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15 dicas para melhorar o seu bem-estar

      
30 minutos diários de exercício são suficientes para aumentar significativamente os seus níveis de endorfinas.
30 minutos diários de exercício são suficientes para aumentar significativamente os seus níveis de endorfinas.  |  Fonte: iStock

Já a segunda corrente filosófica (eudemonismo), apoia-se na noção de que o bem-estar reside no pleno funcionamento das potencialidades de uma pessoa, ou seja, na sua capacidade de pensar, usar o raciocínio, e o bom senso (o eudemonismo pode ser também entendido como a visão estoicista da filosofia Carpe Diem). 


Muitas outras definições de felicidade e bem-estar foram sendo consolidadas ao longo da História por diferentes doutrinas, sociedades, e religiões.  Hoje em dia, é comum chegar-se a acordo sobre 5 esferas a ter a em conta. São elas: Saúde, Família, Trabalho, Lazer e Vida Social. Confira abaixo as 15 dicas para melhorar o seu índice de bem-estar:

Como posso melhorar o meu bem-estar?



  • Praticar 30 min de exercício diário - 30 minutos diários são suficientes para aumentar significativamente os seus níveis de endorfinas. Fazer 45min de exercício 2x por semana é seguramente melhor do que não fazer nada, mas para tirar o máximo partido no que respeita a aumentar o seu índice de bem-estar através do desporto, é preferível que faça 30 minutos todos os dias. Já para não falar que tomar as rédeas da sua condição física irá também aumentar a sua autoestima a longo- prazo.


  • Respeitar horários - não se entregue à penumbra sedutora dos cobertores quentinhos, respeitar as rotinas do nosso ciclo circadiano é essencial para o bem-estar por toda uma conjuntura de fatores inscritos na nossa biologia. 


  • Cuidar da sua imagem - uma ida ao cabeleireiro/barbeiro, ter atenção a um vestuário que ajude a valorizar a sua imagem, ou passar um creme hidratante no rosto ou nas mãos fazem muita diferença no espírito com que pomos o primeiro pé fora de casa.


  • “Treat Yo’ Self Day” - tire uma tarde ou um final de tarde por semana para se focar apenas em si e nas coisas que lhe dão prazer.


  • Mudar a rotina - o nosso cérebro responde positivamente a informação nova. Algo tão simples como fazer um caminho diferente para o trabalho uma ou duas vezes por semana pode deixá-lo mais feliz.


  • Manter-se hidratado - por vezes somos assolados por dores-de-cabeça mistério, ou uma inércia latente em fazer as coisas que se prolonga durante o dia. A desidratação pode muito bem estar na raiz deste problema. Beber 1,5l de água podia seria o ideal. Contudo, no caso de este ser um objetivo irrealista, procure beber, pelo menos, 4 copos de água por dia.


  • Um animal de estimação - se não puder assumir a responsabilidade de ter um cão ou não tiver disponibilidade para lidar com a questão dos pêlos do gato, considere um porquinho-da-índia.

  • Respeitar a sua vida social - faça um esforço por comparecer pelo menos 80-90% das vezes às ocasiões combinadas e perceba com quem pode ou não contar.

  • Meditar 1 minuto todos os dias antes de sair de casa - sentar-se direito numa cadeira com as mãos sobre o colo, relaxar completamente a boca e o maxilar inferior, e inspirar profundamente pelo nariz e expirar lentamente pela boca. Foque os seus pensamentos na entrada e saída do ar. 


  • Apanhar, no mínimo, 15 minutos de sol por dia - como sabe, a vitamina D é essencial ao bom desempenho do sistema endócrino.


  • Aprender qualquer coisa nova todos os dias - 15 minutos da plataforma Reddit são uma excelente companhia diária para cumprir este objetivo. Para o ajudar nesta tarefa, saiba que a Anatidaefobia é a terminologia científica que designa o medo de estar a ser observado por um pato.


  • Expressar as suas raivas e frustrações de maneira criativa: aprender boxe, skate, ou action painting são apenas algumas sugestões para começar.


  • Rodear-se de pessoas que desejem genuinamente o seu sucesso - por vezes insistimos em manter relações de “amizade” com pessoas que muito claramente não valorizam o nosso esforço em tentar preservá-las. Procure um hobbie em comunidade e dê uma oportunidade a um novo grupo de amizades.


  • Banhos quentes - um estudo alemão da Freiburg University indica que tomar um banho quente (30min a 40ºC) duas vezes por semana e em seguida relaxar 20 minutos enrolado numa toalha quente ajuda a combater a depressão. O efeito relaxante, o calor, e o conforto, irão certamente ajudá-lo a aumentar os seus níveis de bem-estar.


  • Defender aquilo em que acredita, mesmo que a sua opinião seja impopular - é muito importante para o nosso bem-estar interior e autoestima que as nossas convicções encontrem um eco na expressão da nossa personalidade.


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