text.compare.title

text.compare.empty.header

Notícias

Tudo o que sempre quiseste saber sobre estudar Cinema

      
Existem cursos de cinema em 6 instituições superiores.
Existem cursos de cinema em 6 instituições superiores.  |  Fonte: iStock

Estudar Cinema em Portugal

Estudar cinema em Portugal pode ser feito de duas formas, ou ingressar num curso de cinema ou ingressar num curso de audiovisual e multimédia. Alguns cursos destas áreas já assumem já na sua denominação ambos os títulos. Obviamente, uma vez que existem 2º ciclos dedicados ao estudo do cinema, também pode ser uma opção após a conclusão da licenciatura.

As licenciaturas em cinema incluem uma abordagem histórica, teórica e crítica ao cinema, o que significa na prática que os estudantes destes cursos se devem preparar para assistir a dezenas de filmes. Desde os primeiros filmes dos irmãos Lumière e Thomas Edison, passando por Hitchcock, Stanley Kubrick, Andrei Tarkovsky, Jean-Luc Godard, Ingmar Bergman, Francis Ford Coppola até aos mais recentes realizadores como Quentin Tarantino, David Fincher, Darren Aronofsky, entre outros. Também se irá familiarizar com os mais importantes movimentos do cinema como:

  • Cinema Vérité, 

  • Montagem Soviética,

  • Cinema Expressionista Alemão, 

  • Nouvelle Vague,

  • Dogma 95,

  • Neorrealismo Italiano.

Para além disso, incluem algumas disciplinas práticas, relacionadas com as diversas funções ou profissões que existem numa produção cinematográfica. Assim, irá estudar composição de imagem, fotografia, realização, iluminação, guionismo, entre outros assuntos, de forma a ser capaz de produzir uma projeto cinematográfico ou audiovisual, do princípio ao fim.

Estudar Cinema em Portugal

Existem cursos de cinema em 6 instituições superiores. As provas de ingresso dos cursos de cinema são bastante variadas, uma vez que os estudantes destes cursos são oriundos de distintas áreas. A título de exemplo aqui se encontram as específicas de acesso mais comuns:

  • 03 Desenho

  • 09 Geometria

  • 10 Geometria Descritiva

  • 12 História e Cultura das Artes

  • 13 Inglês

  • 18 Português

Para além disso alguns cursos têm também provas de ingresso que consistem em avaliação de portfólio ou numa entrevista. No segundo ciclo, a média de conclusão da licenciatura é muitas vezes um fator determinante.

Ensino Universitário Público

UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO E ARTES

Licenciatura em Cinema

Mestrado em Cinema

Ensino Universitário Privado

ESCOLA SUPERIOR ARTÍSTICA DO PORTO

Licenciatura em Cinema e Audiovisual

Mestrado em Realização - Cinema e Televisão

UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA - ESCOLA DAS ARTES

Mestrado em Cinema

UNIVERSIDADE LUSÓFONA DE HUMANIDADES E TECNOLOGIAS

Licenciatura em Cinema, Vídeo e Comunicação Multimédia

Mestrado em Estudos Cinematográficos

Mestrado para Realização e Produção Cinematográfica

Mestrado para Realização de Cinema Documental

Ensino Politécnico Público

INSTITUTO POLITÉCNICO DE LISBOA - ESCOLA SUPERIOR DE TEATRO E CINEMA

Licenciatura em Cinema

Mestrado em Desenvolvimento de Projeto Cinematográfico

INSTITUTO POLITÉCNICO DE TOMAR - ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DE ABRANTES

Licenciatura em Cinema Documental

Licenciaturas e Mestrados em Audiovisual

Alguns cursos de audiovisuais também são uma boa opção para quem ambiciona estudar cinema, não só porque terão disciplinas teóricas de estudo de cinema, guionismo, composição de imagem e outras questões importantes, como também terão oportunidade de desenvolver projetos audiovisuais variados. Os cursos de audiovisuals são mais versáteis, uma vez que não se limitam ao estudo de cinema e incluem no seu plano de estudos diferentes disciplinas que permitem uma formação transversal e adequada a quem pretende ser jornalista, produtor de conteúdos ou qualquer outra opção semelhante.

