text.compare.title

text.compare.empty.header

Notícias

Os melhores cursos online gratuitos de Línguas, Linguística e Literatura

      
Japonês, coreano, inglês antigo, mandarin são muitas as opções para aprender línguas na Internet
Japonês, coreano, inglês antigo, mandarin são muitas as opções para aprender línguas na Internet
  • Do japonês ao francês encontras excelentes cursos online gratuitos.
  • Gostavas de aprender inglês antigo? Esta é a tua oportunidade.
  • Para além do idioma em si, alguns cursos também oferecem conteúdos de qualidade sobre literatura.

Estás a estudar ou gostavas de aprender sobre Línguas, Linguística ou Literatura? Se tens projetos ligados a estas áreas, talvez gostasses de ficar a saber mais sobre o assunto.

Gostavas de estudar literatura?

Procura na Universia
Para te ajudar nesta missão, fica a conhecer uma lista de cursos online gratuitos sobre o tema, todos oferecidos por grandes universidades de todo o mundo. Consulta.

    • Iniciantes em Chinês (Open University) - iTunes - Curso para auxiliar a aprendizagem sobre o mandarim. Cada faixa serve para ajudá-lo com a pronúncia e o uso de tons. Com conversações sobre desporto, como pedir indicações, como pedir comida num restaurante, entre outros.
      • Curso Básico de Francês 1 (Carnegie Mellon University) - Site oficial Curso online de nível iniciante da língua francesa. Com períodos de aula em média entre 6 a 8 horas por semana. Dá prioridade a vídeos introdutórios que apresentem a cultura francesa.
      • Curso Básico de Francês 2 (Carnegie Mellon University) - Site oficial Curso online de nível intermédio da língua francesa. Com períodos de aulas em média entre 6 a 8 horas por semana.
      • Francês em Ação (Yale University) - Site Learner.org - Uma série de vídeos com instruções em francês para a faculdade e salas de aula do ensino médio e alunos adultos. São 52 programas de meia hora duração. Os vídeos servem para aumentar a fluência em francês. Há uma imersão na cultura francesa.
      • Francês 1 & Francês 2 (Carnegie Mellon University) - Site oficial - Um portal que oferece cursos on-line para quem quer aprender ou ensinar a língua francesa. Com o objetivo de criar cursos de alta qualidade.
      • Língua Islandesa Online (University of Iceland) - Site Oficial - Um portal criado pela Universidade da Islândia para aprender a língua islandesa a partir de um curso com várias etapas.
      • Língua Japonesa Kana (Emory University) - iTunes O curso ajuda os alunos a aprender a língua japonesa de maneira adequada seguindo o ensino silábico do hiragana e katakana. O podcast conta com exemplos para demonstrar o vocabulário Kana.
      • Aulas Online de Coreano (University of California) - Site oficial - Curso nível intermédio de coreano. Curso com 27 lições para o aperfeiçoamento do idioma.
        • Técnicas de Discurso em Inglês Americano (Carnegie Mellon University) - Site Oficial - Este curso é uma ótima opção para quem deseja aprender técnicas de discurso em inglês americano. Com ele você será capaz de se comunicar utilizando as formas corretas de fonética e acentuação em inglês.
        • Inglês Antigo em Contexto (Oxford University) - Site Oficial - Esse curso tem como objetivo analisar as obras mais importantes da antiga literatura inglesa. Entre as matérias disponibilizadas estão: palestra sobre Beowulf, as primeiras tentativas de prosa no idioma Inglês, os primeiros contos e a análise de textos históricos e documentos.
        • Aprofundando-se em Shakespeare (Oxford University) - Site Oficial - Cada palestra deste curso tem como foco principal uma única peça de Shakespeare. Em cada arquivo de áudio, uma série de abordagens diferentes são feitas para analisar uma questão crítica central sobre o assunto.
        • Cervantes: Don Quixote (Yale University) - YouTube - iTunes Vídeo - Áudio - Site Oficial - O curso tem como objetivo facilitar a leitura de Don Quixote no contexto artístico e histórico do Renascimento e Barroco na Espanha.
        • Leitura Criativa (Naropa University) - Site do Open Culture - O curso fala sobre os conceitos de leitura criativa. A palestra também menciona questões sobre ficção, não-ficção, semântica geral, roteiro, plágio e romance.
        • Escrita Criativa (Academy of Achievement) - Vídeo -A ideia desse curso é mergulhar no mundo da escrita criativa e aprimorar as suas competências e conhecimentos sobre o ofício. As palestras também mostram como grandes escritores desenvolvem os seus processos de criação.
        • Entenda Dante na Tradução (Yale University) - Áudio - Vídeo - Faça o download do curso aqui - O objetivo do curso é ajudar os estudantes a compreender as obras de Dante. As palestras vão analisar criticamente as obras e também falar sobre a carreira poética e política de Dante
        • O Desenvolvimento da Teoria de Darwin (MIT - Massachusetts Institute of Technology) - Site Oficial - Este curso aborda temas como o desenvolvimento social, o comportamento social e neurociência. As palestras traçam os conceitos de criação do autor e também revelam autores que o inspiraram através da literatura.
        • D.H. Lawrence (Oxford University) - Site Oficial - Estas palestras trabalham com aspectos específicos da escrita do inglês David Herbert Lawrence, analisando o uso de humor em suas obras e a sua visão sobre o cristianismo.
        • Existencialismo na Literatura e Cinema (Berkeley University) - Site Oficial - O curso tenta reinterpretar a figura do Deus judaico/cristão, com base em três filmes que lidam com assuntos relacionados. As palestras também trabalham essa ideia na literatura.
        • A Expansão Poética - Expansive Poetics (Naropa University) - Site Oficial
