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Como reparar uma má primeira impressão

      
Fonte: Shutterstock
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Certamente já ouviu a expressão “a primeira impressão é a que fica”, não é verdade? Então, reconhece que o modo como você trata uma pessoa durante o primeiro contacto pode ser determinante no que diz respeito ao rumo dos seus relacionamentos, sejam eles estritamente profissionais ou pessoais.

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Mas se cometer alguns deslizes numa entrevista de emprego, por exemplo, e sentir que causou uma má impressão a quem o entrevistou, será que significa que está tudo perdido? Não! Saiba que existem meios de reverter essa situação. Consulte algumas dicas e prove a quem o entrevistou que a máxima citada acima está errada:



1 – Identifique porque causou a má impressão

Diante de uma pessoa que acabou de conhecer, é normal que fique nervoso e que tenha algumas atitudes que não costuma ter. Caso o motivo do seu comportamento tenha sido a sua vontade de impressionar alguém, seja honesto e assuma que apenas queria causar uma boa impressão. Este passo é importante porque normalmente torna-se percetível para as pessoas que há algo estranho no seu comportamento quando tenta agir de outro modo, ainda que não se conheçam. Então, no próximo encontro, seja você mesmo.



2 – Converse

Restabelecer o diálogo é essencial nesta situação até para que tenha a real dimensão da má impressão que causou. Geralmente, as pessoas imaginam que fizeram coisas piores do que efetivamente realizaram. Por outras palavras, chame a pessoa para conversar, fale sobre a sua impressão do que aconteceu e peça-lhe a opinião. Ouvindo o que ela tem a dizer terá melhor noção de como se redimir – ou então perceberá como estava a fantasiar coisas.


3 – Tenha timing
Durante a segunda reunião, tenha atenção ao modo como a pessoa está a falar. Quando perceber que ela deu a deixa para abordarem o que aconteceu no primeiro encontro, faça-o. Caso contrário, espere que o tópico deste encontro se resolva e depois retome o incidente para pedir desculpas.



4 – Peça desculpa

É importante admitir o erro porque muitas vezes ofendemos o outro sem nos apercebermos, muitas vezes por causa de uma simples palavra mal colocada. Contudo, não insista na questão. Se a pessoa aceitou as suas desculpas, siga em frente. Relembrar constantemente um incidente será um incómodo para a outra pessoa, afinal ela recordará a ofensa e ainda assim sentir-se-á na obrigação de o tranquilizar.



5 – Seja persistente

Recuperar-se de uma situação constrangedora não acontece de um dia para o outro. Na verdade, para causar uma boa impressão após um incidente que ocorreu num primeiro contacto é necessário ter paciência e acompanhar o progresso gradual durante o encontro seguinte. Além disso, é fundamental ter um comportamento coerente com a vossa relação. Caso aja cada dia de uma maneira diferente para reconquistar a confiança da pessoa, acabará por insistir no erro descrito no item 1, ou seja, fingirá ser outra pessoa. O melhor é mesmo agir naturalmente.



 



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