text.compare.title

text.compare.empty.header

Notícias

Quais são os desafios de um CEO e como te podes formar para sê-lo?

      
As organizações do século XXI necessitam de líderes capazes de se adaptar às transformações
As organizações do século XXI necessitam de líderes capazes de se adaptar às transformações
  • Uma liderança eficaz tem resultados muito positivos para as empresas e pode fazer a diferença entre o sucesso ou não de uma startup.
  • O CEO deve ser um líder carismático, flexível e com capacidade de motivar a equipa.
  • Existem vários cursos de liderança que podem orientar quem deseja lançar-se na aventura de ser CEO.

Os grandes desafios de um CEO (Chief Executive Officer ou Diretor Executivo em português) passam por adquirir e desenvolver uma série de competências e habilidades, que devem estar constantemente atualizadas, porque vivemos num mundo cada vez mais dinâmico e desafiante.

As organizações do século XXI necessitam de líderes capazes de se adaptar às transformações e de manter o barco forte apesar das tempestades que possam surgir.

Durante os últimos anos, a questão da liderança tem captado a atenção de psicólogos e sociólogos, que chamam a atenção para o facto de um líder carismático ter efeitos relevantes nos resultados positivos das organizações.

Cada vez mais as empresas vão procurar pessoas formadas para ser líderes. O desafio para o CEO é desenvolver estas caraterísticas pessoais de forma consciente (liderar a inovação, a mudança e criatividade, trabalhar em equipa, ter habilidade para tomar as melhores decisões e para comunicar).

Rodear-se dos melhores

Um líder saberá que tem que rever com prudência os seus objetivos antes de se lançar a eles, contará com uma equipa de excelência, ou seja, deverá rodear-se das melhores pessoas para trabalhar.

Nos tempos atuais o CEO deverá também dar especial atenção à inovação, garantindo que todos têm um espírito aberto às novidades tecnológicas. A criatividade das equipas também deve ser estimulada.

As tendências atuais de gestão indicam também que se deve adotar cada vez mais um modelo mais horizontal, mais baseado na colaboração e não tanto na hierarquia.

Tirar partido da inteligência coletiva

Com o desenvolvimento das novas tecnologias e da Internet, a inteligência coletiva ganha mais força. O líder deverá ser capaz de potenciar este fator. Nas mãos do líder estará a responsabilidade de que o grupo de comporte de maneira inteligente e eficiente, sendo que no processo de decisão participarão mais pessoas e o CEO potenciará essa mudança.

Tradicionalmente dava-se grande importância às funções de planificação, controlo e análise, que o líder exercia sobre o resto do grupo. Precisamente devido às constantes mudanças essas competências serão cada vez mais prescindíveis.

Ter capacidade de adaptação

A capacidade de adaptação será cada vez mais valorizada e a liderança assentará nessa habilidade de transformação. Os CEO movem-se também no mundo atual entre diferentes culturas e modelos de negócio pelo que necessitam de ser pessoas com maior flexibilidade.

A inteligência emocional e as chamadas soft skills, capacidade de persuadir, influenciar e convencer para se atingirem os objetivos são muito importantes também para um CEO.

Onde aprender a ser líder

Para te formares como um CEO de sucesso existem vários cursos nos quais podes apostar como o MBA Executivo em Liderança, da Universidade Autónoma, que pretende desenvolver as competências necessárias para exercer uma liderança eficaz em ambientes multidisciplinares e multiculturais.

Se já tens uma licenciatura e gostavas de tirar um mestrado na área da liderança, o IPAM leciona o Mestrado Executivo em Liderança e Marketing Interno, que tem como objetivo principal formar na área da Gestão de Pessoas. 

Gostavas de estudar Gestão?

Procura na Universia

Tags:

Aviso de cookies: Nós usamos cookies próprios e de terceiros para melhorar os nossos serviços , para análise estatística e para mostrar publicidade. Se você continuar a navegar considerar a aceitação de seu uso nos termos estabelecidos nos Política de Cookies.