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Precisa de se organizar? Conheça 3 aplicativos móveis para melhor gerir a sua lista de tarefas

      
A utilização de aplicativos móveis para a gestão de tarefas é cada vez mais comum.
A utilização de aplicativos móveis para a gestão de tarefas é cada vez mais comum.  |  Fonte: iStock

Utilizar os aplicativos per se não lhe garante a execução das tarefas, mas é certamente um bom começo para tal. Assim, apresentamos 3 dos aplicativos mais populares no mercado, atendendo às suas funcionalidades, vantagens e desvantagens:

1.  Todoist

  • Compatibilidade com diferentes plataformas (p. ex. iOS, Android, Windows Phone);

  • Design minimalista e interface de fácil utilização;

  • Criação de tarefas com início e fim previstos, descrição, comentários, subtarefas;

  • Categorização e filtragem de tarefas segundo diferentes critérios (p. ex. prioridade, frequência, etiquetas); 

  • Visualização gráfica do progresso das tarefas e das taxas de execução; 

  • Espaço colaborativo, com criação de listas conjuntas, edição e atribuição de tarefas entre vários utilizados;

  • Notificações e lembretes contínuos;

  • Sincronização na nuvem com outros dispositivos (p. ex. computador, tablet) e aplicativos (p. ex. Dropbox, Google Drive);

  • Impressão de listas.

Apesar de algumas limitações na versão gratuita, o seu plano pago custa apenas 2.70€/mês (aproximadamente) e permite usufruir de todas as funcionalidades. Como vantagens destacam-se a compatibilidade multiplataforma, a sincronização na nuvem, a interface simples e intuitiva, a análise de desempenho e visualização gráfica, o plano premium de baixo custo, e a inexistência de publicidade na sua versão gratuita. As suas desvantagens são as limitações em termos de personalização, a inexistência de notificações baseadas na georeferenciação, e da procura por palavras-chave.

2.  Evernote

  • Compatibilidade com diferentes plataformas (p. ex. iOS, Android, Windows Phone);

  • Criação de tarefas com início e fim previstos, descrição, comentários;

  • Categorização e filtragem de tarefas por etiquetas;

  • Espaço colaborativo, com criação de listas conjuntas, edição e atribuição de tarefas entre vários utilizados;

  • Alertas periódicos;

  • Sincronização na nuvem com outros dispositivos (p. ex. computador, tablet), e aplicativos (p. ex. Google Drive, Gmail), exportação para e-mail e arquivo de dados;

  • Procura por palavras-chave, impressão de listas, anexo de ficheiros (p. ex. documentos, vídeos) e georeferenciação dos mesmos.

Apesar de algumas limitações na versão gratuita, o seu plano pago permite aceder a todas estas funcionalidades por um custo de 6.99€/mês. Como vantagens destacam-se a compatibilidade multiplataforma, a sincronização na nuvem, a georeferenciação de ficheiros, e a inexistência de publicidade na sua versão gratuita. Como desvantagens, apresenta limitações em termos da interface, pouco minimalista e personalizável, a inexistência de notificações baseadas na georeferenciação, e de ferramentas de análise de desempenho e visualização gráfica.

3.  TickTick

  • Compatibilidade com diferentes plataformas (p. ex. iOS, Android);

  • Design minimalista e interface de fácil utilização;

  • Aparência personalizável, segundo diferentes temas e/ou cores, formatos de calendário, entre outros;

  • Criação de tarefas com início e fim previstos, descrição, comentários, histórico de edição, subtarefas;

  • Categorização e filtragem de tarefas segundo diferentes critérios (p. ex. prioridade, estado, frequência, etiquetas);

  • Cronometragem para execução de tarefas, baseada na famosa técnica Pomodoro, com definição de ciclos, intervalos de tempo e pausas;

  • Visualização gráfica do progresso das tarefas, taxas de conclusão e melhores desempenhos; 

  • Espaço colaborativo, com criação de listas conjuntas, edição e atribuição de tarefas entre vários utilizados;

  • Notificações, lembretes e alertas contínuos, baseados em geolocalização;

  • Sincronização com diferentes calendários (p. ex. Apple ou Google), exportação para e-mail e arquivo de dados;

  • Procura por palavras-chave, impressão de listas e anexo de ficheiros (p. ex. documentos, vídeos).

Apesar de algumas limitações na versão gratuita, o seu plano pago custa apenas 2.20€/mês (aproximadamente) e permite usar todas as funcionalidades. Como vantagens podemos destacar a sua interface simples, intuitiva e altamente personalizável, a sua diversidade ao nível das possibilidades de categorização e organização de tarefas, as ferramentas de notificação, análise e visualização gráfica, o cronómetro Pomodoro, e o plano premium de baixo custo. A sua desvantagem é sobretudo a existência de anúncios publicitários na versão gratuita.

Síntese

Todos os aplicativos apresentados assumem-se como opções válidas para uma gestão básica e eficiente das suas tarefas diárias. No entanto, e tendo em conta 4 indicadores fundamentais (design, facilidade de uso, recursos, e preço), a nossa sugestão recai para o ‘TickTick’. A sua flexibilidade e variabilidade de recursos, nomeadamente ao nível da organização da interface, da categorização e filtragem de tarefas, da análise e visualização do desempenho na execução das mesmas, permitem não só usufruir de uma experiência altamente personalizada, como também ajudar na sua monitorização contínua.


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