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Como lidar com personalidades diferentes no trabalho

      
Fonte: Shutterstock
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Conflitos entre pessoas com personalidades opostas ou divergentes podem afetar a sua produtividade e o seu foco no ambiente de trabalho. Fique a conhecer dicas que o podem ajudar a lidar com isso de forma equilibrada e bem-sucedida:

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Faça críticas de maneira sábia e equilibrada

Pode até achar que está completamente certo das suas opiniões e que elas são extremamente relevantes para as pessoas com quem trabalha, mas os seus colegas podem pensar de forma diferente. Sobretudo quando as críticas são negativas e delicadas, a tendência é para assumir uma posição defensiva, muitas vezes impenetrável. Para evitar este tipo de reação, é necessário fazer o que ficou conhecido como a "técnica sanduíche". Comece com um comentário positivo sobre a pessoa, continue com palavras abrasivas e assertivas, apontando a falha que deseja reparar, e finalize com outro comentário positivo. Por exemplo: “O trabalho que tem vindo a desenvolver está realmente ótimo, mas seria ainda melhor se você conseguisse cumprir com os prazos, para conseguirmos manter a qualidade apresentada até agora”.


Pergunte-lhe como trabalha

Cada um tem um ritmo e metodologia de trabalho particulares para cumprir com os seus objetivos. Algumas pessoas, por exemplo, não trabalham bem com e-mails e preferem conversar pessoalmente ou por telefone. Da mesma maneira que gostaria que os outros respeitassem as suas preferências e personalidade, também deve estar disposto a aceitar que as outras pessoas não trabalham como você.


Escolha as suas batalhas

Para cada conflito em que se envolve no trabalho existe um custo, muitas vezes um sacrifício. Estes conflitos podem ocorrer com clientes, fornecedores, colegas e também com seu chefe. Tendo em conta todas as implicações e particularidades de cada situação, deve escolher bem os conflitos em que se vai envolver e de que forma se vai posicionar.


Saiba que estão todos na mesma equipa

Mesmo que pertençam a departamentos diferentes, a empresa é uma só e os objetivos também. Entender isso, e lembrar-se disso, sobretudo nos momentos mais difícies, é algo essencial para que as suas diferenças com a outra pessoa não sejam transferidas para a esfera pessoal.


Respeite a especialidade de cada um

O objetivo principal de muitos profissionais é ser reconhecido e respeitado. O contrário é sempre encarado como sendo um desaforo e uma falta de educação. Perceber que cada individuo tem qualidades e especialidades únicas, pelas quais deve ser reconhecido e respeitado, é essencial para que a diversidade no seu ambiente de trabalho não seja encarada como algo negativo e improdutivo.




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