Análise de dados nas áreas do cancro e da diabetes mais facilitada graças a ferramenta criada na UAlg  |  Fonte: UAlg

Tendo os dados transcriptómicos assumido um papel fundamental enquanto recurso de trabalho e investigação para biólogos e para uma vasta audiência de investigadores a trabalhar em áreas como a do envelhecimento, do desenvolvimento embrionário, da diabetes, do cancro ou até mesmo de doenças neurodegenerativas, um dos problemas encontrados continua a ser o do acesso e da demora na análise da informação.

Um grupo de investigadores, liderado por Matthias Futschik, criou a ferramenta StemMapper, uma base de dados de expressão genética, que pretende facilitar a tarefa de milhares de cientistas que diariamente recolhem e analisam este tipo de dados.

Esta aplicação permite a partir de agora que os dados sejam individualmente tratados, antes de serem disponibilizados aos utilizadores, facilitando as tarefas de pesquisa, comparação e visualização interativa.

Um exemplo da valiosidade desta ferramenta é a descoberta de um conjunto de putativos novos marcadores da linhagem dos astrócitos (células mais abundantes do sistema nervoso).
Esta ferramenta inovadora, que acaba de dar origem a um artigo científico publicado na revista Nucleic Acids Research (NAR), da Universidade de Oxford, abre agora caminho para novas abordagens e avanços na área da investigação em células estaminais e encontra-se aqui disponível, gratuitamente, e para uso da comunidade científica.

Universidade do Algarve é uma das 31 universidades portuguesas que integram a rede Universia em Portugal e uma das 1407 a nível ibero-americano. Leia mais notícias Universia relacionadas com a Universidade do Algarve.

Consulte também o nosso portal de mobilidade e fique a conhecer as restantes universidades do mundo.

Quer saber mais?