5 cursos de Astronomia e Astrofísica para pré-universitários

Descobrir os segredos do universo é a paixão de muitos estudantes
  • Gostava de alargar os conhecimentos sobre astronomia e astrofísica?
  • Sugerimos 5 cursos que exploram temas como o Big Bang, os sistemas planetários, os paradoxos da Teoria da Relatividade, entre muitos outros.
  • Estes cursos são o ideal para os pré-universitários se prepararem para estudos superiores nestas áreas.

"A exploração do Universo tem procurado responder a perguntas que a Humanidade se colocou desde sempre: De onde viemos?, Qual é o nosso lugar no Universo?, Qual será o nosso destino?", pode ler-se na página da Internet do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço.

Para os pré-universitários que se interessam por estas áreas e que até pensam em seguir cursos superiores de Astronomia ou Astrofísica, a oferta formativa que se pode encontrar neste instituto permite que a cultura dos estudantes sobre estes temas se torne cada vez mais sólida e assim se preparem melhor para descobrir os segredos do universo.

Gostava de estudar astronomia?

Procure cursos na Universia

Os cursos de Astronomia e Astrofísica pretendem satisfazer a curiosidade natural pelo mundo além fronteiras do Planeta Terra e fornecer conceitos fundamentais para acompanhar e compreender muitas das descobertas mais recentes nestas áreas. Para além da teoria, a formação permite uma exploração prática com a observação direta do céu noturno, com os seus planetas, nebulosas e galáxias, através da utilização de telescópios e câmaras fotográficas em astronomia.

Estes cursos são orientados por investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e professores da Universidade de Lisboa.

CURSO DE INICIAÇÃO À ASTRONOMIA E ASTROFÍSICA

Equinócios, buracos negros, supernovas, planetas extrassolares, Big Bang e espectro eletromagnético são conceitos com os quais nos deparamos frequentemente mas nem sempre compreendemos inteiramente. Neste curso serão abordadas todas as áreas da Astronomia e Astrofísica, de forma ligeira mas cientificamente justificada, havendo também uma breve introdução ao uso prático de telescópios.

SISTEMAS PLANETÁRIOS: O NOSSO E OS OUTROS

Desde a Antiguidade, quando o Sol e a Lua faziam parte dos sete “planetas”, até à atualidade, em que se exploram os confins do Sistema Solar com sondas robóticas, muito mudou.

Este curso sobre os sistemas planetários abordará as novas descobertas sobre o Sistema Solar, integrando-as com as leis e conceitos básicos da física que governam os sistemas planetários. Serão ainda exploradas as missões e instrumentos envolvidos na descoberta e compreensão dos planetas extrassolares.

CURSO VIDA E MORTE DAS ESTRELAS

Neste curso sobre a vida e morte das estrelas serão apresentadas as diferentes fases de vida de uma estrela, as diferentes condições iniciais de nascimento e possiveis evoluções e será discutida a sustentabilidade da vida no Universo a muito longo prazo.

CURSO OUTROS MUNDOS – A NOVA GRANDE AVENTURA ESTÁ A COMEÇAR

Como serão os oceanos de Europa? De que são feitos os lagos de Titã? Como estudamos as atmosferas dos planetas do Sistema Solar? Existirá vida noutros planetas? Neste curso será feita uma viagem pelo Sistema Solar enquadrando o conhecimento atual com as técnicas utilizadas e a evolução do conhecimento. Serão ainda abordados aspetos da Astrobiologia e da descoberta de Exoplanetas, dois temas quentes da atualidade astronómica.

CURSO DO BIG BANG ÀS GALÁXIAS

Desde os primórdios da Humanidade que se procuram respostas sobre o Universo. Qual a sua composição e tamanho? O que existia antes do seu aparecimento? Neste curso pretende-se compreender como é que se chegou à teoria do Big Bang, entender as diferentes fases de evolução do Universo, os seus componentes e abundâncias e considerar as perguntas ainda em aberto e respetivas respostas em desenvolvimento.

A maioria dos cursos de Astronomia e Astrofísica exige a frequência do 10º ano, decorre aos sábados e os formandos integram grupos que não são maiores do que as 25 pessoas.