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Notícias

LSD - Lisbon School of Design aposta em especialização em Animação 3D e Efeitos Visuais

      
O curso de especialização em Animação 3D e Efeitos Visuais da Lisbon School of Design terá início a 31 de outubro e decorrerá às 3ªs, 5ªs e 6ªs no horário da Tarde ou Pós-laboral.

De momento, a LSD está a oferecer o desconto de uma mensalidade no valor de 249€ para inscrições até amanhã, dia 26 de outubro. Para mais informações ou inscrições, poderão contactar a LSD através do email cursos.design@lsd.pt ou através do site em www.lsd.pt

Com o desenvolvimento de novas tecnologias visuais aplicadas em diversos sectores artísticos, o cinema tem sido o principal absorvente de grande parte desse desenvolvimento. É a plataforma de teste para novas técnicas e abordagens visuais, sendo logo absorvida por outras indústrias como web design, graphic design, publicidade e outros.

Com uma abordagem geral, este curso é perfeito para artistas que queiram iniciar uma carreira em animação, direccionada para produção de filmes ou produções multimédia, mas também designers, Ilustradores, realizadores e arquitectos que pretendem incorporar essa poderosa ferramenta no seu workow, dando aos seus projectos uma abordagem cinematográfica.

A produção 3D é um vasto universo. Este curso prepara o aluno para conhecer e utilizar com criatividade a ferramenta 3D podendo posteriormente se especializar em um ou vários pontos abordados durante o curso. No entanto, para que se alcance tal criatividade é importante uma abordagem inicial sobre concepção, organização e direcção de projecto. A grande diferença e mais valia deste curso da LSD - Lisbon School of Design é o facto da sua estrutura seguir a linha de produção de um estúdio profissional, tornando a aprendizagem quase uma simulação real de um projecto profissional.

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO - 260h
DESTINATÁRIOS
Designers no activo, estudantes universitários e recém-licenciados ou autodidactas das artes projectuais que queiram
aprofundar os seus conhecimentos e desenvolver competências na área de animação 3D e produção de efeitos visuais.
Estes cursos destinam-se também a designers independentes que queiram aprofundar diferentes áreas do projecto em
design, de modo a proporcionar uma melhor oferta aos seus clientes.

Abrange também ateliers de design, agências de publicidade e empresas do sector industrial que pretendam apostar
na formação especializada dos seus colaboradores.

SAÍDAS PROFISSIONAIS
Como 3D Generalista, o profissional pode actuar em estações de televisão, ateliers de design, produção de filmes, estúdios de animação, gabinetes de arquitectura, agências de publicidade e developer de jogos e aplicações para plataformas móveis.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Concept Sketching e Storyboard
O papel é a plataforma inicial para qualquer projecto. Rabiscar ideias, pensar em formas, comportamentos e expressões das personagens, é uma fase importante para dar profundidade e é também uma ajuda crucial para os módulos que se seguem.
Contar uma história com consistência e saber representá-la de forma visual mesmo que de maneira básica, ajuda não só na organização do projecto mas também a mostrar a outras pessoas o seu potencial como criativo.
No Storyboard, não é o rigor ou detalhe do desenho que está em questão, mas sim a direcção da história.

Linguagem Audio-visual e Cinematograa Digital
Conhecer um pouco da história do cinema e sua estrutura. O aluno terá contacto com cinema digital eas suas vantagens.
Enquadramento e posicionamento da câmara em relação aos personagens, estilos visuais serão tão importantes quanto
conhecer as ferramentas e saber onde o como aplicá-las com expressão e bom gosto. Iremos observar algumas cenas de filmes e haverá discussão aberta sobre arte e cinema.
Conceitos de Animação (Conceitos gerais da Animação Tradicional)
Apresentação de estilos, técnicas e abordagens tradicionais que ainda hoje são utilizadas para dar expressão às animações, tais como Animação Tradicional ou Animação 2D, Stop Motion e Rotoscopia.
O objectivo deste módulo é fazer aluno a entender os conceitos básicos de animação e inspirá-lo a utilizar várias abordagens no seu projecto. Finalizada a aprendizagem desses conceitos básicos necessários para qualquer processo criativo multimédia, daremos início à vertente técnica do curso.

introdução ao Autodesk Maya 2013
Sequência de aulas dedicadas a certificar que o aluno conhecerá, de uma forma geral, o Maya e algumas de suas divisões de trabalho.

