text.compare.title

text.compare.empty.header

Notícias

Hábitos que podem passar uma imagem errada sobre si no trabalho

      
Hábitos que podem passar uma imagem errada sobre si no trabalho
Hábitos que podem passar uma imagem errada sobre si no trabalho  |  Fonte: Shutterstock

“A primeira impressão é tudo". Quem nunca ouviu esta frase? No entanto, o que muitas pessoas esquecem é que uma imagem não se constrói apenas na primeira impressão. As pessoas são avaliadas consoante os hábitos e posturas que transmitem diariamente. Algumas atitudes, por exemplo, podem passar uma mensagem totalmente oposta àquela que gostaria. Conheça alguns hábitos que podem “estragar” a sua imagem no trabalho:

MENTES FECHADAS, PORTAS FECHADAS

Dificilmente as pessoas apreciam trabalhar com alguém que é irredutível ou que tem a mente fechada. Deixar de ouvir sugestões e conselhos da equipa – ou não os pedir de todo independentemente da ocasião – pode passar justamente essa imagem a seu respeito. Procure ouvir o que os seus colegas têm a dizer e mostre-lhes que a visão deles também é relevante na realização das tarefas.

CONTROLANDO AS EMOÇÕES

É normal, no meio das frustrações e possíveis deceções dentro de uma empresa, que tenha dias muito maus que o façam ficar mal-humorado e até possivelmente distribuir uma ou duas respostas mais ríspidas. No entanto, é muito negativo para a sua imagem quando isso se torna um hábito. “Explodir” é uma das maneiras mais repudiadas de se lidar com algo ou alguém. Um bom líder – assim como um bom funcionário – procura soluções e é firme quando necessário, mas sem gritos, ataques de fúria ou de desrespeito.

ATENÇÃO À CUSQUICE

Tão presente no quotidiano das empresas, a cusquice é, possivelmente, um dos principais problemas quando se trata de imagem. Um comentário maldoso sobre algum colega pode prejudicar de modo permanente a sua carreira. Por isso, cuidado ao falar de alguém! Evite misturar o lado pessoal com o profissional e mantenha-se afastado de conversas que envolvam fofocas.

SENTIDO DE HUMOR, PRECISA-SE

As pessoas tendem a seguir – e a admirar – quem se mostra apaixonado pelo que faz, porém, elas também apreciam quem sabe executar as suas funções com bom humor. É claro que algumas ocasiões pedem seriedade, mas não é necessário estar sempre sério. Saber dosear a sua paixão e as suas responsabilidades com humor faz com que o ambiente de trabalho pareça mais amigável e leve, algo ao qual a maioria das pessoas tende a reagir muito bem.

Veja todas as notícias

Tags:

Aviso de cookies: Nós usamos cookies próprios e de terceiros para melhorar os nossos serviços , para análise estatística e para mostrar publicidade. Se você continuar a navegar considerar a aceitação de seu uso nos termos estabelecidos nos Política de Cookies.