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5 hábitos para as primeiras horas do dia que vão melhorar a sua qualidade de vida

      
5 hábitos para as primeiras horas do dia que vão melhorar a sua qualidade de vida
5 hábitos para as primeiras horas do dia que vão melhorar a sua qualidade de vida  |  Fonte: Shutterstock Brasil

A forma como acorda afeta todo o seu dia e a sua capacidade de concentração. Por isso, é importante que ofereça a si mesmo o melhor início de dia possível. Tratando bem a sua mente e o seu corpo a partir do momento em que acorda reduz os níveis de stresse e torna-se mais produtivo. Leia a seguir 5 atividades matinais que vão melhorar e muito o seu dia: 

1. EXERCÍCIOS LEVES E ALONGAMENTOS

Estar deitado tantas horas seguidas deixa o seu corpo mais rígido e por isso torna-se necessário aquecer antes de iniciar qualquer atividade. Os exercícios de aquecimento e de alongamento, por mais suaves e breves que sejam também vão contribuir para a saúde das suas articulações. Ao fazer um ligeiro aquecimento o sangue vai também correr mais rapidamente, levando a circulação até às extremidades. Tente aquecer durante 30 segundos para se livrar de qualquer stresse físico ou mental que tenha restado do dia anterior. Pode começar com aquecimentos normais, esticando os braços para cima e tocando depois nos dedos dos pés.

2. EVITE O CONTACTO COM A TECNOLOGIA

De acordo com o estudo de 2016 Global Mobile Consumer Survey feito pela Deloitte, 32% dos detentores de smartphones consultam o telemóvel assim que acordam. No entanto, vários estudos  sugerem que esse hábito faz muito mal ao seu rendimento global ao longo do dia. As notificações do dia anterior podem fazer com que se sinta mais pressionado e deixam-no sem coragem para se levantar.

De acordo com Sid Savara, um especialista em gestão de tempo e desenvolvimento pessoal, verificar o telemóvel assim que acorda “acarreta o risco de fazer o que outra pessoa quer que você faça.”

Se o seu problema é o despertador, volte a recorrer ao tradicional e básico aparelho e perceba o quão melhor vai passar a iniciar o seu dia. Além disso, os raios de luz emitidos pelos displays eletrónicos podem deixá-lo mais preguiçoso e fazer com que volte a adormecer. 

3. ÁGUA, ÁGUA, ÁGUA

Beba um copo de água para reiniciar o seu sistema e evitar qualquer resquício de desidratação da noite anterior. Lavar a cara com água gelada também ajuda a melhorar o seu humor, levando a circulação do sangue até ao rosto e aliviando possíveis tensões acumuladas. Cuidar da sua higiene pessoal logo ao início do dia dá-lhe uma sensação de frescura e deixa-o mais otimista e desperto para aquilo que o espera.

Alguns estudos defendem também que um banho de água fria ajuda ainda a diminuir sintomas de depressão. O certo é que um banho gelado pode ajudar a repor a energia para os desafios que se avizinham . A água fria promove mudanças no seu sistema imunológico, deixando tudo a funcionar melhor e, consequentemente, pode fazer com que se sinta bem melhor. - Nos dias mais frios não se esqueça de voltar a ajustar a temperatura na caldeira ou esquentador.

4. FAÇA AS SUAS TAREFAS E A CAMA

Limpar, organizar, preparar o almoço, tirar um café e colocar a lavar as roupas do dia anterior são algumas das atividades que podem fazer com que o seu dia comece ainda melhor. As vantagens são várias: vai sentir-se realizado e mais produtivo logo de manhã e, além disso, volta para casa para um ambiente limpo, organizado e menos stressante.

Fazer a sua cama logo de manhã - ainda que reserve algum tempo para que possa arejar e arrefecer - não é um sinal de não ter nada para fazer, mas pelo contrário, de que é uma pessoa produtiva. 71% das pessoas que fazem a cama de manhã consideram-se felizes, enquanto 62% de quem não o faz admite ser infeliz.

5. VISUALIZE E PLANEIE O SEU DIA

Não deve ignorar o poder da visualização. Quando se vê a fazer algo, tem mais coragem para ir em frente e concretizar essa mesma realidade. Isso não é o mesmo que verificar o seu e-mail e começar imediatamente a trabalhar. Falamos dos seus objetivos e daquilo que pretende atingir. Pense bem neles, planeie a forma como pretende concretizá-los e adicione mais algumas coisas ao seu plano semanal, caso entretanto lhe surja mais alguma nova ideia.

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