhe garante estabilidade e equilíbrio.



João Mateus, docente da ESAD.CR, recebeu o Prémio Professor. «Este prémio é atribuído pela qualidade global dos trabalhos onde os estudantes indicaram o professor que apoiou o projeto, e, para mim, mais importante que o prémio é o reconhecimento dos alunos pelo nosso trabalho», refere o docente.



O Prémio Instituição foi atribuído este ano à ESAD.CR, pela qualidade global dos 15 projetos enviados para o concurso Sqédio. «Estes prémios são sempre importantes, fundamentalmente para os estudantes. Além de valorizar os seus portfolios, a qualidade com que os estudantes utilizam as ferramentas digitais 3D, tão importantes e quase indispensáveis no meio industrial, é uma mais-valia que perdurará ao longo das suas carreiras profissionais», realça João Mateus.



A ESAD.CR, desde o início da sua atividade em 1990, integra nos planos curriculares dos cursos de Design disciplinas específicas de modelação e visualização digital 3D. A inclusão destas tecnologias no processo de design, desenvolvido nas unidades nucleares de Projeto permite a exploração visual de soluções que mais tarde poderão ser testadas por simulação virtual e mesmo produzidas na impressora 3D no laboratório de prototipagem digital da Escola. «Ao longo destes anos tem sido pacífica e natural a coexistência das técnicas consideradas tradicionais e digitais de projeto, o que, de alguma forma, diferencia os estudantes da ESAD.CR pela diversidade de competências que desenvolvem durante a sua aprendizagem», refere João Mateus.


O Concurso Sqédio 2014 analisou 34 projetos, 45 estudantes e nove instituições de ensino, num total de 22.000 operações únicas de SolidWorks, com mais de 950 peças únicas e mais de 3.5GB de informação. O júri avaliou vários parâmetros para cada conjunto geral do SolidWorks, como o número de componentes, de peças únicas, de operações e relações de montagem únicos de cada projeto.


A Sqédio e a SolidWorks disponibilizam recursos inovadores de ensino e aprendizagem de desenho e simulação a alunos e professores. A Sqédio tem criado parcerias e protocolos educacionais com as mais variadas instituições de ensino universitário, técnico e profissional a nível nacional, tornando o SolidWorks no produto de CAD 3D mais utilizado em Portugal em cadeiras de ensino de desenho técnico, design industrial e projecto mecânico. Atualmente tem mais de 8.500 licenças educacionais instaladas em 110 escolas espalhadas por todo o país.


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