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10 formas de cuidar bem de sua alimentação

      
10 formas de cuidar bem de sua alimentação
10 formas de cuidar bem de sua alimentação  |  Fonte: istock

No mundo ocidental é muito fácil acedermos a alimentos, mas muito deles são demasiado processados e seguem uma ideia de “comida rápida”. Assim que é cada vez mais importante alertarmos para uma alimentação equilibrada e que tente fugir deste paradigma de comida industrial. Assim propomos algumas dicas para uma alimentação saudável e nutritiva.

Comer Várias Vezes ao Dia

É de especial importância que se façam várias refeições menores ao longo do dia, do que esperar em jejum para se comer uma refeição grande. Isto irá evitar picos de fome que podem conduzir a alimentos menos saudáveis.

Não Saltar o Pequeno-almoço

Diz-se que o pequeno-almoço é a refeição mais importante do dia. Isto acontece porque se trata da primeira refeição após longas horas de sono. Um bom pequeno-almoço fornece energia para o dia que se segue.

Prefira Carnes Brancas

As carnes brancas (frango ou perú) constituem uma boa forma de se ingerir proteína com menos gordura. Por norma, as carnes vermelhas que são processadas (como o fiambre, chouriço, salsichas…) trazem maiores riscos para a saúde.

Evite Fritos e Refrigerantes

Os fritos contêm demasiada gordura que pode ser prejudicial para a saúde, assim como os refrigerantes possuem um alto teor de açúcar. Estes são dois alimentos que se devem evitar para a manutenção de um bem-estar mental e físico.

Faça Refeições de Peixe

O peixe é a maior fonte de Omega 3, este é um ácido gordo que atua na manutenção do coração e do cérebro. Entre os peixes que possuem mais Omega 3 estão a sardinha, o salmão e o atum. Para além disto, o peixe também proporciona uma alimentação sem gorduras ou demasiado processada.

Dê maior Preferência a Vegetais e Fruta

Estes alimentos são a maior origem de nutrientes como as fibras, vitaminas e minerais. São pobres em calorias e contêm açúcares naturalmente presentes na fruta que não são perigosos para o nosso organismo. Escolha comer sempre uma porção destes alimentos em todas as refeições que faça.

Prefira os Cereais Integrais

Os cereais integrais podem substituir as farinhas processadas que estão no pão ou na massa. Estes induzem uma maior sensação de saciedade e são uma opção rica em fibra para uma boa digestão.

Eleja Lacticínios Magros

Pode-se fazer uma escolha saudável para o leite e os seus derivados, como é o caso dos queijos e iogurtes. Apenas necessita de escolher entre os que são feitos à base de leite magro. Desta forma irá reduzir a gordura que está presente nos lacticínios

Tenha Cuidado com o Sal

As refeições muito ricas em sódio podem causar problemas a nível da tensão arterial e consequentemente, no coração. A Organização Mundial da Saúde recomenda que apenas consuma 5 g. por dia.

Beba Bastante Água ao Longo do Dia

Manter o organismo hidratado é importante para manter uma alimentação equilibrada. Recomenda-se que beba pelo menos 1,5 litros de água por dia. 


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