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Métodos pedagógicos alternativos

      
Métodos pedagógicos alternativos
Métodos pedagógicos alternativos  |  Fonte: istock

Hoje em dia estamos a assistir a uma inversão total do paradigma de funcionamento do trabalho em sociedade. As tecnologias estão a ocupar muitos postos de trabalho, mas também estão a surgir novas profissões que pedem trabalhadores mais criativos, empáticos e com senso de empreendedorismo. Neste sentido vale a pena reavaliar os padrões de ensino que existem nas escolas e prestar um pouco de atenção a métodos pedagógicos alternativos. Talvez grande parte destes métodos não sejam viáveis para uma aplicação massificada. No entanto, quiçá possamos retirar alguns ensinamentos a partir deles e caminhar na construção de uma escola melhor.

Método Construtivista

O método pedagógico que está na base a escola Construtivista foi desenvolvido pelo psicólogo e pedagogo suíço Jean Piaget (1896-1980). Neste método observamos uma linha pedagógica que pretende a criação do conhecimento sobre o conhecimento que o aluno já possui. Assim, pretende-se que o professor seja um mero mediador na descoberta livre do aluno pelo seu próprio conhecimento. A sala de aula deve ser um lugar com condições para o aluno responder a situações interativas com o meio envolvente, mediadas pelo professor, nas quais ele próprio irá construir as suas competências. Neste método de ensino não existem exames ou provas de avaliação. Assim como preconiza turmas pequenas onde o professor fará as suas observações acerca da forma como cada aluno está a construir o seu conhecimento.

Método Montessori

Este é um método que foi concebido pelo médica e pedagoga italiana, Maria Montessori (1870-1952). O seu desenvolvimento foi realizado a partir de observações empíricas feitas por Maria Montessori, nas quais estabeleceu que as crianças são naturalmente aprendizes e que elas próprias, em liberdade, buscam o conhecimento segundo a sua própria evolução. Este é um método estabelecido para crianças em idade pré-escolar, pelo que se recorre aos estímulos sensoriais através de materiais especialmente criados por Montessori. Assim como se prepara um meio envolvente especialmente dedicado a um trabalho que acontece a partir de estímulos e que reage à espontaneidade de cada criança.

Método Waldorf

Este método pedagógico foi criado por pelo filósofo austríaco Rudolf Steiner (1861- 1925). No trabalho desenvolvido através deste método pretende-se estimular a criatividade e a consciência pela natureza. Procurando abordar uma educação artística e fomentar atividades artesanais segundo a idade de cada criança. O modo de ensino deve atuar, nos primeiros 7 anos de vida, sobre a imaginação de cada criança, instigando a leitura e oralidade de contos, lendas e mitos. O pensamento abstrato, apenas é desenvolvido em anos menos precoces, permitindo que os primeiros anos de vida da criança sejam dedicados a atividades mais etéreas. Esta pedagogia pretende formar jovens capacitados para as mudanças constantes que o futuro apresenta.

Khan Academy

Não se tratando exatamente de um método pedagógico per se, a verdade é que Salman Khan introduziu uma forma universal de acesso ao conhecimento da matemática e das ciências. A Khan Academy começou por ser uma forma de transmissão de conhecimentos através das novas tecnologias de informação e comunicação. Hoje em dia conta com uma plataforma própria e mais 3.000 vídeos a explicar diversas matérias, exercícios com resoluções e gráficos, assim como uma forma de gestão do próprio avanço do aluno sobre os conteúdos. Neste momento assume-se como uma forma gratuita de qualquer pessoa, em qualquer parte do mundo, receber educação formal. Isto seguindo sempre a independência e liberdade do aluno sobre a procura do seu próprio conhecimento.


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