Ensino Universitário Privado

UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA - ESCOLA DAS ARTES

Licenciatura em Som e Imagem

Mestrado em Som e Imagem

UNIVERSIDADE EUROPEIA - IADE

Mestrado em Comunicação Audiovisual e Multimédia

UNIVERSIDADE LUSÓFONA DO PORTO

Licenciatura em Comunicação Audiovisual e Multimédia

Mestrado em Comunicação Redes e Tecnologia

Ensino Politécnico Público

INSTITUTO POLITÉCNICO DE BEJA

Licenciatura em Audiovisual e Multimédia

Curso Técnico Superior em Som e Imagem

INSTITUTO POLITÉCNICO DE CASTELO BRANCO - ESCOLA SUPERIOR DE ARTES APLICADAS

Licenciatura em Design de Comunicação e Audiovisual

Pós-Graduação em Criação e Realização Audiovisual

INSTITUTO POLITÉCNICO DA GUARDA

Curso Técnico Superior de Repórter de Imagem

INSTITUTO POLITÉCNICO DE LEIRIA - ESCOLA SUPERIOR DE ARTES E DESIGN

Licenciatura em Som e Imagem

INSTITUTO POLITÉCNICO DE LISBOA - ESCOLA SUPERIOR DE COMUNICAÇÃO AUDIOVISUAL

Licenciatura em Audiovisual e Multimédia

Mestrado em Audiovisual e Multimédia

INSTITUTO POLITÉCNICO DO PORTO - ESCOLA SUPERIOR DE MEDIA ARTES E DESIGN

Licenciatura em Tecnologia da Comunicação Audiovisual

Mestrado em Comunicação Audiovisual

INSTITUTO POLITÉCNICO DE TOMAR - ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DE ABRANTES

Curso Técnico Superior em Som e Imagem

Saídas Profissionais

Após a conclusão da licenciatura em audiovisual, cinema ou som e imagem, os estudantes poderão procurar trabalho em produtoras de vídeo, diferentes meios de comunicação social como jornais, televisão ou rádio, produtoras de cinema, agências de publicidade, agências de marketing e comunicação. Os trabalhos mais comuns são os que se seguem:

  • Edição de Vídeo

  • Pós-Produção de Áudio

  • Realização

  • Produção

  • Cinematografia

  • Captura de Som

  • Chefe Eletricista

  • Argumentista


Ferramentas Online para Estudantes de Cinema 

A indústria cinematográfica tem vindo a desenvolver-se cada vez mais ao longo da história mundial. Muitos estudantes que desejam entrar numa licenciatura de cinema sentem necessidade de ter acesso a conhecimentos mais específicos sobre a área. Para isso, existem alguns recursos digitais que podem ajudá-los. São eles:

1 - Empire Film Studies

A página online da Empire Magazine oferece artigos com vários conteúdos relacionados com a área cinematográfica, abrangendo diversos assuntos que vão desde o nascimento do cinema, produção de filmes, informações sobre os realizadores, até curiosidades sobre os formatos de filmes que chocaram o mundo.

2 - Film Network

O site da BBC fornece conteúdos gratuitos para guiar o estudante no universo do cinema, trazendo entrevistas, coleções de links, explicações sobre o processo de produção de filmes, entre outros conteúdos relacionados com a área.

3 - Site de David Bordwell

O site do reconhecido teórico de cinema David Bordwell disponibiliza conteúdos como livros, dissertações, vídeos e artigos relacionados com a produção de longas-metragens.

4 - Pixar

O site da Pixar pode ser uma ótima ferramenta para os estudantes de cinema porque disponibiliza vídeos sobre os produtores que trabalham nos filmes lançados pela empresa. Neles, é possível aceder a um breve histórico profissional sobre a equipa que está por detrás das câmaras da famosa companhia de animação.

5 - Filmmaking Stuff

O site Filmmaking Stuf é destinado aos cineastas independentes. Traz dicas sobre como vender uma ideia de filme ou ganhar dinheiro com a distribuição digital, além de auxiliar os utilizadores a escreverem argumentos cinematográficos.


Cursos online gratuitos na área do Cinema, (mas também da Arte, História de Arte e Música)

  • Arte como cultura: concepções e problematizações (Unesp) 

  • Estética e Filosofia da Arte (Oxford University)iTunes ou Site oficial - Série de palestras sobre a Estética e Filosofia da Arte. A primeira parte da série destaca Platão, Aristóteles, David Hume e Immanuel Kant.

  • Arte no Tempo: Uma Visão Global - Curso oferecido pelo site Learner.org - Este curso examina temas que ligam obras de arte criadas em todo o mundo em diferentes épocas.

  • A Exposição da Fotografia Digital - iTunes Vídeo (Universidade de Harvard) - Há muitos cursos que ensinam os alunos o aspecto artístico de "como se tornar um fotógrafo melhor" ou "como melhorar o seu olho", mas este não é um deles. Em vez disso, os alunos ganham uma compreensão dos aspectos técnicos de uma câmera digital. Saiba, por exemplo, por que gerenciamento de cores é importante e qual é a diferença entre o esporte e modo retrato no dial da câmera.

  • Fundamentos da Cibercultura Americana (UC Berkeley) Este curso oferece 43 lições sobre os Fundamentos da Cibercultura Americana.

  • Introdução aos Estudos Visuais (Pennsylvania State University)iTunes - Este curso apresenta vários movimentos da arte, as influências culturais, gêneros artísticos, artistas e suas obras de arte.

  • Introdução ao Pensamento Visual (UC Berkeley)iTunes Vídeo – Assista às 13 lições do curso de Introdução ao Pensamento Visual.

