text.compare.title

text.compare.empty.header

Notícias

8 maneiras de fazer com que o teu chefe te escute

      
Foto: Shutterstock
Foto: Shutterstock

 

A tua empresa é perfeita? Provável não. Com certeza tens algo para acrescentar ou para sugerir. Então, por que não o fazes? É porque o teu chefe não te ouve ou tens receio de te expor? Primeiro, tens que fazer com que o teu chefe te escute e não somente te ouça. Pode ser que ele até pare para ouvir as tuas propostas, mas não as levas em consideração. O que fazer?

 

» 9 coisas que os chefes nunca dizem aos colaboradores
» 10 dicas para ser bem-sucedido
» Os 25 erros mais comuns nas entrevistas de emprego

 

Fica a conhecer 8 maneiras de fazer com que o teu chefe te escute:

 

1. Pensa nas prioridades da empresa
Talvez o teu chefe não te tenha escutado por causa das prioridades da empresa. É claro que ele não te vai escutar se estiveres a dar conselhos que não são propriamente úteis. Considera quando e como sugerir.

 

2. Sê direto
A maioria dos chefes não tem tempo a perder. Por isso, vai direto ao ponto: expressa-te de uma vez. Diz o que pensas, o que acreditas que ele devia fazer de diferente, responde a qualquer pergunta e sai. Sem rodeios.

 

3. Quando falar com o chefe
O teu chefe pode estar numa fase crítica da empresa. Ele pode estar "atolado" de trabalho. Por isso, talvez hoje ou esta semana não seja o momento certo de conversar com ele. Espera um pouco e considera a hora e o dia certo.

 

4. Não sejas difícil ou intimidador
Pode ser difícil de acreditar, mas muitos empregados são muito mais difíceis de lidar do que os próprios chefes. Se queres ser escutado, não sejas bruto, emocional, arrogante ou inflexível. Se o teu chefe percebe que és fácil de lidar, ele, com certeza, vai gostar de falar contigo.

 

5. Não percas o teu tempo com chefes incompetentes
Se o teu chefe não te escuta porque, simplesmente, não escuta ninguém, ele é incompetente. Às vezes, isso acontece. Alguns gestores pecam por não perceberem como é importante escutar os funcionários. Se esse é o tipo de pessoa para a qual trabalhas, não perca o teu tempo.

 

6. Perspetiva
O que parece genial para ti pode não ser tão importante para quem está acima de ti. Quanto mais alto estás, mais essencial é analisar as situações de uma perspetiva maior. É perfeitamente possível que as tuas ideias sejam ingénuas um pouco sem sentido. Se este for o caso, não te preocupes, isso acontece. Pelo menos, mostraste que te preocupas com a empresa.

 

7. Certifica-te de que estás a falar com a pessoa certa
Normalmente, as pessoas contestam às pessoas erradas. Antes de protestares, não te esqueças de verificar se o teu chefe ou gerente poderá realmente resolver o que te incomoda.

 

8. Se a equipa inteira é disfuncional, esquece e segue em frente
Se o teu chefe ou a tua equipa são maus, simplesmente desiste de ir contra a corrente. Aceita a tua condição, ou muda de emprego.

 

 


Tags:

Aviso de cookies: Nós usamos cookies próprios e de terceiros para melhorar os nossos serviços , para análise estatística e para mostrar publicidade. Se você continuar a navegar considerar a aceitação de seu uso nos termos estabelecidos nos Política de Cookies.