text.compare.title

text.compare.empty.header

Notícias

Escola Superior de Tecnologia do IPCA recebe mil alunos do secundário

      
Foto: IPCA
Foto: IPCA

A Escola Superior de Tecnologia (EST) do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), em Barcelos, vai receber, nos dias 13 e 14 de abril, a visita de cerca de mil alunos do ensino secundário e profissional, provenientes de escolas de vários concelhos, no âmbito de mais uma edição da OPEN EST. Nos dois dias, as visitas decorrem das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.

A OPEN EST vai proporcionar a participação daqueles jovens em mais de uma dezena de workshops nas áreas do design, da criação de videojogos, da robótica, das tecnologias e da informática médica. Os alunos vão, ainda, visitar várias exposições que estarão patentes no Centro de Investigação e Desenvolvimento de Jogos Digitais do IPCA.

Este ano, a OPEN EST será visitada por alunos de escolas de Barcelos, Braga, Espinho, Ponte de Lima, Porto, Riba de Ave, Santo Tirso e Tondela.

O PROGRAMA da OPEN EST 2015 prevê as seguintes ações por curso de licenciatura:

DESIGN GRÁFICO

Exposição de Desenho e Ilustração
Apresentação de diversos projetos realizados no âmbito de unidades curriculares de Desenho das licenciaturas em Design Gráfico e Design Industrial, bem como no Mestrado em Ilustração e Animação.

Exposição de Design Gráfico
Apresentação de diversos projetos realizados no curso de Design Gráfico, no âmbito de unidades curriculares de Projeto.

Workshop “Instalação Tipográfica”
Os participantes ficarão a conhecer algumas das características formais das letras do alfabeto latino, através de um jogo de relações entre carateres e os respetivos alfabetos. Será apresentado um conjunto variado de tipografias e typedesigners e dada a conhecer a forma da tipografia. Será, também, aplicada uma técnica de reprodução de baixo custo. O jogo será materializado através da técnica de stencil, uma forma informal e rápida de reproduzir imagens através de uma máscara em cartão e tinta.

DESIGN INDUSTRIAL

Workshop “Exemplo de um Projeto IPCA + Potencial dos Equipamentos
Demo: Create your 3D Avatar
Demonstração sobre como criar um avatar tridimensional através da digitalização 3D de uma parte do corpo e da transformação desse resultado numa geometria constituída por superfícies triangulares. Este processo serve para a criação de modelos digitais tridimensionais de zonas corporais específicas como complemento ao desenvolvimento de produtos.

Demo: From problem to physical solutions
Demonstração em tempo real de produtos desenvolvidos para empresas de referência. Esta demonstração será realizada pelos próprios alunos de alguns dos projetos desenvolvidos no curso de licenciatura em Design Industrial e onde será contada a história por detrás de cada projecto com uma demonstração real do produto.

Demo: 3D Printing
Esta atividade pretende exemplificar várias tecnologias de impressão 3D, para fabricação aditiva de peças com vários níveis de complexidade, dimensão de pormenores, e materiais. Serão abordadas as potencialidades e também as limitações das tecnologias disponíveis no IPCA.

Exposição de Design Industrial
Esta exposição apresenta diversos projetos realizados no curso de Design Industrial e no Mestrado em Design e Desenvolvimento de Produto, no âmbito de unidades curriculares de projeto.

Apresentação do curso de Design Industrial + Testemunhos de alunos
Nesta sessão serão abordados temas relacionados com as áreas do design industrial e do produto, uma iniciativa que visa entre outros objetivos, a divulgação de novas perspetivas de percursos e processos inerentes ao projeto do Design. Contaremos com a projeção de alguns trabalhos de alunos do curso de Design Industrial e também com a presença de ex-alunos que nos apresentarão os seus testemunhos relativos às suas experiências no mercado de trabalho.

ENGENHARIA EM DESENVOLVIMENTO DE JOGOS DIGITAIS

Workshop “GameSalad”
Este workshop introduz a plataforma GameSalad como uma base para o desenvolvimento de jogos digitais. GameSalad é a plataforma ideal para efetuar uma primeira abordagem ao desenvolvimento de jogos, pois foi concebida com o propósito de permitir criar jogos sem o recurso a uma linguagem de programação. O GameSalad oferece ambientes de desenvolvimento para Windows e Mac OS, possibilitando a publicação dos jogos numa grande variedade de plataformas, incluindo iOS, Android, HTML5 e Mac Desktop.

Exposição Interativa
Com esta exposição pretende-se dar a conhecer as mais recentes tecnologias utilizadas para o desenvolvimento de videojogos, nomeadamente os motores de jogos, equipamentos de Motion Capture, entre outros. Será ainda possível aos visitantes terem contacto, de uma forma interativa, com videojogos desenvolvidos por alunos da Licenciatura em Engenharia em Desenvolvimento de Jogos Digitais.

ENGENHARIA ELETROTÉCNICA E DE COMPUTADORES

Workshop “Robôs Voadores”
Este workshop consiste na explicação e demonstração de um conjunto atividades relacionadas com o controlo e navegação inteligente de robôs voadores. Mais concretamente, serão apresentados dois modos de controlo autónomo do robô: num o robô deverá seguir uma linha e, no outro, uma pessoa.

Exposição “Investigação & Desenvolvimento: Engenharia Eletrónica e Computadores na Medicina”
A visão científica do trabalho de pesquisa no nosso laboratório centra-se em aumentar a informação à disposição do médico com o objetivo de melhorar a sua precisão dentro do centro cirúrgico. Para este fim, pretendemos integrar fontes de imagem, multimodalidade, combinados com modelos personalizados, bem como o fornecimento de um acompanhamento preciso das ferramentas cirúrgicas. Assim, na visita a este laboratório serão dados a conhecer alguns projetos, nas áreas da urologia, cardíaca e torácica, que envolvem realidade aumentada, cirurgia guiada e desenvolvimento de próteses personalizadas.

ENGENHARIA DE SISTEMAS INFORMÁTICOS

Workshop “Engenharia na Prática”
Pretende-se descrever de forma simples e clara o que são realmente algumas tecnologias, mostrando as suas vantagens e o que representam em termos de desafios para as organizações. No final deste workshop deseja-se que os participantes percebam a dimensão dos conceitos apresentados.

INFORMÁTICA MÉDICA

Workshop “Interface Cérebro-Máquina”
Neste workshop pretende-se demonstrar a utilização de sinais cerebrais e outros bio-sinais para interagir com dispositivos médicos, lúdicos e de entretenimento.


Tags:

Aviso de cookies: Nós usamos cookies próprios e de terceiros para melhorar os nossos serviços , para análise estatística e para mostrar publicidade. Se você continuar a navegar considerar a aceitação de seu uso nos termos estabelecidos nos Política de Cookies.