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Webinar COVID-19: Experiências de docência online em Universidades Ibero-americanas

      
<h2><span>O Webinar <br/><b></b></span></h2><p dir=ltr><span>A apresentação do webinar foi levada a cabo por<span> </span></span><span>Javier Roglá</span><span>, Diretor Global da Santander Universidades, que declarou ou seu orgulho pela reação da comunidade universitária, que com grande sentido de dignidade e capacidade, está a efetuar a sua transição para o mundo online. Também nesta apresentação falou<span> </span></span><span>Juan Gómez</span><span>, Reitor da Universidade de Jaén (Espanha) e Presidente da “Sectorial Tecnológica de CRUE TIC” de Espanha, reafirmando o trabalho do grupo FOLTE (</span><span>Formación Online y Tecnologías Educativas),<span> </span></span><span>que se encontra a trabalhar na<span> </span><strong>coordenação tecnológica</strong>, após o encerramento da atividade letiva presencial nas Universidades, para que sejam adotadas rapidamente medidas de  educação online.  </span></p><p dir=ltr><span>Após esta apresentação institucional, houve a intervenção de diversos oradores e investigadores:</span></p><p dir=ltr><span>Óscar Cordón</span><span><span> </span>Presidente do “</span><span>Grupo de Trabajo FOLTE de la sectorial CRUE TIC”<span> </span></span><span>Espanha e Catedrático da<span> </span></span><span>Universidad de Granada</span><span>, trouxe informações acerca das atividades que se estão a realizar:</span></p><ul><li dir=ltr><p dir=ltr role=presentation><span>Criação de um fórum online de vivências acerca da suspensão de aulas devido ao<span> </span></span><a href=https://noticias.universia.es/ciencia-nn-tt/noticia/2013/02/22/1006535/comprueban-coronavirus-transmite-facilidad.html><span>COVID-19</span></a><span>. </span></p></li><li dir=ltr><p dir=ltr role=presentation><span>Partilha de experiências universitárias. </span></p></li><li dir=ltr><p dir=ltr role=presentation><span>Trabalhar tendo em conta a diversidade das quase 80 universidades espanholas, para que se possam adaptar ideias e conselhos. </span></p></li><li dir=ltr><p dir=ltr role=presentation><span>Analisar soluções de avaliação online. </span></p></li></ul><ul><li dir=ltr><p dir=ltr role=presentation><span>Trocou informações sobre uma videoconferência prévia que teve lugar em Espanha, onde se falaram sobre estes assuntos e participaram diversas Universidades Espanholas. Neste âmbito foram compartilhadas experiências no sentido de perceber reações e projeções. Entre as Universidades participantes estavam: a Universidade de Múrcia, a Universidade Rey Juan Carlos I, a Universidade de Alcalá, a Universidade Carlos III e a Universidade Francisco Vitoria </span></p></li></ul><p dir=ltr><span>Deste modo foi possível chegar às seguintes conclusões:</span></p><ul><li dir=ltr><p dir=ltr role=presentation><span>O sistema demonstrou um bom amadurecimento tecnológico</span></p></li><li dir=ltr><p dir=ltr role=presentation><span>Adaptou-se à nova situação, salvo algumas exceções que já se previam.