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Aprenda a mudar de ideias sem perder a credibilidade

      
Aprenda a mudar de ideias sem perder a credibilidade
Aprenda a mudar de ideias sem perder a credibilidade  |  Fonte: Shutterstock

A capacidade de mudar de ideias é uma qualidade essencial para qualquer liderança equilibrada. Se realizada com coerência, a mudança de curso irá transparecer outras qualidades, como a coragem e confiança. Porém, se mal executada irá parecer puro oportunismo e falta de convicção, abrindo espaço a instabilidade e a perda da credibilidade perante os seus colegas e superiores. A seguir, fique a conhecer cinco dicas para mudar de ideia sem perder a sua credibilidade:

1. Explique de que forma é que as suas ideias mudaram
Quando mudar de ideia é importante que os seus colegas percebam como e por que é que isso aconteceu. Mesmo que seja depois das decisões terem sido tomadas, deixe que as pessoas mais envolvidas sigam a sua linha de pensamento e garanta que elas sejam incluídas durante o processo. Antes que os rumores e especulações tenham início, explique-lhes de maneira explícita por que é que esse ajuste foi necessário.

2. Não deixe que ninguém se sinta abandonado
Cada membro da sua equipa deve entender o papel que irá desempenhar durante a mudança. Não permita que se sintam inseguros ou abandonados mas facilite para que a comunicação seja clara e assertiva em cada dúvida apresentada.

3. Uma mudança de estratégia não é uma mudança de objetivos
A não ser que esteja realmente a alterar as metas, assegure as pessoas que um ajuste na maneira como as coisas vão ser feitas não irá mudar o objetivo final da equipa.

4. A mudança vem da necessidade e não do oportunismo
Não apenas pela segurança da sua equipa, mas também pela credibilidade do seu trabalho como um todo (perante os outros departamentos da empresa, concorrentes e clientes) garanta a clareza de decisões e atitudes para que transpareçam a necessidade e não o oportunismo ou simples conveniência.

5. Deixe claro que todas as opiniões foram consideradas
Considerar é diferente de concordar ou de acatar. Não precisa de concretizar cada sugestão que cada um faz, mas sim de mostrar que os apontamentos foram ouvidos e considerados durante o processo de mudança. Valorizar a participação das pessoas é muito importante para manter a motivação e a unidade da equipa.

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