text.compare.title

text.compare.empty.header

Notícias

Como lidar com emoções negativas no trabalho

      
Crédito: Ojo Fotos
Crédito: Ojo Fotos

 

Como és um ser humano, é óbvio que vais sentir emoções no ambiente de trabalho. Espera-se que, claro, as tuas emoções sejam positivas, assim como entusiasmo, gratidão, alegria e realizações. Entretanto,é inevitável sentir emoções negativas no trabalho. Portanto, precisas de aprender como lidar com estes problemas emocionais no trabalho. Fica a conhecer como lidar com emoções negativas no trabalho:

 

» Como assumir o controlo da tua carreira
» 6 dicas para enfrentar o stresse na tua carreira
» 10 maneiras de usar o humor para ajudar a tua carreira

 

1. Se tens medo
Pára alguns minutos para pensar e reflete para analisar a situação objetivamente. Pergunta-te: devo realmente sentir medo? A minha carreira está realmente em risco? Se não, deves estar a sentir um misto de novidade e excitação, como se estivesses numa montanha-russa. Portanto, acalma-te e aproveita a viagem!

 

2. Se te sentes rejeitado
Antes de mais nada, decide se realmente respeitas a opinião da pessoa que te rejeitou. Se ela veio de uma pessoa que não merece nem a tua atenção, encara esta situação como um elogio. Se realmente respeita a sua opinião, lembra-te de que podes estar a interpretar a situação incorretamente. A melhor forma, e mais simples, é abordar este indivíduo e perguntá-lo: “outro dia, disseste que ____ e isso magoou-me. Podes explicar-me o que aconteceu?”

 

3. Se te sentes irritado
A tua primeira ação deve ser distanciares-te da situação. Se puderes, levanta e vai dar uma volta, ou faz algo que te possa distrair por alguns momentos. Se não tiveres permissão para isso, encontra algo que te distraia, nem que seja contar até 10. Quando estiveres a pensar racionalmente, verás que isso aconteceu porque alguém não respeitou as tuas crenças ou regras ou valores que são importantes para ti. Ao invés de brigar, encontra uma forma de comunicar à pessoa que te irritou que ela desrespeitou uma regra tua e que gostarias que isso não acontecesse novamente no futuro.

 

4. Se te sentes frustrado
A primeira coisa que deves fazer quando te sentires frustrado é pensar nos teus planos e estratégias. Será que esta é realmente a melhor forma de chegar onde queres chegar? Por outro lado, se o teu plano é conciso, é hora de exercitar a tua paciência. Continua a colocar as mãos em obra e começa a pensar que nem tudo o que demora é uma certeza de “não”.

 

5. Se te sentes inadequado
Bem-vindo ao clube! Mesmo aqueles que parecem mais adequados, pelo menos uma vez na vida, já pensaram se vão se encaixar em certo local. No final, acabaram por se adaptar. E se não conseguiram, acabaram noutro grupo ou lugar. Portanto, não te preocupes com isso. Faz o teu melhor e o resto virá naturalmente.

 

6. Se te sentes stressado
A melhor forma de usar o stress é como um sinal de que é hora de priorizar. Faz o que é importante ao invés do que é urgente. Lembra-te: 20% do teu trabalho geralmente produz 80% dos teus resultados. Portanto, foca-te nos 20%!

 

 


Tags:

Aviso de cookies: Nós usamos cookies próprios e de terceiros para melhorar os nossos serviços , para análise estatística e para mostrar publicidade. Se você continuar a navegar considerar a aceitação de seu uso nos termos estabelecidos nos Política de Cookies.