text.compare.title

text.compare.empty.header

Notícias

Aprenda a organizar-se através de listas de tarefas

      
Fonte: Shutterstock
Fonte: Shutterstock

Para conseguir cumprir todas as atividades do ambiente de trabalho, tem que estar organizado. É importante que se lembre de todos os compromissos e tarefas solicitadas pelos chefes, bem como os respetivos prazos. Para evitar que tenha problemas, uma boa dica é adotar o uso de listas de atividades, nas quais especifica todas as suas responsabilidades.

 

Leia também:
» Descubra os prós e contras da educação online
» 4 dicas para organizar melhor o seu tempo
» Dicas para melhorar a sua organização na escola

 

 

Para que crie uma boa lista, veja as dicas a seguir:

 

 

1- Escolha uma plataforma

Pode utilizar qualquer tipo de base: seja anotações em Post-Its ou em aplicações de telemóvel. A principal dica é escolher qual o meio mais indicado para o seu perfil. Algumas pessoas adaptam-se bem às duas ferramentas e usam ambas a seu favor.

 

2- Tenha um objetivo definido

Ao começar a organizar os pontos da sua lista, tenha em mente qual é o seu objetivo final ao seguir todos os passos apontados. Caso ainda não tenha um, faça uma espécie de lista de desejos.

 

3- Escreva os passos para se guiar

Após a seleção de um objetivo principal, defina os passos necessários para que atinja o foco da lista, por ordem de prioridade.

 

4- Encontre um sistema de listas

Os adeptos de listas costumam ter mais do que uma ao mesmo tempo. Neste caso, é importante montar um esquema que lhe permita realizar as atividades de todas as listagens. Um dos sistemas que pode ser usado é o PAR3:


• 3 coisas que você tinha que ter feito

• 3 coisas que você deveria ter feito

• 3 coisas que você gostaria de fazer 

 

5- Marque as tarefas já cumpridas

Como todos nós nos sentimos bem ao sermos produtivos, uma técnica para incentivar o uso das listas é riscar ou assinalar as atividades que já foram cumpridas.

 

6- Continue focado

A falta de foco e alguma distração podem acabar com qualquer lista de obrigações. Uma forma de manter a atenção centrada nas atividades das listas é escrever frases motivacionais com espaços em braços, para serem preenchidos todos os dias. Por exemplo:

 

• “ A coisa mais importante que eu tenho que fazer para a minha vida profissional hoje é_______.”

• “A coisa mais importante que eu tenho que fazer a para minha vida social hoje é ________.”

 


Tags:

Aviso de cookies: Nós usamos cookies próprios e de terceiros para melhorar os nossos serviços , para análise estatística e para mostrar publicidade. Se você continuar a navegar considerar a aceitação de seu uso nos termos estabelecidos nos Política de Cookies.