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Como podem as universidades fomentar a segurança em rede?

      
Atualmente todos reconhecem a importância de reunir pessoas para desenvolver e partilhar práticas eficazes de segurança cibernética
Atualmente todos reconhecem a importância de reunir pessoas para desenvolver e partilhar práticas eficazes de segurança cibernética
  • Atividades eficazes de consciencialização e educação são cruciais para o sucesso do programa de segurança da informação.
  • Os profissionais em segurança da informação e privacidade na educação superior há muito reconhecem que mudar o comportamento do utilizador está no centro de qualquer estratégia bem-sucedida.
  • Os profissionais do ensino superior continuam a evoluir e aperfeiçoar as suas abordagens para a educação de consciencialização da segurança da informação.

Quem entre nós não analisou as configurações de privacidade do Facebook no passado março? Talvez seja naturalmente cauteloso e confira sempre as suas configurações de privacidade das redes sociais mas a verdade é que depois do escândalo de partilha de dados as pessoas ficaram mais atentas. 

O fato de o Facebook estar a partilhar mais dados do que o anunciado não deveria ser uma grande surpresa. O fato de outra organização não apagar dados quando prometeu fazê-lo e usá-los para outros fins também não deveria ser uma surpresa.

No entanto, continua a ser difícil aceitar que a melhor defesa contra essas violações de "oversharing" do fornecedor seja uma mudança fundamental no comportamento do utilizador - especialmente para pessoas que só querem partilhar fotos da sua última comemoração familiar ou o que comeram ao jantar no restaurante chique da noite passada ou para divulgar visões sociais e políticas.

Consciência para a segurança cibernética

Atualmente todos reconhecem a importância de reunir pessoas para desenvolver e partilhar práticas eficazes de segurança cibernética e promover a consciencialização sobre segurança cibernética para uma comunidade mais ampla do ensino superior.

A consciencialização da segurança cibernética é muito importante hoje em dia. Na verdade, a palestra de abertura da Dra. Jessica Barker na Conferência de Profissionais de Segurança do EDUCAUSE de 2018 ressaltou a importância da consciencialização sobre segurança cibernética e sugeriu que abordar este tipo de treino de consciencialização de um ponto de vista positivo (enfatizando as boas práticas de higiene de segurança cibernética ao invés de destacar as más práticas que deve evitar) pode levar a um utilizador a estar mais informado e com maior sgurança.

Partilhamos práticas e dicas de consciencialização num ambiente que afirma que a segurança da informação é o problema número um enfrentado atualmente pelas organizações de TI do ensino superior. «

Então, o que o ensino superior faz que pode escalar para outros setores da indústria?

Comunidade. Primeiro, existe uma comunidade identificável cujos membros trabalham juntos para partilhar dicas e técnicas para mudar o comportamento do utilizador. As campanhas de consciencialização devem ser utilizadas por qualquer instituição de ensino superior para complementar o seu próprio programa sobre segurança da informação.

Na educação superior a mudança do comportamento de um utilizador pode ser tudo o que é necessário para facultar um bom resultado de segurança para toda a comunidade de ensino superior. É importante construir uma rede global de profissionais que entenda que isso é crucial.

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Colaboração. Embora existam certas áreas nas quais as instituições podem querer ser autossuficientes e até competitivas, a consciencialização da segurança da informação não é uma dessas áreas. Há oportunidades de melhoria mútua e setorial somente quando os membros da comunidade de segurança e privacidade das informações do ensino superior colaboram para criar e partilhar dicas, técnicas, práticas, políticas, procedimentos, tecnologias e ferramentas relacionadas às atividades de segurança da informação.

Convicção. Finalmente, os líderes do ensino superior e os profissionais de segurança da informação e privacidade têm uma verdadeira paixão por proteger os dados que os membros da comunidade confiam às suas instituições.

Alunos, professores, funcionários, fornecedores e outros terceiros confiam muitos tipos diferentes de dados (por exemplo, dados comerciais, financeiros e de pesquisa, bem como informações de pessoal) às instituições todos os dias.

A falha em proteger esses dados pode não necessariamente afetar um relatório de ganhos, mas pode condicionar negativamente uma instituição de muitas outras maneiras (por exemplo, violações de dados ou divulgações inadvertidas que resultam em custos de remediação, multas regulatórias e perda de reputação). Embora não haja uma solução para evitar violações de dados, um sentimento de convicção na proteção de dados institucionais persiste na comunidade do ensino superior.

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