  • Lighting Essentials - (The University of New South Wales) iTunes Vídeo - Este curso explora os conceitos básicos da iluminação para aplicações de vídeo, fotografia e outros usando fontes de luz contínua, luz fluorescente e natural.

  • Fotografia (Coventry University)Site Phonar - iTunes - App - O PHONAR fornece acesso gratuito para um curso de fotografia. Trata-se de um projeto pioneiro de fotografia realizado pela Universidade de Coventry, no Reino Unido.

  • Os Elementos do Desenho (Oxford University)iTunes - Site Oxford University - Stephen Farthing R.A. apresenta oito aulas de desenho prático usando coleções de John Ruskin para explicar os princípios básicos de desenho.

  • Existencialismo na Literatura e Cinema (UC Berkeley)iTunes - Curso oferecido pela UC Berkeley.

  • Holocausto em Cinema e Literatura (University of California)YouTube - Curso apresentado por Todd Presner.

  • Filosofia no Cinema e Outras Mídias (MIT)iTunes - YouTube - Site oficial - Este curso analisa obras de filme em relação a questões temáticas de importância filosófica. A ênfase é colocada sobre a capacidade do filme para representar e expressar sentimentos, bem como cognição.

  • A Experiência de Cinema (MIT)iTunes Vídeo - Site oficial - Este curso enfatiza as qualidades intrínsecas artísticas de filmes individuais.

  • Filmes Ocidentais: Mito e Ideologia de Gênero (Wesleyan University)iTunes - Filmes ocidentais formam o mais antigo do gênero do cinema americano.

  • Aulas Teóricas de Música da Dave Conservatorie (Royal College of Music)Site da Dave Conservatorie - O curso tem uma variedade enorme de aulas que vão desde a teoria básica até a leitura completa de partitura. As aulas são da Royal College of Music.

  • Cursos Gratuitos de Música (Berklee College of Music)Site Oficial - O curso oferece aulas gratuitas de música de Berklee College of Music e sua escola de extensão online, a Berkleemusic. As lições estão disponíveis em vários formatos. O estudante pode assistir, ler, baixar e compartilhar o conteúdo educacional com seus amigos e colegas músicos.

  • Escutando Música (Yale University)O curso apresenta uma nova proposta para se aprender música. O professor sugere que escutar música não é uma atividade para relaxar, mas sim, um processo ativo e gratificante. As palestras trabalham com elementos básicos da música clássica ocidental, como ritmo, melodia e forma.

  • A Política na Música (Yale University)iTunes - O curso tem como objetivo analisar a influência da música nas questões políticas.

  • Palestras de Leonard Bernstein (Harvard University)YouTube - O curso conta com seis palestras públicas de Leonard Bernstein, professor de música da Harvard University.


Concursos e Prémios para estudantes de Cinema e aspirantes 

Sophia Estudante

Este prémio da Academia Portuguesa de Cinema conta o apoio do Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA) e insere-se no âmbito da promoção do cinema estudantil. As escolas podem submeter a sua inscrição  no site da Academia Portuguesa de Cinema, enviando duas obras, para cada uma das seguintes categorias:

  • Ficção,

  • Documentário,

  • Animação e

  • Experimental.

Tony Costa, o diretor da Academia Portuguesa de Cinema e coordenador dos Prémios Sophia Estudante, explica que “com esta iniciativa pretendemos dar uma oportunidade aos alunos e também estimular as escolas a formarem futuros cineastas”, acrescentando ainda, “sentimo-nos na obrigação de reconhecer o trabalho das escolas como forma de dignificar o seu trabalho e as obras dos seus alunos. Sabermos reconhecer o trabalho dos outros é um imperativo nobre que cabe à Academia estimular. Com esta iniciativa não só motivamos todos a fazer mais e melhor como dignificamos o cinema na sua génese. E, reconhecemos o cinema em toda a sua diversidade.”

Concursos do Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA)

O Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA) apoia de diversas formas produções cinematográficas. Existem concursos específicos para novos talentos e novas obras, mas também apoios diversos para o cinema, escolas e exibição em festivais.  As normas de participação destes concursos estão no site do ICA e geralmente, seguem uma periodicidade anual. 

Participar em Festivais de Cinema

A melhor forma de divulgar uma obra cinematográfica será através da participação em concursos ligados a festivais de Cinema. Em Portugal, temos o exemplo do Indie Lisboa ou do Motelx, como festivais que acolhem novos talentos. Muitos dos concursos ligados aos festivais, para além de permitirem a visualização e promoção do filme, também possuem prémios pecuniários para os vencedores. 


Tags:

Aviso de cookies: Nós usamos cookies próprios e de terceiros para melhorar os nossos serviços , para análise estatística e para mostrar publicidade. Se você continuar a navegar considerar a aceitação de seu uso nos termos estabelecidos nos Política de Cookies.