text.compare.title

text.compare.empty.header

Notícias

Infográfico: educação x Tecnologia: o que dificulta esta aliança?

      
(Crédito: Ojo Fotos)
(Crédito: Ojo Fotos)

 

A inclusão das novas tecnologias na educação é uma tendência crescente. O recurso ao uso de blogs, videoaulas e educação à distância tem vindo a crescer cada vez mais no meio académico tornando a aprendizagem muito mais interativa. No entanto, a tecnologia ainda esbarra em fatores que dificultam o seu avanço académico.

 

» Infográfico: Big Data e ensino adaptativo são mudanças previstas na educação mundial até 2020
» Infográfico: como a tecnologia influencia a criatividade na educação
» Infográfico: fique a saber o que é a educação híbrida e porque é que é uma tendência na educação

 

O estudo NMC Horizon Report: 2014 Higher Education Edition, que foi divulgado no início do ano sobre as tendências da tecnologia na educação, revelou os empecilhos existentes nas instituições de ensino e nas aulas. São eles:

 

 

Educação x tecnologia: o que dificulta esta aliança?

 

 

Formação dos docentes

Para que sejam dadas boas aulas de História e de Matemática é necessário ter professores motivados e com execelentes conhecimentos, capazes de transmitir os seus conhecimentos aos alunos. Para ensinar tecnologia a situação é a mesma: um docente transmitirá o conhecimento que possui e por isso é essencial que domine os temas facto que ainda não acontece no mundo todo.

 

Outra dificuldade apontada é a quantidade de professores que em muitos países ainda lutam contra as ferramentas online. O aluno terá contacto com aquilo que lhe for apresentado na aula, ou seja, se quem ensina não inserir a inovação no seu método de ensino, dificilmente as novas tecnologias ganharão mais espaço.

 

Por fim, a educação não deve limitar-se a apresentar apenas as ferramentas digitais mostrando que elas existem, mas incentivar também o seu uso criativo entre os estudantes, colaborando com a formação de futuros profissionais diferenciados no mercado de trabalho.

 

 

Tecnologia x Instituições de ensino

A internet, que deveria formar uma aliança poderosa com as instituições de ensino, passou a ser vista por muitas universidades como uma ameaça à sua existência.

 

A possibilidade de fazer cursos online, como os MOOCs, e de assistir às aulas dos melhores professores do mundo sem sair de casa reduziu o interesse dos alunos em aderir aos cursos presenciais nas faculdades que, por sua vez, deixam de lado as inovações e permanecem com velhos modelos.

 

O cuidado que as instituições devem ter em conta diz respeito justamente ao seu modo como ensinam: o NMC Horizon Report aponta a união dos métodos de ensino presencial e a distância (a chamada Educação Híbrida), além do uso da internet para captar a atenção os estudantes como duas das possíveis formas de recuperar o interesse pelas salas de aula tradicionais.

 

As universidades devem, portanto, deixar de encarar a tecnologia como uma inimiga do seu sucesso e adotar o velho ditado: “Se não podes vencê-los, junta-te a eles”.

 

 


Tags:

Aviso de cookies: Nós usamos cookies próprios e de terceiros para melhorar os nossos serviços , para análise estatística e para mostrar publicidade. Se você continuar a navegar considerar a aceitação de seu uso nos termos estabelecidos nos Política de Cookies.