text.compare.title

text.compare.empty.header

Notícias

Os 10 tipos de pessoas mais comuns em viagens de avião

      
Crédito: Ojo Fotos
Crédito: Ojo Fotos

 

Quando viajamos de avião partilhamos a viagem com os outros passageiros do voo. Nas nossas viagens podemos encontrar todos os tipos de pessoas, e algumas delas têm características específicas que parecem estar presentes em todos os momentos (não importa qual o destino do voo ou qual a companhia aérea).

 

» 7 características de pessoas altamente criativas
» Cinco coisas que pessoas realmente inteligentes fazem
» 7 carreiras para quem não quer trabalhar com pessoas

 

Na próxima viagem de trabalho ou de estudo que faças, presta atenção às pessoas que te rodeiam e vê como podes lidar com elas tendo em conta os seguintes tipos:

 

 

1. O engripado

Em qualquer viagem de avião que faças, acabas sempre por encontrar alguém com algum sintoma de gripe e que não consegue parar de tossir, espirrar ou de limpar a garganta. Mesmo que estas ações sejam inevitáveis, não é fácil abstraires-te do barulho e mais cedo ou mais tarde vais acabar por te sentir incomodado sempre que essa pessoa se manifesta. E como não sabes se essa pessoa é, ou não, portadora de uma doença contagiosa, todo o cuidado é pouco e por isso – e sobretudo se a viagem for longa - deves lavar as mãos frequentemente.

 

 

2. Aquele que não tomou banho

Nos aviões, como em qualquer outro transporte público, podes acabar por te cruzar com alguém que tenha um odor estranho e difícil de suportar. Não há muito que possas fazer, a não ser tentar ficar o mais longe possível, mas caso isso não seja possível, tenta precaver-te levando um frasquinho de óleos essenciais ou uma almofadinha com cheiro.

 

 

3. Crianças aos berros

Os voos mais baratos atraem grandes famílias, o que aumenta a probabilidade de viajares com crianças. E com crianças a bordo é muito provavel que acabes perante uma birra daquelas que acaba por te tirar a paciência durante o resto da viagem. Para manteres a calma, recorre ao uso de fones. Caso eles não bloqueiem completamente o som, aproveita para ouvir a tua música preferida e finge estar noutro lugar.

 

 

4. Aquele que não se vai calar

Conversar durante um voo pode ser extremamente agradável, sobretudo para aqueles que têm medo de viajar de avião e que podem aproveitar para se abstrair e fazer uma viagem mais descontraída. Mas às vezes não temos vontade de falar e de ouvir quem quer que seja e só queremos um longo e sossegado momento de introspecção, para descansar a mente. O problema surge quando a outra pessoa não percebe isso e se torna complicado explicar-lhe que não estamos com disposição para conversas. A solução é recorrer, uma vez mais, aos fones. Fingir que estamos a dormir também pode ajudar.

 

 

5. Aquele que reclina a poltrona ao máximo

Para algumas pessoas, a poltrona do avião nunca está suficientemente reclinada, a não ser quando já não dá mais. Por mais que seja um direito do passageiro, falta bom senso às pessoas que acabam por exagerar na forma como ocupam o espaço. Para não te sentires incomodado com o pouco espaço deixado pelo passageiro da frente, e não teres que ser tu a solicitar-lhe que reduza a inclinação, a solução é chamar um assistente de bordo e pedir-lhe para mudar de lugar, caso o incómodo seja muito grande.

 

 

6. Aquele que acha que não se aplica às regras

Outro tipo de passageiro comum em quase todos os voos é aquele que acredita ser superior às regras e que se recusa a respeitá-las. Este tipo de pessoa acaba por levar quase sempre alguma coisa que claramente não deveria levar, como malas demasiado grandes, e que tentam contrariar tudo o que os outros dizem. Neste caso, o melhor é ignorá-los até que os seguranças do voo o que é necessário.

 

 

7. Aquele que leva bagagem em excesso

Todos sabemos que há restrições no que respeita à bagagem permitida no avião. No entanto, algumas pessoas fazem questão de desrespeitar essas regras, levando bagagem que mal cabe nos compartimentos para o efeito, atrapalhando quem está nos assentos mais próximos e quer utilizar os espaços para guardar malas de mão ou outros pertences. Mais uma vez, para solucionares o caso, deves avisar um assistente de bordo, explicar-lhe a situação e ele fará o possível para resolver o problema.

 

 

8. O ladrão de assento

Nas tuas viagens acabas sempre por encontrar aquele tipo de pessoa que ocupou o lugar errado, tenha sido um ato consciente, ou uma simples confusão de números. Dizer-lhes que estão a ocupar o lugar errado pode resultar em duas reações diferentes: ou ficam ofendidos, ou sentem-se envergonhados perante a confusão. De qualquer forma a situação resolve-se facilmente: se a pessoa resolver entrar em conflito quando a avisares que aquele não é o lugar dela, chama um membro da tripulação. Mas se a pessoa prontamente se desculpar pelo erro, basta aguardar que ela mude de lugar.

 

 

9. Aquele que se acha superior

Algumas pessoas acreditam que são superiores a todas as outras e por isso, são arrogantes com quem quer que se cruzem. É inútil perder a cabeça com pessoas assim, e por isso, deves ser o mais educado possível para evitar conflitos desnecessários e que te podem estragar o resto da viagem.

 

 

10. Aquele que não respeita os ouvidos dos outros

Com a crescente venda de dispositivos móveis ao público, cada vez mais os passageiros acabam por levar os seus notebooks, tablets, telemóveis, ou outros dispositivos para o voo, para terem algum tipo de distração durante a viagem. O problema é que algumas destas acaba por se esquecer de levar os fones, não se importando se os outros passageiros têm vontade de ouvir o mesmo que eles, ou não, colocando o volume no máximo, enquanto vêem filmes, séries ou ouvem música. Como resolver esta situação? Se não conseguires ignorar o som, ou se não for possível abafá-lo com outra música que tenhas no teu próprio dispositivo, então oferece um par de fones a quem te estiver a incomodar.

 

 


Tags:

Aviso de cookies: Nós usamos cookies próprios e de terceiros para melhorar os nossos serviços , para análise estatística e para mostrar publicidade. Se você continuar a navegar considerar a aceitação de seu uso nos termos estabelecidos nos Política de Cookies.