</span></p></li><li dir=ltr><p dir=ltr role=presentation><span>O trabalho segue com relativa normalidade, mesmo embora com a situação excecional que se está a viver</span></p></li><li dir=ltr><p dir=ltr role=presentation><span>A docência presencial adaptou-se através das TIC por contingência, mas ainda não se faz o verdadeiro “e-learning”. </span></p></li><li dir=ltr><p dir=ltr role=presentation><span>As plataformas TIC funcionam adequadamente, salvo exceções em que existem erros pontuais de saturação. </span></p></li></ul><p dir=ltr><span>Não obstante, mantêm-se as seguintes preocupações:</span></p><ul><li dir=ltr><p dir=ltr role=presentation><span>Regulamentação e autorizações</span><span>. Para gravação massiva de vídeos e sistematização da proteção de dados</span></p></li><li dir=ltr><p dir=ltr role=presentation><span>Processos de avaliação</span><span>: Faz falta um<span> </span></span><span>benchmarking</span><span><span> </span>de soluções, propostas urgentes a nível económico e flexibilização do controlo de modo a que se possam fazer adaptações. </span></p></li></ul><h3><span>O caso português</span></h3><p dir=ltr><span>Contou-se com a participação de João Preto Gomes,<span> </span></span><span>Diretor dos Serviços Avançados para a Ciência e Tecnologia</span><span><span> </span>de Portugal.<span> </span></span><span>Estado de emergência a 19 de março.</span><span><strong><span> </span>O seu objetivo é aumentar o a escalabilidade das apps para a docência online</strong>. Para este objetivo, conta-se como pilar para a comunidade em colaboração, a implementação de plataformas para dar recursos a professores e alunos. São usadas ferramentas como:<span> </span></span><span>Educast, Videocast, Estudio de Audio e Video, Colibri. </span></p><p dir=ltr><span>Graças à Colibri, passou-se da capacidade de 300 reuniões até 2600 reuniões simultâneas, cada uma delas com cerca de 600 membros. Hoje em dia, fazem-se 8895 aulas online com cerca de 195.000 participantes.</span></p><p dir=ltr><span>Além do mais, está incorporado o<span> </span></span><span>Projeto NAU</span><span><span> </span>onde se oferecem cursos gratuitos, permitindo que os seus membros produzam conteúdos. Mais de 20 instituições participaram neste projeto. </span></p><h3><span>O caso argentino</span></h3><p dir=ltr><span>Participação de<span> </span></span><span>Javier Majín</span><span>, Diretor de Sistema e Processos da<span> </span></span><span>Universidad Austral de Argentina</span><span>.<strong><span> </span>As atuações aconteceram mais tarde</strong>, mas na sua reunião de crise foram definidas as seguintes linhas de trabalho. </span></p><ul><li dir=ltr><p dir=ltr role=presentation><span>Criação de protocolos</span><span>: protocolo médico, protocolo académico, protocolo de continuidade da equipa de suportes</span></p></li><li dir=ltr><p dir=ltr role=presentation><span>Suspensão das aulas a nível nacional, tomando como exemplo países como Espanha.</span></p></li><li dir=ltr><p dir=ltr role=presentation><span>Garantia de saúde para os profissionais.</span></p></li><li dir=ltr><p dir=ltr role=presentation><span>Contribuir para a tarefa de controlar o Covid-19. </span></p></li></ul><p dir=ltr><span>Já se estão a preparar para a atividade online. Contando com a adaptação de espaços de streaming e acondicionamento de material e aulas para seguir uma dinâmica virtual. </span></p><p dir=ltr><span>A Argentina é já um dos países em quarentena e com serviços mínimos e básicos. Mas estas experiência está a ser positiva pela boa colaboração do corpo docente e pela flexibilidade de adaptação às ferramentas de comunicação. </span></p><h3><span>O caso colombiano</span></h3><p dir=ltr><span>Participação de<span> </span></span><span>Luis Francisco Martínez</span><span>, formado<span> </span></span><span>na Universidad de los Andes</span><span><span> </span>em engenharia de sistemas e computação, com estudos em Negociação pela Harvard University e CIO na Pontificia Universidade Javeriana de Bogotá.