text.compare.title

text.compare.empty.header

Notícias

CRIE O SEU PRÓPRIO NEGÓCIO: selecione a sua estratégia

      
CRIE O SEU PRÓPRIO NEGÓCIO: selecione a sua estratégia
CRIE O SEU PRÓPRIO NEGÓCIO: selecione a sua estratégia  |  Fonte: Shutterstock

Iniciar um negócio próprio é um caminho que envolve vários percalços, e um dos mais fatais implica a escolha de estratégias erradas ou desajustadas. Pode tratar-se de um erro concetual ou de implementação.

Fique a conhecer a lista dos erros mais comuns:

1. Ainda não decidiu qual será o seu campo de atuação. Demore o tempo necessário para descobrir qual será o negócio mais adequado ao seu perfil. Não será penalizado por oportunidades perdidas. O processo de seleção implica bastante planeamento e a sua experiência e sabedoria no ramo são vitais para o seu sucesso.

2. Um problema frequente é não ter o dinheiro suficiente para se lançar num negócio próprio. No entanto, nem todos os negócios exigem muitos fundos iniciais.

3. Não tente começar um negócio que possa ser muito desafiante. Claro que não deve fugir de um negócio só porque ele lhe parece assustador – todos o são – mas reconheça os seus limites, e não comece pelo impossível.

4. Tente identificar um negócio com potencial económico a longo prazo. Siga o conselho de Wayne Gretzky: “vá para onde a bola está a ir, e não para onde ela está”.

5. Tenha em mente que os especialistas, regra geral, dão-se melhor do que quem não é especialista. Pense no seguinte: está gravemente doente ou sofreu um acidente e magoou-se de tal forma na perna ou no braço, que começa a ver a sua rotina diária afetada. Vai a um médico da especialidade ou insiste em ser seguido por um médico de clínica geral?

6. Invista num negócio que vai crescer no mercado de hoje e de amanhã. Muitos pequenos negócios falham porque as grandes superfícies oferecem mais variedade a preços inferiores.

7. Evite a todo o custo negócios que se baseiam apenas na competição pelo preço. Se o seu preço não é o mais baixo, muito provavelmente os clientes não vão aparecer!

8. A maior parte dos negócios que oferecem serviços têm um poder de preço mais alto. Ou seja, esses negócios não são obrigados a competir baseando-se apenas nos preços. Nestas situações, os clientes estão dispostos a pagar um pouco mais por um serviço melhor.

9. Pondere se será boa ideia apostar num negócio desconhecido quando pode apostar em algo que conhece bem.

Veja todas as notícias

Tags:

Aviso de cookies: Nós usamos cookies próprios e de terceiros para melhorar os nossos serviços , para análise estatística e para mostrar publicidade. Se você continuar a navegar considerar a aceitação de seu uso nos termos estabelecidos nos Política de Cookies.