Conteúdos: Reconhecer o posicionamento dos menus e sub-menus e como adicionar e retirar elementos da interface;
Apresentação da Interface; Criação e Gestão de Projectos; Criação de objectos; Importar e exportar objectos; O que são Nurbs, Polygons e Splines; Tipos de Luzes e Câmaras; Customização de interface.
Modelling
Apresentação de ferramentas de criação e manipulação de objetos. Com as ferramentas certas pode-se conseguir fantásticos resultados. Conteúdos: Modelling ou Sculpting?; Manipulação de Polygons (Vertex, Faces, Edges); Técnicas de Modelação e ferramentas (Extrude, Bevel, Insert Edge Loop, Cut faces tool, merge vertex etc.); Exercicío de Modelação Livre; Set up para modelação referência. (Image plane); Exercício de modelação com referência.

Texturing
Maya não é uma ferramenta auto-suciente, necessita de outras ferramentas para melhorar o trabalho final. Na criação de cores, texturas ou ate mesmo simular detalhes, o Photoshop é uma excelente ferramenta, por isso será importante dedicar algumas aulas sobre como trabalhar em conjunto com o Maya na criação de mapas, cores e texturas fotorealistas.

Conteúdos: Introdução
ao Photoshop; Introdução a Materiais e seus atributos (Diuse, Specular, Reection etc.); Mental Ray; Material; O que são UV’s; UV mapping Projections; UV Texture editor; Maya /Photoshop texturing Work Flow; Excercício de Mapeamento de UVs

 Rigging
Rigging essencialmente é a criação da estrutura de um objeto para facilitar a animação, seja um personagem, veiculo ou qualquer outro objeto que requer uma animação específica. Conteúdos: Joint Tool; Entendendo Hierarquia (Hypergraph); Bind Skin; IK e FBIK; Criação de Controladores Auxiliares; Set Driven Keys; Character Set; Utilização de Ficheiros BIP (Motion Capture)

Animação
Aqui entraremos no que chamamos Animação 3D, que pode receber técnicas clássicas da animação tradicional sendo até uma mais valia se o aluno absorve e aplica técnicas tradicionais à Animação digital. Conteúdos: Entendendo a Timeline; O que é Keyframe?; Criar Poses e Blocking Animation.; Anar e renar Movimentos (Courve Editor).

Lighting/ Render
Para um bom trabalho em 3D, esta fase é crucial e envolve técnicas de iluminação correctas e como nalizar a cena utilizando o Motor de Render. Nesse curso utilizaremos o Mental Ray e exploraremos suas potencialidades para dar realismo ou estilo a uma cena em 3D. E também como poupar tempo de render e obter o resultado necessário sem esperar horas pelo resultado.
Conteúdos: Técnicas de Iluminação; Iluminação Interior e Exterior; Image Based Lighting e HDRI; Iluminação por Photons; Luz Volumétrica; Caustics; Ambiente Oclusion; Final Gathering e Global Illumination; Render Passes; Conceitos Básicos de Compositing (AE ou Nuke); Excercício de Criação de Compositing Breakdown para apresentação.

Técnicas de Efeitos Visuais
Neste módulo, abordaremos técnicas que geralmente, numa agência, são desenvolvidas por outra equipa dedicada a criar animações simulando fogo, fumo ou ruídos em geral, dinâmicas da física ou líquidos. Exploraremos também alguns segredos das grandes produções para compreender como algumas técnicas de integração entre o mundo digital e os actores funcionam.
Conteúdos: Paint Eects; Sistema de Partículas do Maya; Soft Body e Rigid Body; Simulação de Tecidos (Ncloth); Camera Tracking.

Portefólio e Carreira
Uma aula em forma de conversa em que será apresentado alguma conduta ética de trabalho, como se candidatar a uma posição de 3D designer ou Generalista e como criar um portefóllio e publicá-lo online etc. Conteúdos: E agora, como arranjar trabalho?;
Se sou freelancer quanto devo cobrar?; Técnicas de construção de um Showreel; Onde e como Publicar Trabalhos; Como
desenvolver meus conhecimentos.

Conclusão e Apresentação de Projectos
A conclusão do Curso será dada com a apresentação dos diversos trabalhos em que serão convidados parceiros e potenciais empregadores como directores criativos, directores e agenciadores. Haverá também crítica aberta aos trabalhos por parte dos formadores e especialistas do ramo. Alguns trabalhos seleccionados serão publicados no site da LSD e terão seus trabalhos editados no showreel oficial do curso de Animação 3D e Efeitos Visuais o que amplia a visibilidade e oportunidade de trabalho.
· O programa do curso pode ser alterado desde que se verifique a necessidade de adequação técnico-pedagógica.
· Excepcionalmente, poderão ser marcadas aulas fora do horário da turma de forma a: possibilitar formação prática mais intensiva; repor aulas; responder a qualquer situação devidamente ponderada.
· A abertura de cada curso/turma/horário está condicionada a um número mínimo de inscrições.


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