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A simpatia pode aumentar a sua liderança no trabalho

      
A simpatia pode aumentar a sua liderança no trabalho
A simpatia pode aumentar a sua liderança no trabalho  |  Fonte: Shutterstock

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Existe uma característica muito importante para quem pretende tornar-se num líder influente no trabalho: a capacidade de ser simpático. Apesar de algumas vezes não ser tida em consideração, a simpatia é importante, pois está muito ligada à inteligência emocional, indo além dos conhecimentos técnicos e das experiências profissionais. Esta qualidade costuma ser fundamental para aumentar a influência e o carisma na equipa, fazendo com que a pessoa passe a ser cada vez mais valorizada pelos colegas.

Pensando nisso, listamos abaixo 5 dicas para ser mais simpático e aumentar a sua influência no trabalho. Veja a seguir:

1 - Pense positivamente

É importante manter a mente positiva no trabalho, eliminando preocupações desnecessárias. Procure ver como pode tirar o melhor proveito de cada situação, mesmo que alguma coisa não tenha corrido tão bem. Identifique o que pode aprender com os seus colegas de trabalho, encarando-os como parceiros e não como concorrentes. Lembre-se que costuma atrair e emitir o que mentaliza. Cultivando pensamentos negativos, acabará por transmiti-los à equipa, afastando cada vez mais as pessoas com quem trabalha.

2 - Encare a possibilidade de aprender com os seus erros

Regra geral, as pessoas influentes costumam procurar formas de aprender com os erros. Em vez de reclamarem por terem cometido uma falha, elas procuram transformá-la numa lição, identificando o que é necessário mudar para não voltarem a repetir o mesmo erro.

3 - Mantenha o foco na comunicação

É importante saber comunicar devidamente com a equipa de trabalho. Muito além do simples “bom dia”, é preciso sobretudo partilhar ideias com os colegas, prestando atenção ao que eles dizem e respeitar as opiniões diferentes da sua. Não tenha medo de pedir sugestões e de perguntar sempre que surja alguma dúvida. Grandes líderes costumam estar sempre interessados em aprender alguma coisa nova com os seus colegas, valorizando os seus pontos de vista.

4 - Seja simpático

Ao falar com os seus colegas de trabalho, é importante manter um tom afável, estando atento à maneira como se dirige aos outros e ao seu vocabulário. Ao mesmo tempo que é necessário manter esse tom amistoso, também deve ser confiante ao falar, mostrando firmeza nas suas palavras, o que contribuirá para manter a sua credibilidade na empresa.

5 - Tenha flexibilidade

As pessoas influentes costumam ter a capacidade de se adaptar mais facilmente a novas situações, como mudanças na equipa e alterações de funções na empresa, por exemplo. Além disso, elas costumam "pensar fora da caixa", procurando lidar da melhor forma com as diferenças, respeitando-as. Essas atitudes também são fundamentais para ganhar a admiração do seu chefe e dos colegas de trabalho.


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