</span></p><p dir=ltr><span>Na Colômbia todas as Universidades estão encerradas, com uma<span> </span><strong>situação similar na própria Universidade Javeriana</strong>.</span></p><p dir=ltr><span>No geral, Luis Francisco Martínez explica que na sua Universidade estão a preparar os docentes para darem as suas aulas em formato online. Desde esta semanas são seguidas estas orientações:</span></p><ul><li dir=ltr><p dir=ltr role=presentation><span>Transformação cultural através da apropriação online. </span></p></li><li dir=ltr><p dir=ltr role=presentation><span>Uso de plataformas online e motivar atividades como webinars</span></p></li><li dir=ltr><p dir=ltr role=presentation><span>Crescimento dos cursos apoiados em plataformas em cerca de 80%. </span></p></li><li dir=ltr><p dir=ltr role=presentation><span>Formação dos docentes para o uso de plataformas online.</span></p></li><li dir=ltr><p dir=ltr role=presentation><span>Fornecer equipamento a estudantes com recursos económicos baixos. </span></p></li><li dir=ltr><p dir=ltr role=presentation><span>Implementação de apoios para cursos essencialmente práticos, como é o caso da medicina ou das artes cénicas. </span></p></li><li dir=ltr><p dir=ltr role=presentation><span>Apoio adicional ao pessoal administrativo.</span></p></li></ul><h3><span>O caso mexicano</span></h3><p dir=ltr><span>Neste caso, para além de técnicos de gestão, contou-se com a presença de duas investigadoras em tecnologias educativas:</span></p><p dir=ltr><span>Por um lado, esteve<span> </span></span><span>Yessica Espinosa Díaz,<span> </span></span><span>Coordenadora da Educação à distância da<span> </span></span><span>Universidad Autónoma de Baja California</span><span><span> </span>no México.<span> </span><strong>A especialista falou sobre o intenso trabalho que já foi realizado com professores</strong>.</span></p><p dir=ltr><span>Na sua Universidade já foram criadas unidades académicas diversificadas com programas presenciais e não presenciais. Para este feito, seguiu-se o<span> </span></span><span>Plano de Continuidade Académica</span><span>, ativo desde 2009 devido ao vírus da gripe.</span></p><ul><li dir=ltr><p dir=ltr role=presentation><span>O seu objetivo é permitir a continuidade da vida académica e dar cobertura em situação de emergência, permitindo que as aulas continuem. </span></p></li><li dir=ltr><p dir=ltr role=presentation><span>Manter a parte administrativa neste processo. </span></p></li></ul><p dir=ltr><span>No seu caso, tudo é trabalhado através da plataforma institucional. Está também explicado aqui, o que se deve fazer antes, durante e depois da contingência:</span></p><ul><li dir=ltr><p dir=ltr role=presentation><span>Trabalho com alunos</span><span>: verificar dados, acesso à plataforma, acesso à internet, rede de comunicação entre colegas, notificações ao docente no caso de faltarem recursos…etc. </span></p></li><li dir=ltr><p dir=ltr role=presentation><span>Trabalho com os docentes</span><span>: uso da plataforma institucional, abertura dos seus espaços, capacitações virtuais, recursos básicos, canais de comunicação oficial, trabalho com alunos que possuam incapacidade em contexto virtual…etc. </span></p></li></ul><p dir=ltr><span>Também se pode contar com a participação de<span> </span></span><span>Bertha Saldívar</span><span>, Diretora de Desenho de Soluções com Tecnologia Educativa do<span> </span></span><span>Tecnológico de Monterrey</span><span>.