text.compare.title

text.compare.empty.header

Notícias

Cristiano Ronaldo: IPAM avalia a marca em 102 milhões de euros

      
Cristiano Ronaldo: IPAM avalia a marca em 102 milhões de euros
Cristiano Ronaldo: IPAM avalia a marca em 102 milhões de euros  |  Fonte: Shutterstock

O IPAM levou a cabo um estudo sobre o valor da marca "Cristiano Ronaldo", no qual avalia a reputação, popularidade, notoriedade e potencial mediático, e conclui que Cristiano Ronaldo é o futebolista mais valioso do mundo. A métrica científica desenvolvida pelo IPAM, demonstra que Cristiano Ronaldo é o futebolista com maior notoriedade, nacional e internacional, atingindo 94 pontos numa escala de 0 a 100.

Este estudo, desenvolvido pelo Gabinete de Estudos de Marketing para Desporto, do IPAM, sobre o valor da marca “Cristiano Ronaldo” aponta para um crescimento de 77,5 milhões de euros desde 2011, atingindo atualmente um valor potencial de 102 milhões de euros.

Este estudo que analisa a visibilidade, perfil e valor comercial da marca CR7 tem como objetivo compreender o impacto do negócio do futebol de alta competição nos mercados e, concretamente, medir o retorno comercial da marca “Cristiano Ronaldo”.

No desenvolvimento deste estudo recorreu-se à metodologia científica Sports Reputation Index, que avalia a reputação, popularidade e notoriedade de um atleta com base em seis dimensões (Receitas, Media, Web, Palmarés, Social e Impacto) e 28 variáveis. De acordo com esta métrica, Cristiano Ronaldo é o futebolista com maior notoriedade, nacional e internacional, atingindo 94 pontos numa escala de 0 a 100.

Analisando os indicadores separadamente conclui-se que:

Receitas
Este indicador avalia os salários dos futebolistas e os valores auferidos por contratos relacionados com direitos de imagem. Cristiano Ronaldo atinge um valor de 100 pontos, o que revela a altíssima capacidade do futebolista em gerar receitas. Recordamos ainda que de acordo com a revista Forbes, Cristiano Ronaldo foi considerado o atleta com maiores rendimentos no mundo em 2016.

Media (imprensa, televisão e rádio)
Neste indicador o jogador atinge os 91 pontos que confiram a elevada exposição mediática em meios de comunicação social de todo o mundo.

Web
Cristiano Ronaldo atinge neste indicador a perfeição alcançando os 100 pontos, demonstrando que o jogador tem uma exposição significativa nas principais referências da web, transformando-o no futebolista com a maior visibilidade mundial: 118 milhões de fans no Facebook; 56 milhões de referências geradas no Google; 49 milhões de seguidores no Twitter; 85 milhões de seguidores no Instagram; e 10 milhões de vídeos sobre o futebolista português no Youtube.

Palmarés
Este indicador avalia o sucesso desportivo combinando conquista de troféus, número de jogos e percentagens de vitórias, o jogador português distingue-se com um valor de 87 pontos.

Social (avalia o impacto na sociedade, nomeadamente na comunidade científica, índices de celebridades e prémios e distinções obtidas)
Neste indicador o jogador português atinge os 98 pontos, o que demonstra uma forte projeção social ultrapassando o domínio desportivo. A personalidade e o estilo de vida de Cristiano Ronaldo alimentam, em permanência, a sua visibilidade para além do futebol.

Impacto (avalia a carreira e a projeção dos clubes e seleções onde joga e o seu percurso atual)

92 pontos é quanto Cristiano Ronaldo atinge neste indicador.

Combinando as diversas variáveis analisadas das seis dimensões do Sports Reputation Index e calculada a ponderação estatística de cada uma delas, o estudo do IPAM concluiu que o valor da marca CR7 atinge em 2016 os 102 milhões de euros, posicionando-se como o futebolista mais valioso do mundo. Desde a primeira edição do estudo, realizada em 2011, a avaliação da marca Cristiano Ronaldo tem vindo a crescer à medida que os prémios, performance e resultados desportivos se multiplicam na vida do jogador.

Em 2011, a marca Cristiano Ronaldo foi avaliada em 24,5 milhões de euros, aumentando para 40 milhões de euros em 2012 e para 43 milhões de euros em 2013. Em 2014 a avaliação da marca subiu para 54 milhões de euros - o dobro de 2011.

Leia também
Porque é que Cristiano Ronaldo pode ser considerado um bom líder
Como ser Excecional no que faz


Tags:

Aviso de cookies: Nós usamos cookies próprios e de terceiros para melhorar os nossos serviços , para análise estatística e para mostrar publicidade. Se você continuar a navegar considerar a aceitação de seu uso nos termos estabelecidos nos Política de Cookies.