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Aprenda a desligar-se do trabalho e equilibre a sua vida pessoal

      
Fonte: Shutterstock
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Smartphones, notebooks, tablets. Já pensou que os recursos tecnológicos que tanto facilitam a nossa vida também são grandes vilões na altura de conciliar a carreira e a vida pessoal?

 

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Um estudo da Chartered Society of Physiotherapy, entidade que representa os fisioterapeutas do Reino Unido, analisou os hábitos de mais de 2000 trabalhadores e revelou que a média de horas extra no trabalho por causa desses dispositivos é de duas horas por dia, o que está a gerar problemas de saúde como a tendinite. Não é à toa que é cada vez mais difícil conciliar o trabalho com a vida pessoal.

 

Por mais difícil que possa parecer, manter esse equilíbrio não é impossível. A chave para isso passa por dois conceitos: organização e motivação.

 

O primeiro requisito envolve o planeamento. Para não se afogar em compromissos, mantenha horários regulares na sua agenda, fazendo questão de reservar alguns momentos do dia para si. Uma boa maneira de manter um espaço para o lazer, que funciona para quem sente dificuldade em desligar-se, é matricular-se numa aula. Desta forma, é possível exercer um hobby, como cozinhar ou dançar, mas sem ter a sensação de estar completamente ocioso. Marcar essas aulas durante a semana é fundamental para intercalar com o stress do dia-a-dia. Reserve o fim de semana para momentos de maior descontração.

 

Fazer uma pequena pausa ao longo do dia ajuda a desligar-se do trabalho e também a organizar melhor os seus problemas pessoais. Crie uma rotina e reserve todos os 15 minutos na sua agenda para se dedicar a si mesmo e sinta a diferença.

 

Manter uma meta de horário máximo para sair do trabalho é uma ótima opção para quem tem tendência a fazer muitas horas extra. Neste requisito, é importante lembrar que esse horário estipulado deve ser o horário limite para continuar a trabalhar. Ficar a trabalhar até tarde, muitas vezes até mesmo a partir de casa, é frequentemente improdutivo e ameaça a qualidade do seu sono, o que é muito prejudicial para a saúde.

 

Seguindo essa mesma linha de raciocínio, voltamos aos vilões do trabalho extra: os aparelhos digitais. Aprenda a desligar-se impondo metas pessoais. Por exemplo, criando áreas da sua casa em que não seja permitido o uso de smartphones. O ideal é manter ambientes como o quarto enquanto espaço exclusivo para relaxar.

 

Tal como preservar os ambientes, é necessário delimitar o uso da internet em períodos específicos. Evitar usar aparelhos eletrónicos durante as refeições é fundamental. Em geral, são momentos de convívio familiar, que devem ser bem aproveitados. Transforme, por exemplo, o jantar num ritual para espantar o cansaço e o stress, através de conversas agradáveis com a família ou os amigos.

 

Falando em entes queridos, eles são os principais responsáveis pelo segundo conceito de que falamos – a motivação. Valorize os momentos que passa com as pessoas de quem gosta deixando de lado o trabalho e concentrando-se em períodos de descontração. Pense que, ao divertir-se e ao descansar, ficará cada vez mais motivado para enfrentar os mais diversos problemas.

 

Para manter esse contacto é importante estar presente ainda que nem sempre com muita frequência. Nesse caso, reservar um dia do fim de semana para se encontrar com os amigos pode ser muito eficaz.

 

E, por último, caso seja realmente muito difícil lidar com todos os compromissos, não tenha medo de pedir ajuda. Conte com os seus colegas e amigos para o ajudarem nos períodos difíceis e caso seja necessário, delegue funções.


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