        • Deuses da Literatura na Filosofia (Berkeley University) - Site Internet Archive - Palestras do curso de Filosofia da Universidade de Berkeley, na Califórnia. O curso analisa obras clássicas de Dante e Homero e a relação entre Literatura e filosofia.
        • George Eliot (Oxford University) - Site Oficial - O curso tem como objetivo analisar as obras de George Eliot, pseudônimo de Mary Ann Evans, uma novelista autodidata britânica. Em cada palestra é possível identificar elementos específicos de sua forma de escrever e o poder de alcance da autora.
        • Hemingway, Fitzgerald e Faulkner (Yale University) -  iTunes - Site Oficial - O curso tem como objetivo analisar as obras dos três maiores escritores do modernismo norte-americano. Nas palestras, os estudantes são convidados a compreender os romances através de três "tópicos" de interpretação: a geopolítica global, narração experimental e detalhes sensoriais.
        • Introdução à Teoria da Literatura (Yale University) - Vídeo - Faça o download do curso aqui - O curso procura introduzir a teoria da literatura, a partir de questionamentos frequentes: o que é literatura? Como ela é produzida? Como ela pode ser entendida? E qual é seu propósito?
        • Introdução à Literatura Mundial (Harvard University) - Site da Annenberg Learner - O curso trabalha com a análise de treze obras de eras, lugares, culturas, línguas e tradições completamente diferentes. O objetivo é abrir um mundo de conexões e experiências a partir do estudo da literatura mundial.
        • Jack Kerouac (Naropa University) - Site para Consulta I e Site para Consulta II - O curso discute a vida e obra de Jack Kerouac e outras figuras da cena literária. As palestras estão divididas em duas partes.
            • Milton (Yale University) - YouTube - iTunes Vídeo - Faça o download do curso aqui - O curso pretende estudar a poesia de John Milton, com foco em suas fontes literárias, seus contemporâneos, sua prosa polêmica, e sua influência decisiva na trajetória da poesia Inglesa.
              • O Teatro Popular Elisabetano e Jacobino (Oxford University) - Site Oficial - As palestras apresentam seis peças do teatro do período isabelino e jacobino. Considerados como clássicos da literatura inglesa, o objetivo é ampliar a compreensão do teatro que Shakespeare escreveu, utilizando um drama que não seja do autor.
              • O Contexto do Inglês Antigo (Oxford University) - Site Oficial - O curso trabalha com grandes clássicos da literatura inglesa antiga, com o intuito de contextualizar as histórias e as épocas em que foram escritas.
              • Poesia do século 18: De Dryden até Wordsworth(Brandeis University) - Áudio - O curso faz uma análise da poesia do século 18. Desde John Dryden até William Wordsworth.
              • Ficção Científica e Política (Emory University) - iTunes Áudio - Site para Consulta - O curso tem como objetivo analisar as possíveis previsões feitas na literatura de ficção científica sobre política. As palestras oferecem comentários explícitos sobre a evolução política e social das sociedades e como isso foi representado nas obras literárias de várias épocas.
                • Spenser and Milton (Brandeis University) - Áudio - Edmund Spenser e John Milton são os dois maiores poetas ingleses não-dramáticos dos séculos XVI e XVII. O objetivo do curso é utilizar as obras como uma maneira de pensar sobre questões poéticas, estéticas, religiosas e políticas de uma forma não-shakespeariana.
                • Análise das Peças de Shakespeare (Brandeis University) - Áudio - Este é uma análise sobre a carreira e peças de Shakespeare. As palestras apresentam as semelhanças e diferenças entre os géneros escolhidos pelo autor, e como essas escolhas refletem seu pensamento sobre teatro, sociedade e vida ao longo de sua carreira.
                • O Romance Americano Desde 1945 (Yale University) -  iTunes Áudio - Vídeo - Faça o download do curso aqui - No curso, os estudantes vão analisar uma grande variedade de obras do romance americano, desde 1945 até o presente. Os temas são apresentados de acordo com o desenvolvimento do gênero.
                • The Hobbit (Washington College) - iTunes - Site Oficial - Mais informações aqui - O curso é baseado na obra O Hobbit, de J. R. R. Tolkien. As palestras têm como objetivo mostrar a complexidade e sofisticação do livro publicado em 1937.
                • O Ofício do verso: A Literatura de Jorge Luis Borges (Harvard University) - Áudio - O curso pretende analisar as obras de Jorge Luis Borges, focando nos traços e estilos literários utilizados pelo autor em seus versos. O objetivo é analisar os versos para desmistificar o ofício de fazê-los. 
                • Recursos para Escrita (Naropa University) - Site Open Culture - O curso discute várias formas de escrever incluindo organização de ideias, consciência, vozes e edição. As palestras também enfatizam a importância da ausência de ego do escritor para o desenvolvimento de obras originais.

                Soft Skills: Porque são essenciais para uma carreira de sucesso?

                Soft Skills: Porque são essenciais para uma carreira de sucesso?

                O que são as  soft skills e para que servem? Qual a sua importância para os profissionais e líderes? Estas capacidades relacionadas com a  personalidade, atitude e valores de cada pessoa são cada vez mais procuradas no mundo laboral.

                Inscreva-se e baixe este eBook gratuitamente


                Tags:

                Aviso de cookies: Nós usamos cookies próprios e de terceiros para melhorar os nossos serviços , para análise estatística e para mostrar publicidade. Se você continuar a navegar considerar a aceitação de seu uso nos termos estabelecidos nos Política de Cookies.