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Como ser sempre pontual

      
Fonte: Shutterstock
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Trânsito, excesso de compromissos, imprevistos. Todos estes problemas da vida moderna se refletem numa situação cada vez mais comum: a falta de pontualidade. No entanto, quando isso se torna num hábito no ambiente de trabalho, a carreira do profissional pode ficar em risco, já que os atrasos constantes são vistos como falta de comprometimento e de profissionalismo no mundo empresarial.

 

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A boa notícia para quem está farto de se atrasar é que bastam algumas mudanças simples na sua rotina para conseguir vencer os obstáculos e readequar o quotidiano para acabar com esse círculo vicioso. Acompanhe as sugestões da Universia Portugal e saiba como se tornar numa pessoa pontual.

 

Faça estimativas

Para planear corretamente o tempo nas suas atividades diárias é preciso fazer boas estimativas de quanto tempo despende em cada atividade. Seguir este conselho à risca é muito importante, pois trata-se do primeiro passo para ter mais controle sobre a sua rotina. Um bom truque para ficar um expert em estimativas é anotar numa folha alguns palpites sobre quanto tempo demora nas suas tarefas e ao longo de uma semana comparar as anotações com o tempo que realmente demorarm.

 

Esteja preparado para todas as circunstâncias

A partir do momento em que sabe a duração exata da sua rotina é possível reajustar a agenda e assim conseguir algum tempo extra. Isto transforma-se numa espécie de bónus de tempo, que pode ser usado em caso de acidentes e imprevistos, como o trânsito.

 

A paciência é uma virtude

As pessoas pontuais costumam chegar antecipadamente aos compromissos e, portanto, têm que esperar. Nestas situações ter paciência é fundamental, mas não é necessário encarar os momentos de espera como um sacrifício, pelo contrário. Procure usar esses minutos preciosos para organizar a sua agenda, ler e-mails, ouvir música ou atualizar-se com as últimas notícias.

 

Transforme o calendário no seu melhor amigo

Um dos segredos das pessoas pontuais é a ótima capacidade de planeamento que elas têm. Aprenda a organizar a sua agenda de maneira a não acumular compromissos, o que permitirá que se prepare antecipadamente e que se adeque facilmente a mudanças de horário. Fazer cronogramas e seguir a sua escala é também uma boa ideia, pois permite que as atividades sejam realizadas dentro do prazo.

 

Chega de procrastinar

Pare de deixar de fazer tudo no último minuto. Isto gera stresse e consequentemente atrasos. A solução é fazer o máximo de tarefas com antecedência, para poder concentrar-se em problemas maiores, que naturalmente vão tomar-lhe mais tempo. Este exemplo pode ser facilmente aplicado no quotidiano, por exemplo, organizando a mala ou a mochila na noite anterior, evitando desperdiçar tempo à procura de cadernos, chaves e carteiras na manhã do dia seguinte.

 


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