text.compare.title

text.compare.empty.header

Notícias

3 regras para amizades no ambiente de trabalho

      
As amizades no escritório podem fazer a diferença na sua vida
As amizades no escritório podem fazer a diferença na sua vida
  • Amizade é sinónimo de simpatia, respeito e afeição. Será que é fácil fazer amigos no ambiente de trabalho?
  • É fundamental e saudável que as organizações incentivem a socialização para que possa existir um bom ambiente.
  • As pessoas que criam relações de amizade com os colegas de trabalho importam-se mais com a empresa.

Além de transformarem o ambiente de trabalho num local mais agradável, as amizades no escritório podem também fazer diferença em algumas fases da tua vida. Afinal, podem transformar-se em amizades mais pessoais, para além das fronteiras corporativas, e também servirem como apoio nos problemas da tua vida e contactos profissionais para outras oportunidades e negociações.

Seja qual for a situação em que te encontras neste momento, é importante que saibas estabelecer os teus próprios limites e identificar também os limites colocados pelos outros para que haja respeito, e sejam evitados possíveis conflitos.

Está à procura de um novo emprego?

Descubra na Universia

Fica a conhecer três regras que irão ajudar-te a ter amizades no ambiente de trabalho:

1. Como fazer amizades

Muitas pessoas têm o costume de fazer "amigos" com presentes e favores. É certo que tu podes iniciar uma relação dessa forma, especialmente se fores novo na empresa, mas não é aconselhável que baseies todo um relacionamento apenas nesse tipo de comportamento. Para que uma amizade, não apenas em termos profissionais, seja realmente diferenciadora para a tua carreira é importante que tenhas mais do que favores para oferecer e receber.

2. Certas realidades devem ser consideradas

É muito provável que tu passes mais tempo com as pessoas de teu emprego do que com os teus familiares e amigos íntimos. Mesmo com tanto tempo de convivência, a maioria das pessoas não desenvolve um nível de intimidade correspondente a esse convívio.

É claro que não deve ser diferente, já que os limites profissionais e corporativos exigidos pela empresa e pelo ambiente em si não o permitem, mas deves compreender que, mesmo os melhores colegas de trabalho só estão juntos por que são pagos para tal. 

3. Fronteiras e limites

A boa educação das pessoas é o ponto inicial para qualquer amizade. Questões como o respeito e a honestidade não dependem de regras colocadas pela empresa de maneira enfática, mas sim do caráter daqueles que ali trabalham. Mesmo assim, alguns indivíduos parecem esquecer que o emprego não é o espaço ideal para conversas sobre relacionamentos, opiniões políticas ou religiosas.

Deves estar atento também e com especial atenção, ao que teus colegas colocam como limite. Se eles não desejam falar sobre as férias, sobre a família ou qualquer outro assunto, forçar a situação para criar uma ideia de amizade irá piorar ainda mais algo que poderia ser tratado com normalidade e profissionalismo.

6 formatos originais para fazer o CV e conseguir o trabalho desejado

Ebook: 6 formatos originais para fazer o CV

Muitas vezes pode ser complicado descobrir a melhor forma de criar um CV criativo e por isso criámos este e-book que pretende ser um guia para quem quer apostar tudo na procura de trabalho.

Inscreva-se e receba este eBook gratuitamente


Tags:

Aviso de cookies: Nós usamos cookies próprios e de terceiros para melhorar os nossos serviços , para análise estatística e para mostrar publicidade. Se você continuar a navegar considerar a aceitação de seu uso nos termos estabelecidos nos Política de Cookies.