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9 grandes empresas participam na II edição do Jumping Talent em Portugal para captar os melhores talentos universitários

      

O Jumping Talent, organizado pela segunda vez em Portugal pelo Universia, aproxima-se da grande final.

 

Dia 24 de Março, na Câmara de Comércio, um grupo de 70 jovens com um excelente perfil académico e um elevado potencial terá oportunidade de demonstrar as suas competências sociais perante os coaches de algumas das melhores empresas, entre elas a Accenture, ANA Aeroportos, AON, Auchan Portugal Hipermercados, Deloitte, Jerónimo Martins, Leroy Merlin, L´Oréal e Santander Totta. Será um dia marcante na vida destes jovens, bem como na forma de recrutar em Portugal.

 

As empresas participantes terão aqui a possibilidade de eleger o melhor talento universitário, num ambiente totalmente descontraído, informal, original e cativante. Para o processo de apuramento dos finalistas foram feitas entrevistas telefónicas, e realizados assessments em Lisboa, Porto e Coimbra.

 

Os potenciais finalistas ainda podem candidatar-se em jumpingtalent.universia.pt até ao dia 28 de fevereiro.

 

Depois de assistirem e de participarem em diversas provas para aferir as competências dos candidatos, as empresas poderão escolher os que melhor se adequem ao perfil que procuram em áreas tão distintas como comunicação, marketing, gestão, economia, recursos humanos, direito, matemática, psicologia, engenharias, etc.

 

Perfil dos candidatos
Em relação à idade média dos finalistas, esta ronda os 23 anos, sendo que 75% dos finalistas já concluiu o mestrado ou encontra-se a frequentar o mesmo.

Em termos de licenciaturas, o maior número de candidatos provém de Gestão, seguindo-se Ciências da Comunicação/Comunicação Social, Engenharia Civil, Negócios/Relações Internacionais e Direito.

 

Em relação aos mestrados, o maior número de candidatos provém novamente de Gestão, Engenharia Civil, Marketing, Ciências da Comunicação, Economia e Engenharia Industrial e Gestão.

 

As instituições de ensino superior mais representadas em termos de candidatos são, por ordem decrescente, a Universidade Católica Portuguesa, Universidade do Minho, Universidade de Aveiro, Universidade de Lisboa, Universidade do Porto, Universidade Lusíada, Universidade de Coimbra, ESTHE, Instituto Politécnico de Coimbra, ISCTE-IUL, ISMAI, Universidade Nova de Lisboa e ISCET.

 

 

Testemunho das empresas recrutadoras:


Quais são as expectativas em termos de recrutamento para esta segunda edição do Jumping Talent?

• Jerónimo Martins: esperamos encontrar candidatos interessantes para as próximas edições dos nossos programas de Management Trainees e/ou Summer Internship Program.


• ANA Aeroportos: esperamos conhecer novos talentos de uma forma criativa e dinâmica, de forma a poder cativar os melhores candidatos para o programa de Trainees ANA.


• L’Oréal: o Jumping Talent é uma oportunidade de recrutar de uma forma original, o que se adequa às atuais políticas de recrutamento do grupo, onde se procura, de forma inovadora, encontrar e recrutar os melhores talentos do mercado. O Jumping Talent oferece ainda a possibilidade de cruzar formações diferenciadas e oportunidades de experiências profissionais diversas, outra das apostas da L’Oréal.


• Deloitte: esperamos encontrar candidatos com vontade de abraçar desafios e de chegar cada vez mais longe.


• Banco Santander Totta: consideramos que o sucesso até agora conquistado está relacionado com a qualidade das nossas equipas, esperando que o Jumping Talent nos permita conhecer alguns dos melhores talentos universitários.


• Auchan Portugal Hipermercados: Queremos recrutar 15 talentos.


• Leroy Merlin: A Leroy Merlin vai participar pela primeira vez no Jumping Talent, e as expectativas são elevadas, pois sabemos que temos oportunidade de contactar com estudantes de potencial elevado, a nível nacional, resultantes de um processo de recrutamento inovador e rigoroso. No âmbito da nossa estratégia de Recursos Humanos, este evento enquadra-se num dos nossos pilares estratégicos de maior importância: Captar e Reter Talento, para fazer face ao nosso plano de crescimento. Este evento vem permitir-nos comunicar as nossas oportunidades de carreira e identificar jovens que façam "fit" com as mesmas: apaixonados e criativos, profissionais e competentes, alinhados com os nossos valores e projecto empresa.

• AON: Aceder a uma base de candidatos de grande qualidade e que se ajustem ao perfil e necessidades da nossa firma.

 

Quais são as competências sociais mais valorizadas num candidato durante o processo de recrutamento?


• Jerónimo Martins: a agilidade de aprendizagem e as capacidades de comunicação e relacionamento pessoal.


• ANA Aeroportos: o sentido de responsabilidade, a dedicação, o espírito de iniciativa, a comunicação, a capacidade autodidata, o empreendedorismo, a organização e o dinamismo são as competências sociais que mais valorizamos num candidato.


• L’Oréal: a capacidade para estabelecer uma visão estratégica, o empreendedorismo, a liderança, a ambição para si e para os outros são algumas das capacidades que mais valorizamos, mas também a recetividade à cultura, a capacidade de observar o mundo, a abertura à diferença, o respeito pelos princípios éticos e, sobretudo, a paixão e entusiasmo.


• Deloitte: valorizamos sobretudo candidatos que demonstrem uma vontade inequívoca de aprender, que gostem de trabalhar em equipa com foco em objetivos, e que se vejam a desenvolver a sua atividade em ambientes altamente desafiantes, ao lado de especialistas com os quais poderão aprender e estar preparados para estar lado a lado com clientes de topo.


• Santander Totta: valorizamos candidatos com uma sólida cultura geral, ativamente envolvidos com o meio social envolvente, dotados de sentido crítico e inovador, capazes de pensar “out of the box“ e ainda com um drive muito forte.


• Auchan Portugal Hipermercados: Resiliência; flexibilidade; humildade; trabalho em equipa; partilha; compromisso; capacidade de relacionamento interpessoal; abertura para incorporar novas aprendizagens.


• Leroy Merlin: No processo de recrutamento, na Leroy Merlin valorizamos as competências de comunicação e relacionamento interpessoal, orientação ao cliente, autonomia, iniciativa, empreendedorismo e responsabilização, e sobretudo o espírito de inter-ajuda e de trabalho de equipa.


• AON: Espírito colaborativo, capacidade de trabalhar em equipa, curiosidade e ambição.


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