<span> </span></span><span>Aqui já se estão a preparar desde há um mês,<strong><span> </span>perante a situação de pandemia na comunidade académic</strong>a: </span></p><p dir=ltr><span>Foi implantado um Plano de Continuidade Académica, no qual constam diversas ações:</span></p><ul><li dir=ltr><p dir=ltr role=presentation><span>Estabelecimento de um modelo digital flexível. </span></p></li><li dir=ltr><p dir=ltr role=presentation><span>Definição e implementação de um ecossistema de tecnologias educativas</span></p></li><li dir=ltr><p dir=ltr role=presentation><span>Definição de um plano de capacitação para mais de 9000 professores. </span></p></li><li dir=ltr><p dir=ltr role=presentation><span>Além do mais, dar primazia aos alinhamentos académicos, criando um modelo de transmissão de aulas para mais de 25.000 grupos com mais de 55.000 sessões em sincronia. </span></p></li><li dir=ltr><p dir=ltr role=presentation><span>Prestação de apoio académico para professores e alunos.</span></p></li><li dir=ltr><p dir=ltr role=presentation><span>Criação de um plano potente de comunicação. </span></p></li></ul><h3><span>O caso da Universia</span></h3><p dir=ltr><span>Por final, falou<span> </span></span><span>Raúl Hernández</span><span><span> </span>da parte de Transformação digital da Universia, mostrando o repositório criado em<span> </span></span><a href=https://metared.org/covid19-universidad-online/><span>https://metared.org/covid19-universidad-online/</span></a><span><span> </span>com experiências interessantes de Universidades, em face da situação atual</span></p><p dir=ltr><span>Também foi criado um<span> </span><strong>catálogo de soluções e propostas</strong>, por parte de<span> </span></span><span>partners</span><span><span> </span>tecnológicos e estratégicos que se formaram perante esta crise. Trata-se de uma iniciativa aberta a todos os países e Universidades. Os<span> </span></span><span>partners</span><span><span> </span>descrevem os seus serviços como:  </span></p><ul><li dir=ltr><p dir=ltr role=presentation><span>Planos de contingência</span></p></li><li dir=ltr><p dir=ltr role=presentation><span>Soluções globais e locais</span></p></li><li dir=ltr><p dir=ltr role=presentation><span>Proctoring.</span></p></li><li dir=ltr><p dir=ltr role=presentation><span>Ações no âmbito das TIC.</span></p></li></ul><p dir=ltr><span>No momento aberto concedido no final do Webinar, participaram diversos assistentes das Universidades MetaRed. Como exemplo, foi bastante interessante a participação do Vice-reitor de Estratégia e Universidade Digital da<span> </span></span><span>Universidad de Murcia</span><span>,<span> </span></span><span>Pedro Miguel Ruiz,<span> </span></span><span>que falou de um relatório de Gartner sobre<span> </span></span><span>proctoring</span><span>.   </span></p><p dir=ltr><span>Atendendo às numerosas perguntas realizadas através do chat, finalizou-se o webinar “Experiências de docência online em Universidades Ibero-americanas perante o COVID-19”, no qual se inscreveram 456 pessoas de diferentes países (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, Guatemala, México, Perú, Portugal e Uruguai). Estiveram 224 docentes em simultâneo neste webinar.</span></p><p dir=ltr><span>O webinar encerrou com a intervenção de Segundo Píriz Durán, ex-reitor da<span> </span></span><span>Universidad de Extremadura<span> </span></span><span>e Presidente Institucional da MetaRed. As suas palavras finais incidiram sobre o reconhecimento para com a comunidade universitária internacional e de agradecimento aos oradores deste webinar. </span></p>

