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O que é a gestão de projetos?

      
Na prática o que constitui o trabalho de um gestor de projetos?
Na prática o que constitui o trabalho de um gestor de projetos?  |  Fonte: iStock

Tarefas associadas à gestão de projetos

Na prática o que constitui o trabalho de um gestor de projetos? Que tipo de tarefas estão associadas a esta área?


Levantamento de requisitos 

Em primeiro lugar o gestor do projeto irá levantar os requisitos do projeto, isto é, irá analisar que problema é que este projeto irá solucionar ou que necessidade vem suprimir. Para isso, serão auscultados os clientes, os utilizadores, serão feitas análises de concorrência, isto é, irá ter-se em consideração todos as partes que possam ter interesse no projeto (stakeholders). O gestor de projeto poderá ter auxílio do departamento de marketing e dos departamentos ou profissionais que estejam envolvidos na execução do projeto para garantir um levantamento pormenorizado dos requisitos.

Planeamento

Para planear a execução é necessário partir o projeto em partes mais pequenas, criando tarefas que serão estimadas. Também é necessário analisar que tarefas bloqueiam o progresso, que tarefas podem ser desenvolvidas em paralelo. As estimativas serão feitas em conjunto com os departamentos ou profissionais que irão executar essas tarefas.

Gestão do Risco

Na parte do planeamento também entra em consideração a gestão do risco, isto é, perceber e prever quais serão os fatores que podem afetar o desenvolvimento do projeto e preferencialmente pensar já em alternativas.

Monitorização e Acompanhamento

Durante a execução o gestor do projeto terá que acompanhar o progresso, confirmar que o ritmo da execução corresponde às estimativas do planeamento, caso contrário terá que atualizar o planeamento. Para além disso, cabe ao gestor de projeto tomar decisões como a aprovação de horas extraordinárias para cumprir os prazos de entrega ou então, negociar com os clientes novos prazos de entrega. A monitorização e acompanhamento diz respeito não só à gestão interna mas também ao contato com os clientes.

Entrega do Projeto

Quando o projeto se encontra finalizado o gestor deve tratar de fechar o projeto, isto é, garantir que o projeto cumpriu todo os requisitos. Posteriormente deve tratar da entrega com o cliente, incluindo materiais associados como manuais. Por fim, existe outra parte muito importante relacionada com a avaliação do projeto. A execução correspondeu ao planeado? O que correu bem? O que correu mal? Isto é, após cada projeto deve fazer-se uma avaliação para levar conhecimento para o próximo.

Áreas de atuação

Os gestores de projetos são transversais a todas as áreas que funcionem com projetos. Assim, temos gestão de projeto nas seguintes áreas:

  • Tecnologias da Informação (Software, Hardware)

  • Construção

  • Marketing Digital

  • Comunicação

  • Cinema

  • Indústrias Transformadoras

  • Indústria Automóvel

O que acontece é que existem duas formas de se chegar a gestor de projeto, uma delas é ter cursos associados à Gestão de Empresas, Gestão Industrial ou inclusivamente MBAs. Outra forma é iniciar a carreira na área, com outras funções e progredir até este tipo de cargos através de um conjunto de qualidades técnicas e interpessoais. Normalmente, quando progridem até ao cargo de gestor de projeto são feitas certificações de gestão de projeto.

Certificações de Gestão de Projeto

Para além de formações técnicas orientadas para gestão de projeto em diferentes indústrias, existem também certificações de gestão de projeto reconhecidas internacionalmente. Dependendo da indústria, algumas certificações são mais valorizadas do que outras.

Certificação PMP

A Certificação PMP-PMI é uma das certificações mais antigas e que corresponde a uma metodologia tradicional de gestão de projeto, isto é, gestão linear ou waterfall. Para além da formação base, existem outras certificações adequadas a diferentes tipos de indústria.

Certificação PRINCE2

A certificação PRINCE2 foi desenvolvida inicialmente para projetos TIC, contudo rapidamente se tornou numa metodologia aplicada em todas as indústrias pois trata-se de uma metodologia que funciona tanto em projetos de grandes como pequenas dimensões.

Certificações Agile

As metodologias ágeis ou Agile, são as metodologias mais recentes de gestão de projeto e que se adaptam principalmente à gestão de projetos digitais. Contudo, as suas bases e metodologias poderão ser úteis transversalmente.


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