text.compare.title

text.compare.empty.header

Notícias

12 programas gratuitos para editar fotos, vídeo e CGI

      
5 apps que ajudam a editar fotos como um profissional
5 apps que ajudam a editar fotos como um profissional  |  Fonte: iStock

Pro-tip: Para os programas de edição de vídeo e CGI - não sendo absolutamente indispensável - convém que tenhas um computador com resolução de 4K, entre outros requisitos específicos que podes ver abaixo. Por um lado, para que não corras o risco de perder o teu trabalho de um momento para o outro, e também para que o teu trabalho tenha a melhor qualidade possível. 

Quanto custa um PC de edição profissional de vídeo e efeitos especiais?


Se construíres o teu próprio PC de edição profissional não precisas de gastar 3,200 euros a montar o teu setup, pois podes consultar o subreddit r/buildapcforme e saber como construir o teu próprio PC de edição de vídeo e efeitos especiais profissional por menos de 700 euros. Queres saber como podes juntar esta quantia trabalhando como freelancer nos tempos livres? Descobre neste artigo.


Antes de vermos os requisitos que vão dar resposta à maioria das necessidades de edição de vídeo e CGI em 3D e 4K,  há que dizer que ficamos de queixo no chão quando sabemos o que os jovens nigerianos fazem com 1 telemóvel, 1 pano verde, muita imaginação, 1 portátil com uma resolução de 1080p - e muita vontade - para ficar 3 dias à espera que o computador termine de render 15 segundos de gráficos, com falhas constantes de eletricidade.


Requisitos aconselháveis:


  • GPU: 1080ti 


  • Ram: 32 GB 


  • Processador: Intel Core i7 ou Ryzen 5/7


  • Discos rígidos:


  • 500GB SSD - Boot drive

  • 500GB - 1TB SSD - Cache

  • 1TB SSD - Drive para utilização corrente

  • 4TB HDD - Armazenamento

Criação e edição de VFX e CGI


Blender


O Blender é o programa gratuito de criação VFX e CGI n.º1 no mercado. Ao contrário da concorrência, o Blender é o único programa de criação de efeitos especiais verdadeiramente gratuito e com qualidade profissional. Este software em open source não é um Free Trial que expira ao fim de 30 dias. É mesmo gratuito - para sempre. 


Aprender a mexer com todas as ferramentas ao nível de expert é uma atividade que requer uma imensa dedicação. Digamos que se durante 1 ano dedicares 1.30h por dia a veres vídeos no youtube e tentares reproduzir as criações finais, ao final desse ano se te pedirem para criares um tornado apocalíptico com vista a integrar uma cena de sci-fi num set de montagem em green-screen, provavelmente já conseguirás fazer qualquer coisa engraçada em menos de 6 horas.

Edição de vídeo


Pro-tip:Queres saber onde podes aprender os melhores truques para edição, filmagem, e escrita de argumentos? Espreita o site da No Film School.


DaVinci Resolve

O software gratuito de edição de vídeo no mercado foi adquirdo pela Blackmagic Fusion há 2 anos atrás e chama-se DaVinci Resolve, e resolve mesmo. Ainda que nada te impeça de ganhares um Urso de Berlim com um iphone, como a aluna - hoje realizadora - da Escola Superior de Teatro e Cinema - IPL, Leonor Teles, nos mostrou a todos há 4 anos atrás,um realizador tem de saber editar os seus filmes. O a versão gratuita do DaVinci Resolve não tem todas as ferramentas da versão profissional - mas tem mesmo muitas - garantidamente todas as que vais precisar para te preparares para poderes trabalhar na edição de filmes de ação em Hollywood.