O Webinar 

A apresentação do webinar foi levada a cabo por Javier Roglá, Diretor Global da Santander Universidades, que declarou ou seu orgulho pela reação da comunidade universitária, que com grande sentido de dignidade e capacidade, está a efetuar a sua transição para o mundo online. Também nesta apresentação falou Juan Gómez, Reitor da Universidade de Jaén (Espanha) e Presidente da “Sectorial Tecnológica de CRUE TIC” de Espanha, reafirmando o trabalho do grupo FOLTE (Formación Online y Tecnologías Educativas), que se encontra a trabalhar na coordenação tecnológica, após o encerramento da atividade letiva presencial nas Universidades, para que sejam adotadas rapidamente medidas de  educação online.  

Após esta apresentação institucional, houve a intervenção de diversos oradores e investigadores:

Óscar Cordón Presidente do “Grupo de Trabajo FOLTE de la sectorial CRUE TIC” Espanha e Catedrático da Universidad de Granada, trouxe informações acerca das atividades que se estão a realizar:

  • Criação de um fórum online de vivências acerca da suspensão de aulas devido ao COVID-19

  • Partilha de experiências universitárias. 

  • Trabalhar tendo em conta a diversidade das quase 80 universidades espanholas, para que se possam adaptar ideias e conselhos. 

  • Analisar soluções de avaliação online. 

  • Trocou informações sobre uma videoconferência prévia que teve lugar em Espanha, onde se falaram sobre estes assuntos e participaram diversas Universidades Espanholas. Neste âmbito foram compartilhadas experiências no sentido de perceber reações e projeções. Entre as Universidades participantes estavam: a Universidade de Múrcia, a Universidade Rey Juan Carlos I, a Universidade de Alcalá, a Universidade Carlos III e a Universidade Francisco Vitoria 

Deste modo foi possível chegar às seguintes conclusões:

  • O sistema demonstrou um bom amadurecimento tecnológico

  • Adaptou-se à nova situação, salvo algumas exceções que já se previam.

  • O trabalho segue com relativa normalidade, mesmo embora com a situação excecional que se está a viver

  • A docência presencial adaptou-se através das TIC por contingência, mas ainda não se faz o verdadeiro “e-learning”. 

  • As plataformas TIC funcionam adequadamente, salvo exceções em que existem erros pontuais de saturação. 

Não obstante, mantêm-se as seguintes preocupações:

  • Regulamentação e autorizações. Para gravação massiva de vídeos e sistematização da proteção de dados

  • Processos de avaliação: Faz falta um benchmarking de soluções, propostas urgentes a nível económico e flexibilização do controlo de modo a que se possam fazer adaptações. 

O caso português

Contou-se com a participação de João Preto Gomes, Diretor dos Serviços Avançados para a Ciência e Tecnologia de Portugal. Estado de emergência a 19 de março. O seu objetivo é aumentar o a escalabilidade das apps para a docência online. Para este objetivo, conta-se como pilar para a comunidade em colaboração, a implementação de plataformas para dar recursos a professores e alunos. São usadas ferramentas como: Educast, Videocast, Estudio de Audio e Video, Colibri. 

Graças à Colibri, passou-se da capacidade de 300 reuniões até 2600 reuniões simultâneas, cada uma delas com cerca de 600 membros. Hoje em dia, fazem-se 8895 aulas online com cerca de 195.000 participantes.

Além do mais, está incorporado o Projeto NAU onde se oferecem cursos gratuitos, permitindo que os seus membros produzam conteúdos. Mais de 20 instituições participaram neste projeto. 

O caso argentino

Participação de Javier Majín, Diretor de Sistema e Processos da Universidad Austral de Argentina. As atuações aconteceram mais tarde, mas na sua reunião de crise foram definidas as seguintes linhas de trabalho. 

  • Criação de protocolos: protocolo médico, protocolo académico, protocolo de continuidade da equipa de suportes

  • Suspensão das aulas a nível nacional, tomando como exemplo países como Espanha.

  • Garantia de saúde para os profissionais.

  • Contribuir para a tarefa de controlar o Covid-19. 

Já se estão a preparar para a atividade online. Contando com a adaptação de espaços de streaming e acondicionamento de material e aulas para seguir uma dinâmica virtual. 

A Argentina é já um dos países em quarentena e com serviços mínimos e básicos. Mas estas experiência está a ser positiva pela boa colaboração do corpo docente e pela flexibilidade de adaptação às ferramentas de comunicação. 

O caso colombiano

Participação de Luis Francisco Martínez, formado na Universidad de los Andes em engenharia de sistemas e computação, com estudos em Negociação pela Harvard University e CIO na Pontificia Universidade Javeriana de Bogotá.

Na Colômbia todas as Universidades estão encerradas, com uma situação similar na própria Universidade Javeriana.

No geral, Luis Francisco Martínez explica que na sua Universidade estão a preparar os docentes para darem as suas aulas em formato online. Desde esta semanas são seguidas estas orientações:

  • Transformação cultural através da apropriação online. 

  • Uso de plataformas online e motivar atividades como webinars

  • Crescimento dos cursos apoiados em plataformas em cerca de 80%. 

