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5 dicas para lidar com pessoas negativas

      
Pessoas negativas estão em todos os lugares, por isso, é essencial saber lidar com elas.
Pessoas negativas estão em todos os lugares, por isso, é essencial saber lidar com elas.  |  Fonte: Shutterstock

 

Pessoas negativas estão em todos os lugares, por isso, é essencial saber lidar com elas. Se tem que lidar com este tipo de pessoas em casa ou no trabalho, saber como controlar as suas emoções para não afetar a outra pessoa pode ajudar. Consulte 6 dicas para lidar com pessoas negativas:

 

» Como lidar com emoções negativas no trabalho
» 4 pessoas com as quais tem que se relacionar no trabalho
» 4 tipos de pessoas que decepcionam na entrevista de emprego

 

 

1. Evite confrontos no calor da emoção

Utilize esta regra como regra geral de gestão de conflitos. Quando as suas emoções estão no topo você deixa de pensar racionalmente e perde o seu equilíbrio mental e emocional. Portanto, antes de se envolver em conflitos, procure libertar-se de todas as suas emoções para só então tentar encontrar a solução.

 

 

2. Mantenha-se alerta

Quando somos confrontados com emoções negativas, a tendência é para não reagirmos bem. Por isso, tem que se consciencializar desses sentimentos e manter-se alerta como forma de precaução.

 

 

3. Reconheça os sentimentos alheios

Desarmar alguém que é negativo é muito simples, desde que reconheça os sentimentos dessa pessoa. Ao ser compreensivo, elimina o espaço para um confronto e a intensidade da emoção da outra pessoa diminui consideravelmente, permitindo que haja uma conversa civilizada.

 

 

4. Descubra as boas intenções

Embora algumas pessoas sejam mal intencionadas, grande parte das pessoas envolve-se num conflito por acreditar em algo. As emoções negativas são geradas pelo medo, pelo que ao entender as boas intenções dessa pessoa conseguirá colocar-se no lugar dela e agir de maneira mais empática.

 

 

5. Abdique da razão

Pode ser um passo particularmente difícil, mas também pode ser o que lhe falta para conseguir resolver um possível conflito. Lembre-se que, tal como você, a outra pessoa também está a defender um ponto de vista e, em muitos casos, é essencial reconhecer que ela tem razão. Mantenha o foco na procura de soluções e dedique-se a trabalhar em parceria.

 

 


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