OpenShot Editor

O OpenShot é um editor de vídeo open source que permite uma edição de vídeos simples e intuitiva. Sendo que não tem muitas das funcionalidades de edição do DaVinci Resolve, o OpenShot é o editor de vídeos indicado para projetos mais imediatos e que não requeiram um tratamento de imagem e fotografia profissional (para quem pretende ser realizador). Porém, o seu interface ainda que amigável dá um verdadeiro 10-0 ao Windows Movie Maker - que vai sempre ter um lugar especial no coração de todos os Millennials - mas não pode competir com as ferramentas deste programa como remover o fundo, faixas ilimitadas, ou as animações 3D. 


Windows Movie Maker

O editor de vídeo de raíz do sistema operativo Windows não foi desenhado para ser um editor profissional - é sim a melhor opção para estudantes ou professores que precisem de fazer apresentações em vídeo ou cenas individuais. Permite compilar um filme a partir de sequências fotográficas, telediscos e fotos sem complicação. Basta para isso arrastar os ficheiros até a ferramenta para que ele os possa reproduzir. Além disso, os utilizadores podem apagar as cenas de má qualidade, adicionar efeitos, músicas e narração com facilidade. 


Freemake Video Converter

Assim como o VLC, o Freemake Video Converter é compatível com com mais de 200 formatos, como AVI, MKV, MPEG, WMV, FLV, SWF, DVD e Blu-ray. O programa tem uma ferramenta poderosa de edição e permite que publiques teu vídeo em mais de 50 sítios diferentes, além de convertê-los para o formato necessário. Também podes criar uma reprodução de slides com música de fundo e publicar o teu trabalho no Youtube. O Freemake Video Converter é indispensável para alunos ou professores que precisam fazer vídeos em qualquer área.

Edição de áudio

Audacity

O Audacity é um programa simples, porém efectivo de edição de áudio que permite importar, ficheiros, recortá-los e, em seguida, exportá-los em MP3 ou WAV. O Audacity pode ser usado com Windows, Mac e Linux, além de ser compatível com diversos formatos. A ferramenta também pode converter áudio analógico para o digital.

Wavosaur

Embora o Wavosaur só funcione com Windows e ocupe menos de 0,5 MB de espaço, o programa de computador tem características bastante avançadas, como a remoção de vocal, processamento em lote e ferramentas de fade.

Ardour

O Ardour só funciona em Mac ou Linux, mas tem características avançadas e, por isso, pode ser um pouco mais complexo. No entanto, o programa permite que gravação, remix e edição de som.

Edição de fotos


Photopea

O Photopea é uma versão gratuita e online do Photoshop, o que significa que não vais ter que fazer download do programa para o teu computador. Ainda que não tenha todas as ferramentas de edição profissional, é o programa ideal para iniciantes além de ter capacidade de resolver todos os problemas de edição em que o Photoshop brilha, poderá eventualmente é dar mais trabalho e requerer alguma criatividade para conjugar ferramentas. Precisas de apoio? Em menos de 24h a equipa de Apoio ao Cliente entra em contacto contigo para resolver o problema.

Pixlr

O editor de fotos Pixlr permite que faças o upload de fotos no teu computador e as edites no próprio navegador. Ou seja, não é necessário fazer download do ficheiro, podes utilizá-lo diretamente.

Apresentação de slides com áudio

Os teus trabalhos de faculdade precisam de um “tchan” qualquer? Talvez estes programas te possam vir a ser úteis.


Photo Story

O Photo Story é grátis e permite fazer upload de fotos e áudios, adicionar legendas, narração e transições, para que tenhas uma peça de multimédia com as interligações necessárias entre cada conteúdo. O ficheiro criado pode ser exportado em WMV.


Animoto

O Animoto é ótimo para iniciantes porque é simples e permite a criação de apresentações de slides, vídeos ou fotos. Também pode ser sincronizado automaticamente com o Facebook, Flickr, Photobucket, SmugMug e álbuns do Picasa. No entanto, só a versão Lite é gratuita; o que significa que só é possível fazer apresentações de 30 minutos com ela. A versão Plus é paga.


