text.compare.title

text.compare.empty.header

Notícias

Universitários do Porto convidados a participar em concurso de empreendedorismo

      
Universitários do Porto convidados a participar em concurso de empreendedorismo
Universitários do Porto convidados a participar em concurso de empreendedorismo  |  Fonte: IPAM

Registe o seu CV grátis

Registe aqui

O concurso de empreendedorismo vai realizar-se no próximo dia 30 de março, pelas 15h00, no Campus do IPAM no Porto e é da responsabilidade do Instituto Português de Administração e Marketing (IPAM), a par com a comunidade de alunos da Base e a SOLO – empresa de desenvolvimento de software customizado.

Para defender as suas melhores ideias de negócio a concurso, os estudantes vão ter oportunidade de realizar pitchs de cerca de 20 minutos e assistir a um workshop sobre o modelo Minimum Viable Product (MVP)Modelo de Produto Mínimo Viável. Este modelo afirma-se como uma alternativa à estratégia tradicional de desenvolvimento de produto, assente num período prolongado de incubação em que o produto só é colocado no mercado quando está completamente pronto para ser comercializado.

Para apresentar aos estudantes as vantagens deste método bem como a melhor forma de o utilizar a organização do evento conta com as presenças de dois oradores da SOLO, Ricardo Lobo e Ighor Silva. A melhor ideia de negócio a concurso vai poder usufruir gratuitamente de um modelo MVP bem como de uma aplicação web, mobile ou de um software interativo para o negócio. Todavia a implementação do negócio é da responsabilidade dos vencedores.

Por modelo MVP, entenda-se o termo popularizado por Steve Blank, Eric Ries e Alex Osterwalder, que designa o menor produto que é possível colocar no mercado para validar os pressupostos de negócio e aprender rapidamente com o feedback dos clientes. Este modelo apresenta-se cada vez mais como uma estratégia adequada a uma economia em grande movimento e a contextos de pouca informação, destinando-se particularmente a empresas e a startups inovadoras com modelos de negócio ainda bastante em aberto.

Os early adopters são um segmento que se comprovou disponível para adquirir um MVP ou seja um produto novo com funcionalidades reduzidas mas com potencial. Estes consumidores costumam envolver-se com os produtos, estão atentos a possíveis problemas e disponíveis para fazer sugestões que ajudem a melhorá-los, influenciando outros clientes a aderirem à novidade. A mais-valia desta abordagem é permitir validar ou descartar uma nova ideia com o mínimo dispêndio de tempo e dinheiro.

Com esta iniciativa pretende-se reforçar a estreita relação do IPAM com o mercado empresarial, proporcionando aos seus estudantes um contacto próximo com os problemas, desafios e as oportunidades que os esperam profissionalmente.

Mais notícias sobre empreendedorismo disponíveis aqui.

Informa-te também sobre outros concursos de empreendedorismo, muitos deles de carater anual.

Quer saber mais?
Veja todas as notícias

Tags:

Aviso de cookies: Nós usamos cookies próprios e de terceiros para melhorar os nossos serviços , para análise estatística e para mostrar publicidade. Se você continuar a navegar considerar a aceitação de seu uso nos termos estabelecidos nos Política de Cookies.