  • Formação dos docentes para o uso de plataformas online.

  • Fornecer equipamento a estudantes com recursos económicos baixos. 

  • Implementação de apoios para cursos essencialmente práticos, como é o caso da medicina ou das artes cénicas. 

  • Apoio adicional ao pessoal administrativo.

O caso mexicano

Neste caso, para além de técnicos de gestão, contou-se com a presença de duas investigadoras em tecnologias educativas:

Por um lado, esteve Yessica Espinosa Díaz, Coordenadora da Educação à distância da Universidad Autónoma de Baja California no México. A especialista falou sobre o intenso trabalho que já foi realizado com professores.

Na sua Universidade já foram criadas unidades académicas diversificadas com programas presenciais e não presenciais. Para este feito, seguiu-se o Plano de Continuidade Académica, ativo desde 2009 devido ao vírus da gripe.

  • O seu objetivo é permitir a continuidade da vida académica e dar cobertura em situação de emergência, permitindo que as aulas continuem. 

  • Manter a parte administrativa neste processo. 

No seu caso, tudo é trabalhado através da plataforma institucional. Está também explicado aqui, o que se deve fazer antes, durante e depois da contingência:

  • Trabalho com alunos: verificar dados, acesso à plataforma, acesso à internet, rede de comunicação entre colegas, notificações ao docente no caso de faltarem recursos…etc. 

  • Trabalho com os docentes: uso da plataforma institucional, abertura dos seus espaços, capacitações virtuais, recursos básicos, canais de comunicação oficial, trabalho com alunos que possuam incapacidade em contexto virtual…etc. 

Também se pode contar com a participação de Bertha Saldívar, Diretora de Desenho de Soluções com Tecnologia Educativa do Tecnológico de Monterrey. Aqui já se estão a preparar desde há um mês, perante a situação de pandemia na comunidade académica: 

Foi implantado um Plano de Continuidade Académica, no qual constam diversas ações:

  • Estabelecimento de um modelo digital flexível. 

  • Definição e implementação de um ecossistema de tecnologias educativas

  • Definição de um plano de capacitação para mais de 9000 professores. 

  • Além do mais, dar primazia aos alinhamentos académicos, criando um modelo de transmissão de aulas para mais de 25.000 grupos com mais de 55.000 sessões em sincronia. 

  • Prestação de apoio académico para professores e alunos.

  • Criação de um plano potente de comunicação. 

O caso da Universia

Por final, falou Raúl Hernández da parte de Transformação digital da Universia, mostrando o repositório criado em https://metared.org/covid19-universidad-online/ com experiências interessantes de Universidades, em face da situação atual

Também foi criado um catálogo de soluções e propostas, por parte de partners tecnológicos e estratégicos que se formaram perante esta crise. Trata-se de uma iniciativa aberta a todos os países e Universidades. Os partners descrevem os seus serviços como:  

  • Planos de contingência

  • Soluções globais e locais

  • Proctoring.

  • Ações no âmbito das TIC.

No momento aberto concedido no final do Webinar, participaram diversos assistentes das Universidades MetaRed. Como exemplo, foi bastante interessante a participação do Vice-reitor de Estratégia e Universidade Digital da Universidad de Murcia, Pedro Miguel Ruiz, que falou de um relatório de Gartner sobre proctoring.   

Atendendo às numerosas perguntas realizadas através do chat, finalizou-se o webinar “Experiências de docência online em Universidades Ibero-americanas perante o COVID-19”, no qual se inscreveram 456 pessoas de diferentes países (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, Guatemala, México, Perú, Portugal e Uruguai). Estiveram 224 docentes em simultâneo neste webinar.

O webinar encerrou com a intervenção de Segundo Píriz Durán, ex-reitor da Universidad de Extremadura e Presidente Institucional da MetaRed. As suas palavras finais incidiram sobre o reconhecimento para com a comunidade universitária internacional e de agradecimento aos oradores deste webinar. 


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