Photopeach

O PhotoPeach, das três apresentadas em apresentação de slides com som, é a mais simples. A ferramenta permite que faças upload de fotos, adiciones músicas e legendas e partilhes no Facebook, Twitter ou no teu blog

As 10 melhores apps para tirar fotografias segundo a Aptoide


Nesta seleção feita pela Aptoide, empresa tecnológica portuguesa que conta com mais de 150 milhões de utilizadores em todo o mundo, destacam-se 10 apps de fotografia que merecem a atenção dos utilizadores. Distinguem-se de todas as outras, quer pelos seus filtros inovadores, quer pelas diferentes ferramentas de edição e estão disponíveis na Aptoide store.


Adobe Photoshop Express

Ainda no segmento de edição de fotografia a Apotide sugere a aplicação da gigante de software, agora na versão para smartphone e tablet do Adobe. Funciona exatamente como o programa para computador, mas numa versão mais userfriendly e simples, que permite a edição rápida e fácil das fotos, possibilitando ainda a partilha nas redes a partir da aplicação.


B612 – Selfiegenic Camera e a Candy Camera – Foto Editor

Estas duas aplicações permitem a correção de imperfeições na pele, na cor e na luz, como ajustes de brilho, contraste, saturação, resolução, corte ou mesmo girar a fotografia. É possível, a partir de ambas as aplicações, o download da foto editada para a galeria ou a partilha direta nas redes sociais que estejam associadas ao telemóvel.


Boomerang

Da aplicação Instagram, o Boomerang permite a criação de gifs a partir de pequenas sequências de filme, capturadas no momento. Começou por ser uma app complementar da rede social sendo que, neste momento, já se tornou uma funcionalidade da mesma. Além de permitir a partilha de gifts, é possível guardá-los na galeria para mais tarde recordar.


Camara 3D

É, também, um exemplo do crescimento que as aplicações de fotografia têm vindo a ter ao longo dos últimos anos, permitindo aos utilizadores a possibilidade de tirar fotos 3D, a partir da conjugação dos vários ângulos da mesma fotografia. Embora ainda só esteja disponível a versão beta, esta app já se encontra em expansão.


HDR Camera

É uma aplicação que permite qualquer utilizador tornar-se num verdadeiro fotógrafo profissional devido à rápida adaptação do movimento e melhoria de imagem automática.


Lapse It

A aplicação foi criada para o registo de timelapses, com a possibilidade de edição da imagem do próprio vídeo. Permite ao utilizador diminuir, acelerar ou até retroceder os vídeos, com a possibilidade de corte de frames.


Photo Wrap

Por último, destacamos a Photo Wrap, uma aplicação que permite aos utilizadores mais criativos a distorção das fotografias, de modo a criar caricaturas. Existe a possibilidade da criação, não só a partir de fotografias, como também de gifs animados.


PicsArt Photo Studio: Criador de Colagem & Editor

Esta aplicação permite ao utilizador a edição de várias fotografias e ainda agrupá-las numa única, com diferentes frames e tamanhos. Além disso, é ainda possível transformar as fotografias em cartoon, desenhar na própria foto ou adicionar texto.


Retrica

Para edição e montagem de fotografia, a eleita é a Retrica, pois permite a conjugação de várias fotos numa única, com a possibilidade de edição das mesmas, e com o tamanho ideal de post para as redes sociais.


SNOW

Numa versão mais “social” de edição e montagem de fotos, a Aptoide sugere a SNOW, uma alternativa à rede social Snapchat, que resulta da troca de mensagens em fotos ou vídeos, com funcionalidades como a deteção do rosto ou a utilização de stickers. Ainda em crescimento, esta app é já utilizada por 100 milhões de pessoas em todo o mundo.


Tags:

Aviso de cookies: Nós usamos cookies próprios e de terceiros para melhorar os nossos serviços , para análise estatística e para mostrar publicidade. Se você continuar a navegar considerar a aceitação de seu uso nos termos estabelecidos nos Política de Cookies.