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A importância da Cultura Empresarial

      
A importância da Cultura Empresarial
A importância da Cultura Empresarial  |  Fonte: istock

A importância da criação e gestão de uma cultura empresarial começa no momento em que se reconhece que existem mais variáveis, para além do salário, a servirem como efeitos de produtividade junto dos trabalhadores. Em alguns momentos a Cultura Empresarial é já inerente ao próprio funcionamento da empresa, como também poderá criar indicadores internos para que se possam melhorar os processos de comunicação e gestão entre trabalhadores. Muitas empresas de renome têm a sua própria cultura empresarial que também pode servir de modelo para empresários. É o exemplo da Google, que promove um dress code casual e divertimentos para a equipa; ou a Apple onde existem prémios de desempenho para os colaboradores. No entanto é preciso ter em conta que são vários os fatores a contribuírem para a criação de uma identidade, de uma cultura empresarial

Liderança e Cultura Empresarial

Uma das secções mais importantes da Cultura Empresarial é, sem dúvida, a capacidade de liderança dos gestores e quadros de topo. Quando existe a necessidade de uma mudança sobre uma determinada equipa, essa mudança deve partir de cima. O líder deverá ter como prática a gestão de uma boa comunicação, assim como uma atitude edificante para com os trabalhadores da sua equipa. Na solução de diversos problemas de uma empresa, deve-se ter em especial atenção a definição de valores e missão da própria empresa. Estes serão uma bússola orientadora para os trabalhadores. É necessário, para integração dos trabalhadores uma ideia coletiva que lhes permita retirarem outros benefícios pessoais a partir do seu trabalho, muito para além do ganho de um salário ao final do mês. É expectável que o funcionário “vista a camisola” da empresa para a qual trabalha e serão os bons líderes a fomentar esta atitude nos seus trabalhadores.

Inspiração Individual e Coletiva

É de extrema importância, no seio de uma cultura empresarial, a gestão das ambições pessoais, assim como as coletivas. Para quem está a fazer a coordenação dos trabalhadores é necessário entender as expectativas individuais para que estas possam ser levadas a bom porto e traduzirem-se em produtividade no seu todo. Neste sentido é preciso saber ouvir, para que se encontrem os obstáculos que estão a impedir um determinado indivíduo de atingir os seus próprios resultados. O desenvolvimento profissional de um irá estar diretamente relacionado com o avanço da equipa. A cultura empresarial pode assim ser uma ponte entre as pessoas e a organização da empresa, traçando modos de estar em equipa que irão refletir boas práticas de comunicação e ação.  O reconhecimento dos funcionários pelo seu trabalho, por exemplo, é um dos itens de cultura empresarial que auxiliarão no progresso da empresa.

Comportamentos Corporativos Positivos

Existem uma série de ações que uma empresa precisa de efetuar para ter uma boa cultura empresarial. Entre elas estão a transparência em relação aos resultados e propósitos da empresa. É necessário manter os trabalhadores comprometidos com as metas e para isso nada melhor do que envolvê-los diretamente com os desafios que lhes são propostos. Desta forma irá promover o respeito e a boa comunicação. No decorrer de uma boa cultura empresarial é também necessário cumprir as promessas que se fazem, mantendo-se um bom sentimento entre os trabalhadores. Para que a mudança, através da cultura empresarial, seja realmente implementada é essencial perceber um pouco da essência humana: entender que antes de trabalhadores estão pessoas. O apoio realizado neste sentido será também a chave do sucesso.  



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